A folha de pagamento é um processo extremamente importante e estratégico para o sucesso e a eficiência de um negócio. Diante disso, é normal que muitos executivos se questionem sobre as vantagens de terceirizar o processo.
E isso é ainda mais válido quando paramos para pensar que a folha representa um dos principais gastos de uma empresa.
Para se ter uma ideia, um levantamento da empresa Cloudpay revelou que as equipes brasileiras que cuidam da própria gestão da folha de pagamento têm a maior taxa mundial de custos causados por erros, problemas humanos e impactos adicionais, com 78,7%.
Isso porque a elaboração desse documento exige um alto nível de conhecimento. Assim, se a folha for elaborada ou gerenciada incorretamente, pode gerar multas, problemas com pagamento, questões trabalhistas e até atrasos nas obrigações fiscais.
Quando ocorre a terceirização, por outro lado, sua empresa ficará responsável apenas por repassar as informações para a prestadora de serviço, que se responsabilizará por todos os outros processos, como rescisões, férias, horas extras, contabilidade etc.
Quer saber mais sobre as vantagens de terceirizar a folha de pagamento? Então continue acompanhando o nosso artigo.
A internalização da folha de pagamento, como o próprio nome sugere, é a opção de controlar essa demanda internamente.
Para isso, é preciso, entre outras coisas, designar profissionais responsáveis pelo controle da folha, cumprir normas trabalhistas, obedecer os requisitos legais, entender sobre direitos, oferecer relatórios e esclarecer inconsistências.
Ou seja, a internalização não é algo tão simples quanto parece, não é mesmo?
Por outro lado, a terceirização da folha de pagamento acontece quando outra empresa assume todas essas responsabilidades e se transforma em uma prestadora de serviços e parceira de negócios.
Trata-se, portanto, de uma escolha estratégica que vai transferir a responsabilidade de uma atividade importante, porém não central do seu negócio, para uma empresa capacitada e especializada nesse ramo.
Você sabe quais são as vantagens de terceirizar a folha de pagamento ou internalizá-la?
Quando a própria empresa investe em processos de gestão de folha de pagamento, dizemos que essa é uma atividade internalizada. Para isso, no entanto, a empresa precisa conhecer (e seguir) as normas e leis trabalhistas e previdenciárias, o que exige conhecimentos e atualizações.
Vale lembrar ainda que essas atualizações nem sempre são fáceis de serem seguidas. Porém, como ganho a empresa obtém:
Mas, por outro lado, a empresa perde em muitos outros quesitos como:
Além disso, outra questão que precisa ser levada em consideração é que a pessoa responsável pela gestão da folha de pagamento, eventualmente, vai precisar se ausentar, seja por férias, saúde, atestados etc. O que fará com que essa atividade seja prejudicada.
Dessa forma, se a empresa optar pela internalização da folha de pagamento, ela precisa também prever todos esses “gastos e esforços extras”.
Também conhecido como outsourcing ou BPO da folha de pagamento, a terceirização é uma modalidade que conta com outras empresas especializadas em recursos humanos e gestão financeira para cuidados todas as nuances desse processo.
Nesse sentido, as maiores vantagens da terceirização de serviços são melhorar a gestão dos processos, diminuir os custos e aumentar a produtividade por meio de uma solução prática e eficiente. Dessa forma, a empresa pode economizar e se concentrar no que importa.
Conheça outras vantagens:
Aqui no BWG, por exemplo, a nossa solução de BPO de folha conta com parceiros de tecnologia estratégicos para unir a expertise dos nossos profissionais à digitalização e automação de processos importantes para a sua empresa, como solicitação de férias, kit admissional, pagamentos e mais.
Para conhecer os diferenciais do serviço de terceirização de folha de pagamento do BWG, clique aqui.
Como já mencionamos anteriormente, cometer erros na hora de rodar a folha de pagamentos pode causar insatisfações nos colaboradores, custos não previstos e, em algumas situações mais graves, até mesmo processos trabalhistas e problemas com a legislação.
Nesse sentido, o melhor caminho é ter mapeados todos os valores financeiros correspondentes aos colaboradores de forma clara, e isso inclui horas extras, décimo terceiro, férias, licença maternidade etc.
Afinal, esses são dados fundamentais para o planejamento correto das contas e para que o funcionário seja devidamente remunerado, além de contribuir para que relação entre todas as partes se torne mais transparente.
E para te ajudar nessa tarefa, nós criamos um autodiagnóstico exclusivo que pode indicar se a sua empresa está no caminho certo, colhendo bons resultados e com uma gestão de folha eficaz, ou se precisa de ajustes e, talvez, da ajuda de uma empresa parceira para esse processo.
Clique no banner abaixo e confira seu resultado!
Erros de comunicação interna podem comprometer significativamente o desempenho de uma organização. Isso ocorre porque…
Você conhece os tipos de comunicação interna e o impacto que podem ter na rotina…
Já pensou que uma plataforma de comunicação interna pode ser o que falta na sua…
Você já reparou na quantidade de ruídos de comunicação que acontecem nas empresas? E no…
Gestão de saúde é mais que um conjunto de iniciativas pontuais. Ela envolve a criação…
Benefícios flexíveis são uma excelente forma de atrair e reter talentos em um mercado de…
Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação
Leia mais