O que ontem era uma tendência hoje é a realidade, a transformação digital chegou para tornar sua empresa mais competitiva e te colocar no caminho do Futuro do Trabalho.
Acredite, a inovação digital começa a se consolidar e garante que vai revolucionar o modo como fazemos negócio. Este fato impacta as áreas dentro e fora das empresas, o que inclui o modo como a comunicação deve ser pensada e executada.
A verdade é que a transformação digital reconfigura e amplia as estratégias de comunicação das organizações. Das micros às grandes empresas, é preciso se adaptar! Todo gestor deve estar atento aos impactos da inovação tecnológica sobre o seu negócio e às formas de se comunicar com seus públicos, sejam clientes, parceiros ou colaboradores.
Para entender melhor como a comunicação é impactada pelo digital, continue lendo esse post!
Quando se trata de comunicação, não há dúvida de que o grande impacto que a transformação digital trouxe foi a segmentação. A possibilidade de falar especificamente com seu público, adequando a mensagem ao perfil dele, é uma grande mudança no modo como as empresas ainda se comunicam.
O surgimento das redes sociais é, certamente, um marco no quesito segmentação. Atualmente, é possível dispor de dados detalhados com precisão. A partir deles e das ferramentas certas, fica fácil para a empresa falar diretamente com seu público.
Na verdade, mais do que falar com o público certo, as ferramentas atuais permitem saber como e quando falar. Falamos aqui de inovação: a personalização da comunicação. Este é um ponto importante que atende a uma demanda variada de consumidores e suas exigências.
Essencialmente, comunicação sempre foi um modo de se conectar com as pessoas, atraindo sua atenção e despertando seu interesse. Esse princípio não mudou. Porém, a transformação digital potencializa a capacidade de gerar conectividade e engajamento a níveis nunca antes praticados.
Por trás disso estão as tecnologias voltadas para dispositivos móveis. A ideia de estar o tempo todo conectado deixou de ser uma utopia e virou uma realidade. Agora é tudo na palma da sua mão. Una isso ao fenômeno de redes sociais e temos um campo amplo e fértil a ser explorado.
Com a estratégia certa e as ferramentas adequadas, uma empresa pode ir além de se comunicar: ela pode se conectar com seu público. Há milhares de formas de gerar valor por meio das ferramentas digitais e, ao fazê-lo, transformar pessoas em embaixadores.
O resultado é o engajamento, que, nos casos mais extremos de sucesso, leva pessoas a tomarem a marca como algo que as define e sem a qual nunca ficam.
Todos os aspectos levantados até aqui podem ser perfeitamente aplicados à comunicação interna. Parte disso está inserido dentro do conceito de Employee Experience, para o qual a comunicação e o engajamento são pontos fundamentais.
Além disso, as inovações trazidas pelas novas tecnologias podem ser aplicadas em todas as áreas de uma empresa, provocando mudanças estruturais e de mentalidade.
Isso quer dizer que a adoção de ferramentas digitais não se limita a aspectos como marketing, comunicação, estratégia de negócios ou questões mais amplas. Hoje, o mercado dispõe de ferramentas para todas as atividades operacionais de uma empresa e colocá-las em prática é simples.
A visão global de como a transformação digital afeta os negócios é essencial, pois seus efeitos vão além da comunicação. Estar dentro dessa onda significa aderir plenamente à transformação. Isso implica em conhecer e adotar tecnologias digitais em todos os níveis. Não apenas como aplicações pontuais, mas como uma mudança cultural.
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