A tecnologia em Recursos Humanos é um recurso utilizado como forma de otimizar a equipe.
As ferramentas colaborativas e automatizadas permitem que este departamento se torne mais estratégico e focado em resultados, refletindo em todo o capital humano da organização.
Pilhas de formulários e documentos estão deixando de ser uma realidade aceitável para o RH de empresas que entendem a importância de se modernizar, reduzir custos e, ainda assim, aprimorar a experiência de seus colaboradores no trabalho.
Neste texto vamos mostrar como funciona a tecnologia em Recursos Humanos e quais são razões essenciais para começar a investir nessa proposta o quanto antes. Confira!
Muitos gestores ainda ficam em dúvida sobre investir ou não na tecnologia em Recursos Humanos.
Isso acontece porque, querendo ou não, essa é uma ideia relativamente recente, que surgiu com a transformação digital.
No Brasil, por exemplo, esse processo de mudança ainda está, segundo pesquisas, distante de ser considerado como consolidado. Em outras palavras, é comum que ainda haja muita incerteza.
Mas, simplificando, a tecnologia em Recursos Humanos visa principalmente a otimização de atividades operacionais que tomam muito tempo da equipe.
Em contrapartida ao aumento da importância da TI nas empresas, a valorização da força de trabalho humana recebe cada vez mais atenção, pois esse é o verdadeiro agente de bons resultados.
Ou seja, não basta apenas ter máquinas super inteligentes e cheias de potencial. É preciso contar com colaboradores motivados e dispostos a fazer a diferença pelo negócio.
Por essa razão, o RH começa a deixar formulários, cálculo de folha de pagamento e outras burocracias a cargo das novas tecnologias, voltando sua atenção para os profissionais e como eles estão lidando com toda essa mudança de cenário.
Mas quais são, de fato as ferramentas que, na prática, tornam o RH mais tecnologicamente equipado? Vejamos alguns exemplos importantes para contextualizar melhor:
As plataformas colaborativas são capazes de concentrar todas as informações necessárias para que uma equipe trabalhe conjuntamente, trocando ideias a partir de qualquer computador ou dispositivo.
O fluxo de propostas agiliza a comunicação e permite que as melhores soluções sejam apresentadas para os responsáveis, eliminando gargalos que atrasam a finalização da demanda.
Esse é um tipo de tecnologia em Recursos Humanos capaz de engajar ainda mais os colaboradores, estimulando a contribuição nos projetos e garantindo uma dinâmica mais inovadora para a empresa de forma geral.
Uma rede social corporativa tem o objetivo de atuar diretamente no fluxo de comunicação interna de uma empresa, dinamizando a relação entre colaboradores e aumentando o engajamento.
Assim como acontece com as redes sociais tradicionais, essa ferramenta tem um potencial de integração muito maior do que o tradicional e-mail, por exemplo.
Outro aspecto vantajoso da adoção dessa tecnologia em Recursos Humanos é a possibilidade de fornecer um canal mais seguro para as discussões sobre os projetos internos.
Afinal, dessa forma a empresa tem a garantia de que as informações confidenciais se manterão em um sistema próprio, podendo trabalhar diretamente na segurança dele ao mesmo tempo em que confere liberdade de expressão à seus colaboradores.
Uma das maneiras mais eficazes de agilizar o trabalho de uma equipe de RH é adotar um sistema de gestão de pessoas.
Esse sistema informatizado será a base para todas as informações relevantes para o setor, como os dados dos profissionais da empresa, controle de ponto, histórico de férias, histórico de feedbacks, entre outros dados.
Além de ser útil para consultas e auxiliar na tomada de decisão, ter todo esse material em um lugar só facilita a organização e evita a perda de documentos importantes.
A tecnologia em Recursos Humanos também incorpora conceitos de TI que estão em alta, como Business Intelligence, Big Data e Analytics.
O resultado dessa aplicação na gestão de pessoas é o People Analytics. Essa estratégia consiste basicamente na consideração de dados técnicos e comportamentais de colaboradores através do uso de indicadores de performance.
Com essas análises, são levantados padrões, oportunidades e fraquezas dos profissionais, fornecendo uma base segura para a tomada de decisão mais inteligente.
Um RH estratégico, que se dedica ao desenvolvimento dos profissionais e de futuros líderes, sabe a importância de viabilizar treinamentos, workshops e capacitações para as equipes.
Porém, nem sempre é possível que todos tenham acesso a esse material presencialmente. É aí que a tecnologia também oferece uma ajuda mais do que especial.
Por meio de plataformas de estudo online, é possível alocar materiais relevantes que todos podem ter acesso de onde estiverem, assistindo sob demanda.
Ao conhecer um pouco mais sobre as práticas que caracterizam a tecnologia em Recursos Humanos, podemos concluir que as vantagens operacionais e estratégicas na rotina do departamento são notáveis.
Mas quais são os benefícios a longo prazo que esses investimentos podem trazer? Confira os principais deles:
Sem dúvidas os recursos citados aqui permitem que o RH se torne mais ágil e eficaz, menos propenso a erros.
Além disso, o processo de recrutamento e seleção naturalmente passa a apresentar uma resposta mais rápida, atraindo as pessoas certas para as vagas abertas pela empresa.
O fluxo de comunicação mais facilitado torna a troca entre colaboradores mais dinâmica e, por sua vez, diminui os atrasos ou ruídos que prejudicam os resultados finais de projetos.
Uma das maiores dificuldades das empresas é manter a organização – e para o RH esse desafio é um dos mais importantes para a gestão.
Esse setor lida constantemente com as pessoas, então é compreensível que sua rotina seja repleta de entraves e imprevistos.
A tecnologia, ao integrar todo o material necessário em um só lugar, permite que a equipe saiba onde procurar o que precisa e encontre rapidamente, contribuindo para uma cultura de alta performance.
A as ferramentas tecnológicas no RH acompanham a tendência da transformação digital.
Ao adotá-las, a empresa assume uma cultura de inovação. Através disso, ela será capaz de se manter competitiva no mercado, além de mostrar para clientes, parceiros e investidores que valoriza o constante aperfeiçoamento de seu desempenho.
Essas são as principais aplicações práticas da tecnologia em Recursos Humanos e os benefícios que essa estratégia proporciona não só para o setor, mas para a empresa de forma geral. No BWG, oferecemos diversas soluções para tornar seu RH mais estratégico, voltado para engajamento e performance. Quer saber mais? Fale com a gente!
Erros de comunicação interna podem comprometer significativamente o desempenho de uma organização. Isso ocorre porque…
Você conhece os tipos de comunicação interna e o impacto que podem ter na rotina…
Já pensou que uma plataforma de comunicação interna pode ser o que falta na sua…
Você já reparou na quantidade de ruídos de comunicação que acontecem nas empresas? E no…
Gestão de saúde é mais que um conjunto de iniciativas pontuais. Ela envolve a criação…
Benefícios flexíveis são uma excelente forma de atrair e reter talentos em um mercado de…
Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação
Leia mais