RH

Como driblar o turnover com benefícios aos colaboradores

Um dos maiores desafios que a área de RH possui é diminuir a taxa de turnover dos colaboradores. De acordo com um levantamento conduzido pela Robert Half, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Brasil teve um aumento de 56% no índice de turnover no final de 2022. Esse resultado posiciona o Brasil como líder mundial em taxa de rotatividade de profissionais. Os setores mais impactados pelo turnover são os de tecnologia da informação e finanças.

O turnover dos colaboradores é um custo alto e desnecessário para as empresas e que poderia ser evitado ou reduzido. De acordo com o Work Institute, as empresas gastam mais de 33% do salário anual do colaborador que foi desligado para a contratação de um substituto para ele.

Engana-se quem pensa que apenas oferecer um bom salário é motivo suficiente para reter seus talentos internos. Os colaboradores buscam, além da remuneração justa, empregadores que investem no bem-estar das pessoas, e isso inclui a oferta de um pacote de seguros e benefícios.

Colaboradores felizes geram mais resultados para a empresa

Uma alternativa que contribui para a redução do turnover é investir em seguros e benefícios de saúde para os colaboradores. Oferecer seguros contra acidentes e seguros de vida é uma maneira de mostrar que a empresa se preocupa com o bem-estar e a segurança de seus colaboradores, pois isso proporciona um ambiente de trabalho onde as pessoas se sentem felizes, valorizadas e protegidas, reduzindo o estresse relacionado a possíveis imprevistos financeiros e pessoais.

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia destaca a importância da felicidade e satisfação dos trabalhadores para a produtividade e criatividade no local de trabalho. Os dados revelam que colaboradores felizes podem ser até 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e apresentam uma capacidade de venda 37% maior em comparação com aqueles que não estão satisfeitos.

Colaboradores saudáveis são mais produtivos, engajados e têm menos faltas por motivos de saúde, o que contribui para um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo. Empresas que investem no cuidado com seus colaboradores tendem a ter uma maior taxa de retenção de talentos. Quando os colaboradores se sentem valorizados e cuidados, são mais propensos a permanecer na empresa a longo prazo, reduzindo assim os custos associados à rotatividade de pessoal, como recrutamento e treinamento.

Seguros e benefícios BWG

Seguros e Benefícios personalizados para empresas

Os seguros e benefícios oferecidos pelo BWG foram pensados para proporcionar esse tipo de experiência, tanto para os colaboradores quanto para as empresas. Oferecemos opções que se adaptam às necessidades, garantindo uma cobertura abrangente e cuidados específicos para cada ativo da organização, principalmente de pessoas. 

São mais de 20 opções de produtos, como plano de saúde e odontológico, previdência, seguros de vida, automóvel, viagem, residência, eventos, patrimônio e muito mais.

Com os Seguros e Benefícios BWG, sua empresa tem:

  • Atendimento humanizado e personalizado
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  • Diagnósticos para proteger a sua empresa.
  • Olhar data-driven para Seguros & Benefícios.

Leia também: 5 melhores benefícios corporativos para oferecer na sua empresa →

Contribuir com o bem-estar dos colaboradores não só fortalece os laços entre a empresa e seus colaboradores, mas também ajuda a moldar uma cultura organizacional positiva. Colaboradores satisfeitos e engajados são defensores da empresa e contribuem para uma imagem positiva interna e externamente. Um clima organizacional saudável e uma baixa rotatividade de colaboradores têm um impacto direto na produtividade e nos resultados financeiros da empresa.


Samarony Batista

Sou um profissional de Comunicação com 15 anos de experiência, sendo 6 deles só em empresas de tecnologia SaaS B2B. Graduei-me em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas e desde então tenho trilhado uma jornada focada em criar experiências positivas que conectam empresas aos seus públicos de forma autêntica. Atualmente, sou analista de marketing no BWG. Já atuei como relações-públicas na Justiça Federal, desempenhei o papel de coordenador de comunicação no CEST, assumi funções estratégicas como analista de comunicação interna na Zenvia e Movidesk, além de ter trabalhado como Customer Success na SocialBase e gestor de eventos na UEA.

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