Você já reparou na quantidade de ruídos de comunicação que acontecem nas empresas? E no final, de quem é a responsabilidade? Surpreendentemente, 53% dos líderes nem se sentem responsáveis pela promoção da cultura organizacional (Gartner).
Imagina só, mais da metade dos líderes sequer se vê no papel de impulsionar um ambiente onde as pessoas realmente se entendem e colaboram.
Comunicar não se resume em “transmitir uma mensagem”. É o elemento que integra a cultura, o propósito e o clima nas empresa. Mas, quando ela enfraquece, surgem ruídos entre as pessoas e as informações começam a se perder.
Para quem pensa que é só questão de alinhar agendas e trocar algumas mensagens no chat, está na hora de repensar o seu conceito sobre comunicação. O que temos são problemas bem mais profundos, como:
Todo mundo falando, ninguém ouvindo
É como um telefone sem fio que ninguém capta a mensagem original direito. A comunicação fica confusa, o que era para ser simples vira um “ouvi dizer”. Ruídos assim viram uma bola de neve.
Objetivos imprecisos
Quantas vezes alguém já fez algo que não precisava porque “achou que era para ser assim”? Falta de clareza gera frustração e retrabalho, e sem um alinhamento real, a produtividade fica comprometida.
Hierarquias antiquadas
Em ambientes muito hierárquicos, as ideias costumam parar no meio do caminho. O medo de se expressar ou a lentidão do fluxo de informações por causa de burocracias acabam desmotivando as pessoas, e sim, isso é uma grande barreira.
O que parece simples não é para todo mundo
Em empresas grandes ou em equipes culturalmente diversas, o básico pode ser um desafio. A forma de comunicar muda, e sem uma plataforma que organize tudo, esses pequenos deslizes viram obstáculos.
Onde está aquela informação?
E-mails, grupos de WhatsApp, anotações soltas… No final, uma comunicação descentralizada causam lentidões e retrabalhos. Colaboradores passam mais tempo procurando informação do que usando para algo produtivo.
Quando a comunicação falha, o efeito dominó é imediato. Cada minuto gasto tentando entender mensagens confusas é tempo e produtividade desperdiçados.
A reputação da equipe de CI também é afetada. Sem uma liderança que promova uma cultura clara, a motivação se perde, e o engajamento diminui.
Esse cenário acaba sobrecarregando os profissionais de comunicação interna, tanto que 42% deles afirmam não conseguir focar na execução do planejamento estratégico, ocupados demais com as demandas imediatas, de acordo com a Aberje.
O resultado é um ciclo de retrabalho e erros que se acumulam, gerando instruções mal interpretadas e direções confusas – o que, no fim, aumenta custos e compromete os prazos.
Sabia que 5 em cada 10 empresas com até 1000 colaboradores desejam aprimorar a experiência com seus canais de Comunicação Interna?
Essa demanda reflete uma necessidade crescente de integrar pessoas e informações de forma mais eficiente, o que impulsionou o surgimento de um novo modelo de interação no ambiente corporativo, que ultrapassa o uso exclusivo de e-mails e reuniões presenciais.
As Redes Sociais Corporativas trazem inúmeros benefícios, especialmente em um cenário onde a Comunicação Interna é cada vez mais relevante para o bom desempenho das operações.
O 4bee Work+ é uma rede social corporativa que unifica a comunicação, impulsiona o engajamento dos times e potencializa a gestão do conhecimento na sua organização. Ao integrar todos os canais de Comunicação Interna em uma única plataforma, o 4bee Work+ elimina a fragmentação causada por e-mails, murais, intranet, TV e WhatsApp.
Deixar a comunicação acontecer “do jeito que dá” pode até ter funcionado um dia, mas o impacto de uma comunicação descentralizada e cheia de ruídos pode custar caro. Na era da informação, é preciso investir em formas reais de conectar pessoas, ideias e objetivos.
BWG (Best Way Group) é um ecossistema de tecnologia de pessoas voltado para o RH e os desafios de quem trabalha com gente. O BWG oferece cinco soluções que atendem às necessidades das novas formas de trabalho, como Folha de Pagamento, Consultoria & Corretora, Agência de Comunicação Interna e Plataforma de Comunicação.
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