Você pode conseguir o engajamento de uma pessoa de duas formas: por meio de imposição ou de colaboração.
A velha cartilha da administração de empresas dizia que você deveria buscar o engajamento de seus funcionários pela imposição hierárquica. Como o patrão paga, o funcionário deve executar determinado serviço da sua maneira. No entanto, esse método é baseado no medo e não promove autonomia ou confiança para estimular ideias ou buscar soluções.
A segunda opção, que é a mais adotada pelas empresas que buscam se diferenciar no mercado atualmente, tem como base a missão de fazer o colaborador se sentir parte da empresa e mostrar seu verdadeiro propósito, fazendo com que ele vista a camisa, dando voz e permitindo que suas ideias sejam colocadas em prática.
Se você segue a segunda opção, promovendo a comunicação interna em sua empresa e ouvindo seus colaboradores, já deve saber também que as redes sociais empresariais são excelentes ferramentas para isso, não é mesmo?
Agora que tal aprender e aplicar as dicas a seguir para engajá-los nas redes sociais empresariais!
Se você quer ter sucesso em suas estratégias de comunicação interna, não pode deixar ninguém de fora da “brincadeira”. Profissionais de todos os setores e níveis devem participar da plataforma. Todos devem sentir que fazem parte do time e que podem ser ouvidos.
Uma solução pode vir de quem a gente menos espera. E, inclusive, quem está fora de um setor onde há um problema a ser resolvido consegue ter uma visão mais ampla e sem vícios, sendo mais criativo na resolução de dificuldades.
Não deixe que corram boatos pelos corredores. Tudo que for decidido e pensado deve ser informado aos colaboradores nas redes sociais empresariais. Dessa forma, você adota uma postura muito mais transparente e estimula esse comportamento em todos, aumentando a confiança de toda a equipe.
Estimule os líderes a compartilharem boas iniciativas de suas equipes e saiba reconhecer esses esforços. Muitas vezes, as pessoas só precisam de um simples “parabéns pelo que você fez, foi um trabalho incrível”. Somos seres que precisam de reconhecimento; portanto, estimule isso nas suas redes sociais empresariais.
As redes sociais empresariais servem principalmente para gerar colaboração entre as pessoas de diferentes áreas e podem evitar disputas entre setores. Não é para uma equipe de vendas mostrar para outra como seus resultados foram superiores e, sim, para explicar como ela pode crescer analisando esse desempenho.
Os colaboradores devem compartilhar suas ideias, seus conhecimentos e até mesmo seus segredos, para que outros membros da empresa também possam ter sucesso.
É preciso mostrar que quando compartilhamos conhecimentos, ideias e inspirações, estimulamos o crescimento individual. E se todo mundo crescer um pouco individualmente, mas pensando coletivamente, o grupo todo cresce e tem retorno. A colaboração encurta o caminho para o sucesso.
Acompanhe a gente e continue recendo informações sobre redes sociais empresariais!
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