Os problemas de comunicação dentro de uma empresa são mais comuns do que se imagina. Isso acontece porque muitos gestores ainda a veem como algo supérfluo.
Porém, uma dinâmica de comunicação efetiva e estratégica é primordial para um trabalho bem feito.
Afinal, tudo que acontece dentro da empresa é de interesse dos colaboradores e, adquirindo o hábito de compartilhar as informações, a empresa se mantém unida, prevenindo falhas e atrasos nas demandas.
Por isso, é necessário que a gestão não subestime a comunicação, ficando atenta aos problemas de comunicação que podem prejudicar os resultados e buscando as melhores maneiras de solucioná-los.
Para te ajudar com isso, neste texto separamos uma lista com 9 problemas de comunicação que travam uma empresa, para você começar a trabalhar neles o quanto antes, seja prevenindo ou solucionando.
Para poder lutar contra um problema, o primeiro passo é identificá-lo. Essa é a proposta desta lista, te ajudar a enxergar aqueles problemas de comunicação que, de tão recorrentes, passam despercebidos.
Confira a seguir quais são eles:
É verdade que muitas empresas nem mesmo se preocupam em ter um setor de comunicação interna minimamente ativo. A informação relevante para os colaboradores ainda fica esquecida em muitas empresas.
Mas um problema que também precisa ser discutido é a forma como a comunicação, no sentido geral, é trabalhada. Muitos gestores pensam na comunicação corporativa como um setor apenas, o que é um enorme equívoco.
Ela é uma habilidade, que por sinal vem sendo cada vez mais valorizada, até mais do que a própria capacidade técnica do profissional.
Em outras palavras, mais do que investir em um setor responsável pela divulgação de informações relevantes, é preciso pensar em maneiras de transformar cada colaborador em um comunicador assíduo.
Alguém que transmite bem suas ideias, que é aberto ao diálogo e, principalmente, a ouvir e aprender como o que escuta. Muitas das falhas entre processos podem ser evitadas com uma empresa mais comunicativa, com setores que conversam entre si.
A ansiedade no trabalho é muito prejudicial e essa não é uma novidade para ninguém. Mas por que ela é um problema de comunicação?
Bem, quando alguém está ansioso, geralmente essa pessoa está preocupada com algum evento específico que está para acontecer, como a entrega de uma relatório ou apresentação de um novo projeto. Até o feedback, quando tratado de maneira incorreta, é motivo de ansiedade para a equipe.
O caso é que, quando nos preocupamos demais com alguma coisa que está para acontecer, acabamos não dando a devida atenção ao que está acontecendo no momento presente.
Parece algo bobo, mas são nesses momentos de distração, em que o exercício do ouvir com atenção é esquecido, que muitas falhas acontecem.
Controlar esse tipo de reação, conversando com o colegas e criando hábitos saudáveis são ideias podem ajudar a evitar esse problema.
Um cenário mais competitivo do que colaborativo naturalmente faz com que os colaboradores se tornem mais fechados, evitando compartilhar suas ideias por medo de serem passados para trás.
Esse espírito provém da falta da promoção do engajamento e da confiança.
Diagnosticar esse problema e traçar estratégias para mudar a dinâmica do ambiente interno, nesse caso, são medidas urgentes, caso contrário a tendência é a de prejudicar cada vez mais a empresa e seus profissionais.
Entre todas as atividades desenvolvidas pelos gestores, a gestão de pessoas acaba sendo negligenciada em virtude das outras.
O tão importante diálogo entre gestão e equipe termina ocupando uma parcela muito pequena na rotina das empresas. Consequentemente, os profissionais acabam se sentindo menos ouvidos e, a longo prazo, desmotivados.
A gestão deve ter a consciência de que o público interno também é um forte agente de promoção de sua marca e que, para conseguir se comunicar com ele efetivamente, é preciso conhecê-lo bem.
É importante entender que os diferentes setores têm demandas distintas, características diversas e, portanto, o jeito de conversar com cada um também varia.
Considerar a diversidade dentro da organização é um aspecto que não pode passar despercebido, pois impede que a comunicação seja eficiente.
O desperdício de tempo com e-mails e reuniões ineficientes é um dos problemas de comunicação mais recorrentes nas empresas.
As reuniões consomem um tempo precioso e em grande parte das vezes, não chegam a lugar nenhum.
O mesmo acontece com os e-mails, que além de tomarem o tempo, sobrecarregam as caixas de entrada dos colaboradores, fazendo com que mensagens importantes se percam ali e acabem nunca lidas.
É preciso ter planejamento, marcar reuniões apenas quando necessário e ter tópicos definidos a serem debatidos, assim como para o disparo de e-mails.
A dificuldade em dar e receber feedback, tanto por parte da equipe, quanto do gestor, é reflexo da falta de confiança, transparência e cooperatividade.
A promoção da cultura de feedback, de troca contínua, é a melhor forma de evitar que essa situação se mantenha. Esse também é um dos problemas de comunicação, pois interfere diretamente no desenvolvimento dos profissionais e da empresa.
O retrabalho é um dos problemas de comunicação por ser reflexo de uma equipe que não se expressa bem ou que não ouve atentamente.
O retrabalho provoca atrasos, além de custos financeiros e até emocionais, já que ter que refazer tudo de novo é sempre muito desmotivador.
Um dos problemas de comunicação que talvez seja mais simples de se resolver é o vício em suposições.
Supor que a equipe entendeu alguma instrução enviada por e-mail, supor que adiantou o prazo de entrega de um projeto, supor uma demanda foi entregue, entre outras situações.
Gestores e equipes devem criar o hábito de verificar se as atividades foram executadas e não de supor tal coisa. Estimule o hábito de fazer perguntas dentro da empresa, de compartilhar ideias, de fazer propostas.
Isso evita que pequenos erros passem despercebidos.
Agora que você já tem uma lista de problemas de comunicação mais recorrentes, pode começar a trabalhar para prevení-los e mitigá-los no seu empreendimento. Saiba também o que são ferramentas de comunicação interna.
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