RH

Plataforma de comunicação interna e o desafio do engajamento nas empresas

Já pensou que uma plataforma de comunicação interna pode ser o que falta na sua empresa? Em 2024, com 68% dos colaboradores desengajados ou muito desengajados, de acordo com a Gallup, fica claro que a forma tradicional de comunicação interna não está cumprindo seu papel de conectar equipes e motivar resultados.

Se a sua empresa ainda usa métodos antigos para se comunicar, pode ser hora de considerar uma plataforma de comunicação interna que otimize os processos, mas que seja capaz de integrar  a cultura organizacional e todos os canais internos.

 

Por que a comunicação interna é mais importante do que nunca?

A comunicação interna não é mais uma opção, ela é uma necessidade estratégica para garantir que a cultura da empresa seja vivida no dia a dia.

Quando falamos em plataforma de comunicação interna, estamos falando de um espaço de conexão, onde todos podem ser ouvidos e onde a transparência é mais do que uma intenção, mas uma prática constante.

Porém, um dos maiores desafios é engajar as lideranças, que precisam assumir o papel de comunicadores ativos dentro dessa dinâmica.

Segundo a Aberje, engajar as lideranças como comunicadores é o principal desafio enfrentado pelas empresas hoje. A boa notícia é que esse desafio pode ser superado com o uso da plataforma de comunicação interna certa e de uma abordagem mais moderna das informações.

 

A jornada do engajamento com uma plataforma de comunicação interna

Engajar as pessoas nunca foi sobre enviar e-mails ou organizar “festinhas da firma”. A comunicação interna de verdade consegue entender as necessidades e as preferências de cada colaborador. 

Com ferramentas que permitem segmentação de mensagens, feedbacks rápidos, e integração com outras áreas da empresa, a plataforma de comunicação interna torna o fluxo de informações e dados mais eficiente e personalizado. 

Mas mais importante: ela ajuda a manter todos alinhados com a estratégia e a cultura organizacional, dois dos maiores desafios enfrentados pelas empresas, de acordo com a Aberje.

 

Usar dados na comunicação interna é pra já!

O uso de dados vem sendo muito utilizado para melhorar estratégias de comunicação interna. A cultura data-driven já é uma realidade em muitos setores, e não é diferente na comunicação interna. 

A mensuração vai ajudar a otimizar o engajamento dos colaboradores, identificar lacunas na comunicação e até mesmo personalizar as estratégias de acordo com as necessidades específicas de cada time.

Se você está se perguntando como colocar isso em prática, temos uma boa notícia: o ebook Comunicação Interna Data-Driven: O que fazer com os dados?

Nesse ebook, você vai descobrir como transformar a comunicação interna da sua empresa em uma estratégia mais eficiente e orientada por dados. Além disso, você também aprenderá:

✅ Como otimizar o engajamento dos colaboradores com base em dados;

✅ Como melhorar a tomada de decisão ao identificar oportunidades de melhoria na comunicação interna;

✅ Como tornar a comunicação interna mais estratégica, com o uso de métricas claras e indicadores de performance;

✅ Como superar desafios e incrementar os resultados da comunicação interna;

✅ Como alinhar a comunicação interna aos objetivos de negócios, garantindo que todos na empresa estejam caminhando na mesma direção.

 

Adotar tecnologias é apenas o começo

Ao contrário do que muitos pensam, implementar uma plataforma de comunicação interna não é a solução dos problemas de imediato, mas o começo de uma jornada de transformação muito maior.

Afinal, quando as organizações adotam uma abordagem centrada em tecnologia, facilitam o crescimento e promovem um ambiente de trabalho que valoriza a contribuição de cada indivíduo.

Esse é o momento da empresa ir além do básico, é o momento inicial de construir uma cultura onde os colaboradores se tornem partes ativas do processo, impulsionados por um propósito claro.

 

BWG

BWG (Best Way Group) é um ecossistema de tecnologia de pessoas voltado para o RH e os desafios de quem trabalha com gente. O BWG oferece cinco soluções que atendem às necessidades das novas formas de trabalho, como Folha de Pagamento, Consultoria & Corretora, Agência de Comunicação Interna e Plataforma de Comunicação.

Samarony Batista

Sou um profissional de Comunicação com 15 anos de experiência, sendo 6 deles só em empresas de tecnologia SaaS B2B. Graduei-me em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas e desde então tenho trilhado uma jornada focada em criar experiências positivas que conectam empresas aos seus públicos de forma autêntica. Atualmente, sou analista de marketing no BWG. Já atuei como relações-públicas na Justiça Federal, desempenhei o papel de coordenador de comunicação no CEST, assumi funções estratégicas como analista de comunicação interna na Zenvia e Movidesk, além de ter trabalhado como Customer Success na SocialBase e gestor de eventos na UEA.

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