Já pensou que uma plataforma de comunicação interna pode ser o que falta na sua empresa? Em 2024, com 68% dos colaboradores desengajados ou muito desengajados, de acordo com a Gallup, fica claro que a forma tradicional de comunicação interna não está cumprindo seu papel de conectar equipes e motivar resultados.
Se a sua empresa ainda usa métodos antigos para se comunicar, pode ser hora de considerar uma plataforma de comunicação interna que otimize os processos, mas que seja capaz de integrar a cultura organizacional e todos os canais internos.
A comunicação interna não é mais uma opção, ela é uma necessidade estratégica para garantir que a cultura da empresa seja vivida no dia a dia.
Quando falamos em plataforma de comunicação interna, estamos falando de um espaço de conexão, onde todos podem ser ouvidos e onde a transparência é mais do que uma intenção, mas uma prática constante.
Porém, um dos maiores desafios é engajar as lideranças, que precisam assumir o papel de comunicadores ativos dentro dessa dinâmica.
Segundo a Aberje, engajar as lideranças como comunicadores é o principal desafio enfrentado pelas empresas hoje. A boa notícia é que esse desafio pode ser superado com o uso da plataforma de comunicação interna certa e de uma abordagem mais moderna das informações.
Engajar as pessoas nunca foi sobre enviar e-mails ou organizar “festinhas da firma”. A comunicação interna de verdade consegue entender as necessidades e as preferências de cada colaborador.
Com ferramentas que permitem segmentação de mensagens, feedbacks rápidos, e integração com outras áreas da empresa, a plataforma de comunicação interna torna o fluxo de informações e dados mais eficiente e personalizado.
Mas mais importante: ela ajuda a manter todos alinhados com a estratégia e a cultura organizacional, dois dos maiores desafios enfrentados pelas empresas, de acordo com a Aberje.
O uso de dados vem sendo muito utilizado para melhorar estratégias de comunicação interna. A cultura data-driven já é uma realidade em muitos setores, e não é diferente na comunicação interna.
A mensuração vai ajudar a otimizar o engajamento dos colaboradores, identificar lacunas na comunicação e até mesmo personalizar as estratégias de acordo com as necessidades específicas de cada time.
Se você está se perguntando como colocar isso em prática, temos uma boa notícia: o ebook Comunicação Interna Data-Driven: O que fazer com os dados?
Nesse ebook, você vai descobrir como transformar a comunicação interna da sua empresa em uma estratégia mais eficiente e orientada por dados. Além disso, você também aprenderá:
✅ Como otimizar o engajamento dos colaboradores com base em dados;
✅ Como melhorar a tomada de decisão ao identificar oportunidades de melhoria na comunicação interna;
✅ Como tornar a comunicação interna mais estratégica, com o uso de métricas claras e indicadores de performance;
✅ Como superar desafios e incrementar os resultados da comunicação interna;
✅ Como alinhar a comunicação interna aos objetivos de negócios, garantindo que todos na empresa estejam caminhando na mesma direção.
Ao contrário do que muitos pensam, implementar uma plataforma de comunicação interna não é a solução dos problemas de imediato, mas o começo de uma jornada de transformação muito maior.
Afinal, quando as organizações adotam uma abordagem centrada em tecnologia, facilitam o crescimento e promovem um ambiente de trabalho que valoriza a contribuição de cada indivíduo.
Esse é o momento da empresa ir além do básico, é o momento inicial de construir uma cultura onde os colaboradores se tornem partes ativas do processo, impulsionados por um propósito claro.
BWG (Best Way Group) é um ecossistema de tecnologia de pessoas voltado para o RH e os desafios de quem trabalha com gente. O BWG oferece cinco soluções que atendem às necessidades das novas formas de trabalho, como Folha de Pagamento, Consultoria & Corretora, Agência de Comunicação Interna e Plataforma de Comunicação.
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