Como não poderia deixar de ser, a saúde física e mental dos colaboradores é algo que impacta diretamente na produtividade da sua empresa. Ou seja, é um fator de extrema atenção para os gestores de RH. Nesse sentido, uma das melhores soluções para garantir a satisfação, o desempenho e o engajamento da sua equipe é, justamente, a contratação de um plano de saúde empresarial.
Aliás, de acordo com um estudo recente da consultoria de Recursos Humanos Robert Half, 93% das empresas entrevistadas já oferecem esse benefício e 3% pretendem oferecer nos próximos anos.
Além disso, a cada 10 profissionais de RH entrevistados, 8 acreditam que o plano de saúde empresarial auxilia diretamente na retenção e na atração de talentos.
Isso porque a contratação desse benefício ajuda os funcionários a se sentirem mais valorizados e a economizarem com questões de saúde, tanto para eles quanto para os seus familiares. Por isso, hoje, vamos entender o que é esse benefício e como ele funciona na prática.
Como o próprio nome sugere, o plano de saúde empresarial é um benefício médico fornecido pela empresa aos seus funcionários. Nesse sentido, a empresa fica responsável por pagar integralmente ou parcialmente os gastos com a saúde.
Também é preciso ressaltar que esse convênio é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
No geral, os planos de saúde empresariais funcionam de uma forma padrão, iniciando com a negociação entre a empresa (contratante direta) e a seguradora (operadora que fornece opções de planos e uma rede de serviços credenciados).
Os serviços oferecidos incluem desde consultas simples e com médicos clínicos até atendimento laboratorial para exames ou hospitalar para internações.
A forma com que a empresa oferece o plano de saúde depende diretamente da própria política interna, e sua adesão pode ser opcional ou fixa.
Além disso, é importante ressaltar que não é obrigatório que as empresas disponibilizem esse benefício aos colaboradores.
No entanto esse é, sem sombra de dúvidas, um grande diferencial competitivo, visto como uma boa prática pelos funcionários.
Existem diferentes coberturas que mudam de acordo com a escolha da empresa, a operadora e a rede credenciada.
Além disso, os tipos e coberturas afetam diretamente o plano e o seu valor. Conheça as opções:
Em alguns planos, existe também a possibilidade de desconto na compra de medicamentos, com desconto em folha ou na hora do pagamento. Além disso, uma questão que requer atenção é a abrangência do plano, que pode ser nacional, estadual ou municipal.
Existem muitas vantagens para oferecer um plano de saúde empresarial para a sua equipe, visto que ele instiga o engajamento, o bem-estar e consequentemente a produtividade dos funcionários.
Isso porque além de promover a qualidade de vida entre os profissionais e viabilizar uma gestão mais humana, também trará melhorias para a performance do negócio como um todo.
Entre as principais vantagens de oferecer um plano de saúde empresarial, encontramos:
A saúde impacta a vida da pessoa como um todo. E o lado profissional não fica de fora.
No Brasil, ainda é comum que as pessoas se automediquem para evitar a ida ao médico, mascarando uma doença que pode ser muito mais séria que uma simples dor de cabeça, por exemplo. O resultado disso são indivíduos muitas vezes dispersos, preocupados e estressados.
E investir na contratação de um plano de saúde empresarial faz toda a diferença.
Afinal, a contratação desse benefício ajuda o funcionário a se sentir mais valorizado e a economizar com questões de saúde.
Nesse mesmo sentido, você também pode oferecer um pacote de benefícios corporativos que inclua, além do plano de saúde, plano odontológico, aplicativos de terapia, atividades físicas, bem-estar, hábitos saudáveis, nutrição e saúde mental.
E se você quiser saber como cuidar das pessoas que atuam em sua empresa sem aumentar muito os seus gastos com seguro saúde, confira nosso e-book Gestão de Sinistros: o papel dos dados no controle dos custos com seguro saúde!
A gestão da folha de pagamento é um dos processos mais necessários e complexos de…
A terceirização da folha de pagamento tem se tornado uma estratégia cada vez mais adotada…
A liderança comunicadora é uma das habilidades mais valorizadas no mundo corporativo, mas também uma…
O endomarketing é uma área/função estratégica muito importante para construir uma cultura organizacional forte e…
Seu comunicado interno ainda é aquele email que ninguém abre? Vamos mudar isso! Para quem…
Ruídos na comunicação são um dos principais desafios nas empresas atualmente. Eles prejudicam a transmissão…
Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação
Leia mais