Pesquisa de satisfação de funcionários: por que aplicar?

Colaboradores desmotivados e insatisfeitos são um verdadeiro terror para qualquer gestor. Não há como alcançar metas e bons resultados em um cenário como esse. Para prevenir esse tipo de problema, existe a pesquisa de satisfação de funcionários.

Se alguém te perguntasse hoje qual o nível de satisfação de seus profissionais, você saberia responder? Se a resposta for negativa, é importante tomar uma medida em relação a isso.

Colaboradores que se sentem realizados com sua profissão e seu local de trabalho são muito mais propensos a mostrar resultados, movidos por seu compromisso com a organização. 

Mas como monitorar esse comportamento para poder, de fato, tomar uma ação?

Isso é o que você descobrirá no texto de hoje!

Vamos te mostrar como é uma pesquisa de satisfação de funcionários e quais os motivos para investir nela. Acompanhe e saiba mais sobre o poder dessa ferramenta!

O que é a pesquisa de satisfação de funcionários?


A pesquisa de satisfação de funcionários é uma ferramenta aplicada com o intuito de
colher dados sobre as expectativas e impressões dos colaboradores de uma empresa.

Esses dados dizem respeito à satisfação com as funções desenvolvidas por eles, assim como a opinião sobre a empresa de forma geral, suas políticas internas, salários, benefícios, colegas de equipe, entre outros aspectos relevantes.

Todas essas informações dizem muito sobre o clima organizacional e o que deve ser melhorado nele. É essencial saber como os funcionários se sentem quando estão no ambiente de trabalho, pois isso interfere diretamente no seu desempenho profissional.

Por isso, é comum que essas pesquisas sejam realizadas com apoio do departamento de Recursos Humanos ou uma empresa de consultoria externa

Basicamente, ela se dá por meio de um questionário planejado cuidadosamente, visando levantar pontos específicos sobre a percepção dos funcionários quanto a empresa.

Por que aplicar uma pesquisa de satisfação de funcionários?


A opinião dos colaboradores deve ser
monitorada constantemente. Salários acima da média e variedade de benefícios são ótimos para qualquer profissional, mas se engana quem pensa que isso é suficiente para promover a satisfação total com o trabalho.

Diversos outros fatores podem interferir, como a relação com os companheiros de equipe, com os líderes, insatisfação com o horário de trabalho, ambiente de trabalho desconfortável, entre outros.

Nos dias de hoje, a pesquisa de satisfação de funcionários é também um parâmetro de competitividade. Existem rankings que todos os anos classificam as melhores empresas para se trabalhar, além de plataformas que avaliam como se comporta o perfil de satisfação com o trabalho, indicando tendências a serem observadas nesse ramo.

De maneira geral, é natural que a pesquisa de satisfação de funcionários seja aplicada anualmente, mas o acompanhamento de fatores que indiquem problemas deve ser constante.

Isso porque, além de identificar a raiz de um descontentamento, a pesquisa de satisfação de funcionários também age como uma medida preventiva a prejuízos mais sérios e crises dentro da empresa.

Vejamos a seguir alguns fatores que podem sinalizar a necessidade da pesquisa de satisfação de funcionários e que podem ser evitados caso a gestão se comprometa a monitorar a opinião de seus profissionais regularmente:

Faltas frequentes


Seja de um mesmo funcionário, ou de colaboradores diferentes. A
queda da assiduidade é um índice preocupante, que exige sim uma pesquisa de satisfação de funcionários.

Aqueles que começam a faltar muito ao trabalho provavelmente já estão próximos do limite de insatisfação e não sentem a menor vontade de ir trabalhar. Tudo é motivo para ficar em casa. 

Mesmo que realmente haja um motivo fundamentado para as faltas, é importante buscar saber se ele não tem relação com desmotivação no trabalho, pois o caso pode indicar uma demissão iminente.

Mesma situação para atrasos e saídas frequentes antes do término do horário de trabalho. Observe os sinais de que seus profissionais estão fazendo de tudo para ter que passar menos tempo dentro da empresa.

Pedidos de demissão


Perder talentos, além de ser um grande prejuízo para a qualidade do trabalho, também pesa no lado financeiro, já que exige custos para contratação,
treinamento e integração de novos profissionais.

Pedidos de demissão, quando começam a aparecer, mostram que o descontentamento com o local de trabalho é massivo. A pesquisa de satisfação de funcionários evita que a situação chegue a esse ponto, pois logo é possível identificar o que deve ser melhorado, permitindo que as medidas cabíveis sejam tomadas

Afastamentos


Quando colaboradores começam a apresentar atestados médicos ou pedem afastamento, a empresa deve olhar com atenção para as razões desses pedidos. 

Eles podem indicar problemas de saúde relacionados ao trabalho, principalmente quando os colaboradores adoecem por conta de estresse e fadiga. A saúde mental dos profissionais pode estar desgastada.

A pesquisa de satisfação de funcionários apontará o que deve ser feito para que o ambiente de trabalho se torne mais saudável e prazeroso.

Reclamações frequentes


Clientes que reclamam do atendimento também podem estar indicando a necessidade de uma pesquisa de satisfação de funcionários. O
descaso e falta de paciência dos profissionais pode ser reflexo de uma total desmotivação com o serviço.

Reclamações internas, de um colega sobre o outro, de uma equipe para a outra, também são motivos para ligar o alerta.

Retrabalho


Projetos incompletos, documentos que somem, prazos que são esquecidos… Quando há falta de atenção à pequenas coisas, é sinal de que os profissionais estão sem vontade de fazer,
sem comprometimento

As falhas frequentes e necessidade de retrabalho são muito ruins para o desempenho do negócio, e por isso devem ser evitados com a ajuda da pesquisa de satisfação de funcionários.

Clima pesado


Essa é uma característica mais
sensorial, mas também que aponta a necessidade de uma pesquisa de satisfação de funcionários. Notou que no local de trabalho prevalece um clima tenso, com poucas interações, e grupinhos que constantemente ficam cochichando pela empresa? 

Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente como esse, e ele claramente indica que não há harmonia entre as equipes. 

Com a pesquisa de satisfação de funcionários ficará mais evidente o que está causando esse comportamento, permitindo uma ação de integração mais eficaz e direcionada.

 

Como pudemos ver, a pesquisa de satisfação de funcionários está muito relacionada com a prevenção e correção de transtornos para o negócio, causados pela desmotivação. Quer saber mais sobre como engajar colaboradores? Confira nosso artigo sobre como fazer isso através das redes sociais empresariais.

BWG

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