A pesquisa de engajamento é uma ferramenta fundamental para medir o nível de satisfação dos colaboradores.
Afinal, o envolvimento sincero de uma equipe contribui, entre outras coisas, para o crescimento profissional dos envolvidos, aumento da taxa de retenção, a diminuição da taxa de turnover e a melhora do clima organizacional.
Além disso, o engajamento amplifica as chances da sua empresa ser vista como um bom lugar para se trabalhar.
E, nesse sentido, a pesquisa de engajamento pode ser um bom parâmento para metrificação.
Por fim, também é importante ressaltar que, recentemente, a Gallup, empresa de análise de dados e consultoria, lançou um levantamento intitulado “Estado do local de trabalho global: Relatório de 2022”,que mostra a percepção de colaboradores após a pandemia.
Para se ter uma ideia, antes do início de 2020, o engajamento e o bem-estar dos funcionários estavam aumentando globalmente por quase uma década, mas agora estão estagnados, com apenas 21% dos deles se sentindo realmente engajados no trabalho.
Além disso, o bem-estar mental chegou a um nível preocupante, com mais de 40% dos funcionários afirmando experimentarem muito estresse diário, além de receios, preocupações e ansiedade.
Nesse cenário, a pesquisa de engajamento pode ajudar a sua empresa a descobrir se os seus colaboradores realmente se sentem seguros.
Como dito anteriormente, a pesquisa de engajamento ajuda a entender se os seus funcionários se sentem valorizados.
Dessa forma, ela é vital para descobrir se os seus funcionários se imaginam (ou não) crescendo e prosperando dentro da sua empresa.
Além disso, ela oferece insights de como impulsionar a produtividade, a segurança e felicidade dos seus colaboradores.
Em outras palavras, a pesquisa de engajamento mede até que ponto os funcionários se sentem valorizados pela sua empresa, ajudando a enxergar, entre outras coisas:
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A primeira coisa que você precisa fazer é definir qual é o objetivo da pesquisa. Isso porque ela pode ser realizada tanto para medir o grau de engajamento dos colaboradores quanto para descobrir quais ações podem ser tomadas para melhorar esses aspecto.
Depois disso, é preciso definir as questões que serão abordadas, lembrando que elas precisam ser claras e objetivas. Por exemplo:
Por fim, basta seguir algumas orientações:
Faça a pesquisa rodar em uma ambiente amigável, seguro e sem pressão. Afinal, para serem sinceros, os colaboradores precisam se sentir à vontade.
Inclusive, conforme o psicólogo organizacional Adam Grant menciona no livro Pense de novo, um ambiente com segurança psicológica é a base para culturas de aprendizagem, propiciando um clima de confiança, respeito e abertura, para que as pessoas possam se expressar sem preocupações ou medos de repreensões.
O prazo precisa ser pré-estabelecido e ficar claro para todos os envolvidos
Pode ser necessário manter a pesquisa rodando por duas a três semanas para dar às pessoas mais tempo para se programarem.
As lideranças precisam saber para onde querem direcionar seus times. Por isso, envolva-as na criação do questionário.
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As pesquisas de engajamento dos funcionários foram criadas para medir os sentimentos, a produtividade e a satisfação dos colaboradores, mas também é preciso avaliar o desempenho da sua equipe.
Afinal, sem ter os dados completos, uma empresa não consegue desenvolver atividades, treinamentos, estratégias e ações significativas para aumentar o engajamento e a produtividade.
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