Gestão de Engajamento e Performance

Pesquisa de engajamento nas empresas: o que é e como fazer

pesquisa de engajamento é uma ferramenta fundamental para medir o nível de satisfação dos colaboradores.

Afinal, o envolvimento sincero de uma equipe contribui, entre outras coisas, para o crescimento profissional dos envolvidos, aumento da taxa de retenção, a diminuição da taxa de turnover e  a melhora do clima organizacional.

Além disso, o engajamento amplifica as chances da sua empresa ser vista como um bom lugar para se trabalhar. 

E, nesse sentido, a pesquisa de engajamento pode ser um bom parâmento para metrificação.

Por fim, também é importante ressaltar que, recentemente, a Gallup, empresa de análise de dados e consultoria, lançou um levantamento intitulado  “Estado do local de trabalho global: Relatório de 2022”,que mostra a percepção de colaboradores após a pandemia.

Para se ter uma ideia, antes do início de 2020, o engajamento e o bem-estar dos funcionários estavam aumentando globalmente por quase uma década, mas agora estão estagnados, com apenas 21% dos deles se sentindo realmente engajados no trabalho. 

Além disso, o bem-estar mental chegou a um nível preocupante, com mais de 40% dos funcionários afirmando experimentarem muito estresse diário, além de receios, preocupações e ansiedade.

Nesse cenário, a pesquisa de engajamento pode ajudar a sua empresa a descobrir se os seus colaboradores realmente se sentem seguros.

O que é uma pesquisa de engajamento?

Como dito anteriormente, a pesquisa de engajamento ajuda a entender se os seus funcionários se sentem valorizados.

Dessa forma, ela é vital para descobrir se os seus funcionários se imaginam (ou não) crescendo e prosperando dentro da sua empresa.

Além disso, ela oferece insights de como impulsionar a produtividade, a segurança e felicidade dos seus colaboradores.

Em outras palavras, a pesquisa de engajamento mede até que ponto os funcionários se sentem valorizados pela sua empresa, ajudando a enxergar, entre outras coisas:

  • Quais são os pontos de destaque da sua empresa;
  • Quais gaps precisam ser melhorados;
  • Como está a confiança do seu colaborador;
  • Quais ações precisam ser tomadas;
  • Como gerenciar e mitigar erros e mudanças;
  • Como suas lideranças estão agindo.

Leia também: Onboarding: 5 dicas infalíveis para você implementar!

Como fazer uma pesquisa de engajamento?

A primeira coisa que você precisa fazer é definir qual é o objetivo da pesquisa. Isso porque ela pode ser realizada tanto para medir o grau de engajamento dos colaboradores quanto para descobrir quais ações podem ser tomadas para melhorar esses aspecto.

Depois disso, é preciso definir as questões que serão abordadas, lembrando que elas precisam ser claras e objetivas. Por exemplo:

  • Quais os pontos que você mais gosta na empresa?
  • De 0 a 5, como você avalia sua liderança?
  • Como é a relação com seus colegas?
  • Você se sente apoiado em suas decisões?
  • Quais são os pontos ou processos que precisam ser melhorados?
  • Como você gostaria de crescer dentro da organização?

Por fim, basta seguir algumas orientações:

1. Criar um ambiente seguro

Faça a pesquisa rodar em uma ambiente amigável, seguro e sem pressão. Afinal, para serem sinceros, os colaboradores precisam se sentir à vontade.

Inclusive, conforme o psicólogo organizacional Adam Grant menciona no livro Pense de novo, um ambiente com segurança psicológica é a base para culturas de aprendizagem, propiciando um clima de confiança, respeito e abertura, para que as pessoas possam se expressar sem preocupações ou medos de repreensões. 

2. Defina um prazo

O prazo precisa ser pré-estabelecido e ficar claro para todos os envolvidos

 Pode ser necessário manter a pesquisa rodando por duas a três semanas para dar às pessoas mais tempo para se programarem.

3. Envolva a liderança

As lideranças precisam saber para onde querem direcionar seus times. Por isso, envolva-as na criação do questionário.

20 exemplos de perguntas para sua pesquisa de engajamento

  1. Você recebe feedback do seus pares?
  2. Seu líder avalia seu trabalho e incentiva seu crescimento?
  3. Seu desempenho é discutido?
  4. Você consegue perceber como seu trabalho impacta a organização?
  5. Seu processos e tarefas estão claros?
  6. Você acha que o processo de avaliação dos colaboradores é justo?
  7. Seu time colabora entre si?
  8. Você se sente parte da equipe?
  9. Você se sente seguro para dar sugestões?
  10. Você recebe treinamento certo quando novas ferramentas/softwares são adotadas?
  11. Você acha que o seu líder se importa com o seu sucesso?
  12. Em sua opinião, a empresa incentiva um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional?
  13. A empresa te ajuda a buscar o seu progresso pessoal e profissional?
  14. Você sente que trabalha demais?
  15. O trabalho atrapalha o seu bem-estar e a sua vida pessoal?
  16. Você consegue dedicar bastante tempo e atenção à sua família?
  17. Você está satisfeito com as políticas da empresa sobre recompensas e reconhecimento?
  18. Você acha que a liderança na empresa trata todos os colaboradores igualmente?
  19. Como é a comunicação da sua equipe?
  20. Você acha que a empresa é transparente sobre seus objetivos e resultados?

Leia também:3 metodologias contemporâneas para avaliação de desempenho

Como a pesquisa mede o engajamento dos funcionários?

As pesquisas de engajamento dos funcionários foram criadas para medir os sentimentos, a produtividade e a satisfação dos colaboradores, mas também é preciso avaliar o desempenho da sua equipe.

Afinal, sem ter os dados completos, uma empresa não consegue desenvolver atividades, treinamentos, estratégias e ações significativas para aumentar o engajamento e a produtividade.

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