Entender o que é valuation significa saber que sua empresa tem um valor de mercado, saber calcular esse valor e, ainda, compreender a importância de tudo isso.
Todos os dias, as empresas convivem com a entrada e saída de dinheiro. Pagamentos de funcionários, obrigações fiscais, investimentos, parcerias, entre outras.
E não é comum encontrarmos notícias de companhias de grande porte que adquirem outras pagando um valor por essa transação.
Neste post vamos explicar o que é valuation, quais os aspectos iniciais a serem considerados no cálculo, quais as diferentes maneiras de se estruturar essa análise e qual a importância de uma empresa investir nesse procedimento.
Valuation (ou em português, avaliação de empresas) é, simplificando, o valor de um empreendimento. O cálculo desse valor é baseado na soma de seu valor presente com a capacidade financeira que ela representa para o futuro.
Essa estimativa abrange também as percepções de investidores e cliente sobre o negócio, o envolvendo toda uma análise sobre a posição que ocupa no mercado e toda a previsão de retorno de investimento nas ações da empresa.
Ou seja, não se trata apenas do produto em estoque ou do serviço prestado, mas sim de todo o impacto gerado pela marca.
Podemos utilizar como exemplo a marca Dove. Inicialmente, ela era associada a sabonetes super hidratantes e cremosos.
Ao longo dos anos, porém, ela se tornou uma embaixadora da beleza da mulher real, apostando em uma discussão mais profunda sobre a beleza e quebra de estereótipos.
Através disso, a marca se destacou na categoria de produtos de beleza, ampliando seu portfólio de produtos e se tornando referência por seu posicionamento. Esse aspecto, sem dúvidas, é refletido em seu valor de mercado.
A mesma coisa acontece com a Coca-Cola. De fato, a marca é reconhecida por seu famoso refrigerante, mas não é preciso pensar muito para entender as razões pelas quais ela vai muito além disso.
Através de suas campanhas e ações, a empresa promete muito mais do que uma bebida saborosa. Ela representa o desfrutar de boas sensações, de momentos especiais em família, amigos e todo um estilo de vida que celebra a felicidade.
Esses aspectos, que fizeram dela esse grande sucesso de globalização, não podem ser ignorados quando se trata do quanto todos eles valem juntos.
Você é um empreendedor, já sabe o que é valuation e quer, enfim, descobrir quanto vale sua empresa.
É importante dizer que, para empresas que começaram suas operações agora, há uma dificuldade maior em definir o valor, por conta da falta de histórico que permita a avaliação.
[wd_hustle id=”1″ type=”embedded”/]
Por outro lado, isso não significa que calcular seu valuation não seja importante, já que é através dele que empresa pode ter um ponto de partida para mostrar seu valor e investir em seu crescimento.
Os pontos de partida para identificar o valor da sua empresa, em maioria, são:
Destacamos acima alguns pontos de partida para calcular o valor do seu negócio. Porém, existem outros métodos que também podem ser utilizados, de acordo com a necessidade de cada empresa.
Vejamos de forma resumida um pouco mais sobre cada um:
O método do DFC ou fluxo de caixa descontado, é o mais utilizado e funciona como um ponto de partida, como mostramos anteriormente.
Ao considerar uma projeção dos fluxo de caixa futuros e aplicar uma taxa de desconto para contextualizá-los no momento presente, a gestão entende que o dinheiro perde valor ao longo dos anos.
Neste modelo de cálculo de valuation, a gestão procura por indicadores relevantes através de outras empresas do mesmo setor, permitindo uma comparação com seu valor de mercado.
Estes indicadores podem ser:
O importante é considerar que cada empresa tem seu momento específico e diferentes rentabilidades.
O valor patrimonial ou contábil é um método avalia todo o patrimônio líquido de um empreendimento. Para isso, os fatores considerados são:
Esse é um método ao qual as empresas esperam não ter que recorrer, pois é sinônimo de encerramento das atividades.
Ele também leva em conta ativos tangíveis como as propriedades, equipamentos, veículos, entre outros itens, calculando por quanto a empresa poderia ser vendida naquela situação.
Seu diferencial é que considera também a variável de tempo, visto que ele é usado em circunstâncias em que a venda precisa acontecer o mais rápido possível.
Entender o que é valuation e manter o cálculo do seu negócio em dia é essencial. Imagine se você vai até o supermercado e o item que você deseja comprar está muito acima do que ele realmente vale. Você compraria? Certamente não.
Da mesma forma, um produto com um valor abaixo do que ele realmente vale pode até ser bom para o comprador, mas para quem está vendendo com certeza é um grande prejuízo.
O mesmo acontece com as empresas. Para quem deseja vender o negócio, seus ativos ou mesmo começar uma sociedade, é necessário ter um valor como base para as negociações. O objetivo é ter negociações justas e saudáveis para ambas as partes.
Mais do que isso, essa análise pode proporcionar benefícios incríveis para o próprio desenvolvimento do negócio, como:
Agora que você já sabe o que é valuation e entende que o passivo trabalhista é um fator determinante para o valor do seu negócio, saiba mais sobre o Contrato Verde e Amarelo.
Erros de comunicação interna podem comprometer significativamente o desempenho de uma organização. Isso ocorre porque…
Você conhece os tipos de comunicação interna e o impacto que podem ter na rotina…
Já pensou que uma plataforma de comunicação interna pode ser o que falta na sua…
Você já reparou na quantidade de ruídos de comunicação que acontecem nas empresas? E no…
Gestão de saúde é mais que um conjunto de iniciativas pontuais. Ela envolve a criação…
Benefícios flexíveis são uma excelente forma de atrair e reter talentos em um mercado de…
Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação
Leia mais