Tecnologia de Pessoas

Tecnologia de Pessoas e o futuro das soluções para o RH

A Tecnologia de Pessoas ultrapassa a definição convencional de ferramentas e soluções tecnológicas. Esse conceito foca na interação entre tecnologia e potencial humano. 

É necessário considerar como ela pode ser utilizada para enfrentar desafios relacionados ao desenvolvimento e bem-estar das pessoas, em vez de tratar a tecnologia como um fim em si mesma, 

Essa abordagem destaca o papel da tecnologia em criar ambientes mais adaptáveis, engajadores e significativos, transformando a experiência das pessoas em relação aos serviços que elas utilizam no dia a dia.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo.

 

A influência da Tecnologia de Pessoas nos negócios

A Tecnologia de Pessoas pode transformar o desenvolvimento pessoal e profissional nas empresas e fora delas. Afinal, quando as organizações adotam uma abordagem centrada em Tecnologia de Pessoas, facilitam o crescimento pessoal e promovem um ambiente de trabalho que valoriza a contribuição de cada indivíduo.

É importante entender que o termo não se limita à implementação de soluções tecnológicas a favor das pessoas.

O conceito envolve entender e atender as necessidades das pessoas de maneira personalizada. 

Esse valor subjetivo é construído por meio da escuta ativa e do esforço das organizações em resolver os problemas de seus colaboradores e clientes. 

A experiência das pessoas é aprimorada quando a tecnologia cria um ambiente que valoriza o feedback, promove o desenvolvimento pessoal e ajusta-se às necessidades em constante mudança. 

Podemos resumir com a seguinte frase: gente precisa de gente para tomar as melhores decisões.

Dessa forma, a tecnologia acaba se tornando uma extensão da capacidade humana, contribuindo para um senso de propósito e pertencimento no ambiente de trabalho.

 

O futuro da Tecnologia de Pessoas

A verdade é que o futuro da Tecnologia de Pessoas é o agora, mas estamos presenciando, dia após dia, uma transformação nunca vista antes na sociedade e no mundo do trabalho. 

À medida que a tecnologia avança, novas formas de integração e personalização serão possíveis na sociedade e, é claro, nas empresas.. 

A evolução desse conceito pode levar a uma maior harmonia entre tecnologia e pessoas, criando ambientes de trabalho que são tecnologicamente avançados e profundamente humanos. 

Até porque é do ser humano a capacidade de estar próximo e ser adaptável para criar soluções pensando nas pessoas.

Podemos dizer que as tendências futuras podem revelar novas maneiras de empoderar empresas, trabalhadores e usuários de serviços e produtos. Como um exemplo, lembre-se de todas as mudanças que aconteceram nas empresas desde a pandemia da Covid-19.

De forma muito repentina, as empresas tiveram que repensar rapidamente modelos de trabalho, cultura corporativa, engajamento de colaboradores, comunicação interna e ações de retenção de talentos, com benefícios cada vez mais flexíveis.

O que está por vir nos próximos anos no mundo do trabalho ninguém pode dizer ao certo, mas o importante é entender que não há mais volta para um RH e uma gestão de pessoas que não une a expertise profissional com todo o potencial da tecnologia.

 

Conheça exemplos de soluções de Tecnologia de Pessoas

Como você percebeu neste artigo, a Tecnologia de Pessoas transforma a maneira como as relações e as trocas ocorrem dentro dos ambientes corporativos, virtuais ou físicos. 

Ao focar na personalização, no desenvolvimento humano e na reflexão ética, é possível criar ambientes onde a tecnologia apoia o crescimento pessoal e promove o bem-estar das pessoas.

Você, como RH, já utilizou pelo menos uma solução de Tecnologia de Pessoas, só não se deu conta disso.

 

Veja alguns exemplos de como a Tecnologia de Pessoas está presente na sua vida:

 

Avaliação de Desempenho

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta de RH que analisa a performance dos colaboradores durante um período determinado, visando melhorias no ambiente de trabalho. Essas melhorias podem abranger desde o aumento da produtividade até a melhora na comunicação e no engajamento.

É possível mensurar resultados, estabelecer promoções e elaborar um plano de desenvolvimento assertivo ao avaliar as entregas, habilidades, pontos fortes e áreas a serem melhoradas de cada colaborador, é 

Isso permite acompanhar o desempenho individual e medir o desenvolvimento da empresa como um todo, possibilitando decisões mais estratégicas e eficientes para o negócio.

Saiba mais: Avaliação de Desempenho: o que é e como fazer

 

Rede Social Corporativa

Rede Social Corporativa é uma plataforma utilizada por empresas para promover a comunicação e a colaboração interna entre seus colaboradores. A RSC é projetada especificamente para o ambiente de trabalho e tem como objetivo melhorar a eficiência e o engajamento dentro da organização, ao contrário das redes sociais tradicionais, que são voltadas para interações pessoais e públicos externos, 

 

Assistentes virtuais e inteligência artificial

Assistentes virtuais e chatbots são utilizados para fornecer suporte instantâneo às pessoas, responder a perguntas frequentes e resolver praticamente tudo. A mecânica por trás desses sistemas pode ajudar a aliviar a carga de trabalho das equipes de recursos humanos e oferecer um suporte em tarefas simples.

 

Ferramentas de bem-estar e equilíbrio trabalho-vida

Aplicações dedicadas à promoção do bem-estar são um exemplo de Tecnologia de Pessoas focada na saúde mental e física. Essas ferramentas ajudam a monitorar e promover um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, oferecendo recursos para a gestão do estresse e acompanhamento da saúde.

 

Plataformas de Diversidade, Equidade e Inclusão

Sistemas que promovem a inclusão e a diversidade no ambiente de trabalho utilizam tecnologia para monitorar práticas de contratação, promover a diversidade e apoiar iniciativas de inclusão. Essas plataformas ajudam a identificar e abordar desigualdades, criando um ambiente de trabalho mais inclusivo.

 

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Samarony Batista

Sou um profissional de Comunicação com 15 anos de experiência, sendo 6 deles só em empresas de tecnologia SaaS B2B. Graduei-me em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas e desde então tenho trilhado uma jornada focada em criar experiências positivas que conectam empresas aos seus públicos de forma autêntica. Atualmente, sou analista de marketing no BWG. Já atuei como relações-públicas na Justiça Federal, desempenhei o papel de coordenador de comunicação no CEST, assumi funções estratégicas como analista de comunicação interna na Zenvia e Movidesk, além de ter trabalhado como Customer Success na SocialBase e gestor de eventos na UEA.

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