A Tecnologia de Pessoas ultrapassa a definição convencional de ferramentas e soluções tecnológicas. Esse conceito foca na interação entre tecnologia e potencial humano.
É necessário considerar como ela pode ser utilizada para enfrentar desafios relacionados ao desenvolvimento e bem-estar das pessoas, em vez de tratar a tecnologia como um fim em si mesma,
Essa abordagem destaca o papel da tecnologia em criar ambientes mais adaptáveis, engajadores e significativos, transformando a experiência das pessoas em relação aos serviços que elas utilizam no dia a dia.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo.
A Tecnologia de Pessoas pode transformar o desenvolvimento pessoal e profissional nas empresas e fora delas. Afinal, quando as organizações adotam uma abordagem centrada em Tecnologia de Pessoas, facilitam o crescimento pessoal e promovem um ambiente de trabalho que valoriza a contribuição de cada indivíduo.
É importante entender que o termo não se limita à implementação de soluções tecnológicas a favor das pessoas.
O conceito envolve entender e atender as necessidades das pessoas de maneira personalizada.
Esse valor subjetivo é construído por meio da escuta ativa e do esforço das organizações em resolver os problemas de seus colaboradores e clientes.
A experiência das pessoas é aprimorada quando a tecnologia cria um ambiente que valoriza o feedback, promove o desenvolvimento pessoal e ajusta-se às necessidades em constante mudança.
Podemos resumir com a seguinte frase: gente precisa de gente para tomar as melhores decisões.
Dessa forma, a tecnologia acaba se tornando uma extensão da capacidade humana, contribuindo para um senso de propósito e pertencimento no ambiente de trabalho.
A verdade é que o futuro da Tecnologia de Pessoas é o agora, mas estamos presenciando, dia após dia, uma transformação nunca vista antes na sociedade e no mundo do trabalho.
À medida que a tecnologia avança, novas formas de integração e personalização serão possíveis na sociedade e, é claro, nas empresas..
A evolução desse conceito pode levar a uma maior harmonia entre tecnologia e pessoas, criando ambientes de trabalho que são tecnologicamente avançados e profundamente humanos.
Até porque é do ser humano a capacidade de estar próximo e ser adaptável para criar soluções pensando nas pessoas.
Podemos dizer que as tendências futuras podem revelar novas maneiras de empoderar empresas, trabalhadores e usuários de serviços e produtos. Como um exemplo, lembre-se de todas as mudanças que aconteceram nas empresas desde a pandemia da Covid-19.
De forma muito repentina, as empresas tiveram que repensar rapidamente modelos de trabalho, cultura corporativa, engajamento de colaboradores, comunicação interna e ações de retenção de talentos, com benefícios cada vez mais flexíveis.
O que está por vir nos próximos anos no mundo do trabalho ninguém pode dizer ao certo, mas o importante é entender que não há mais volta para um RH e uma gestão de pessoas que não une a expertise profissional com todo o potencial da tecnologia.
Como você percebeu neste artigo, a Tecnologia de Pessoas transforma a maneira como as relações e as trocas ocorrem dentro dos ambientes corporativos, virtuais ou físicos.
Ao focar na personalização, no desenvolvimento humano e na reflexão ética, é possível criar ambientes onde a tecnologia apoia o crescimento pessoal e promove o bem-estar das pessoas.
Você, como RH, já utilizou pelo menos uma solução de Tecnologia de Pessoas, só não se deu conta disso.
Veja alguns exemplos de como a Tecnologia de Pessoas está presente na sua vida:
A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta de RH que analisa a performance dos colaboradores durante um período determinado, visando melhorias no ambiente de trabalho. Essas melhorias podem abranger desde o aumento da produtividade até a melhora na comunicação e no engajamento.
É possível mensurar resultados, estabelecer promoções e elaborar um plano de desenvolvimento assertivo ao avaliar as entregas, habilidades, pontos fortes e áreas a serem melhoradas de cada colaborador, é
Isso permite acompanhar o desempenho individual e medir o desenvolvimento da empresa como um todo, possibilitando decisões mais estratégicas e eficientes para o negócio.
Saiba mais: Avaliação de Desempenho: o que é e como fazer
Rede Social Corporativa é uma plataforma utilizada por empresas para promover a comunicação e a colaboração interna entre seus colaboradores. A RSC é projetada especificamente para o ambiente de trabalho e tem como objetivo melhorar a eficiência e o engajamento dentro da organização, ao contrário das redes sociais tradicionais, que são voltadas para interações pessoais e públicos externos,
Assistentes virtuais e chatbots são utilizados para fornecer suporte instantâneo às pessoas, responder a perguntas frequentes e resolver praticamente tudo. A mecânica por trás desses sistemas pode ajudar a aliviar a carga de trabalho das equipes de recursos humanos e oferecer um suporte em tarefas simples.
Aplicações dedicadas à promoção do bem-estar são um exemplo de Tecnologia de Pessoas focada na saúde mental e física. Essas ferramentas ajudam a monitorar e promover um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, oferecendo recursos para a gestão do estresse e acompanhamento da saúde.
Sistemas que promovem a inclusão e a diversidade no ambiente de trabalho utilizam tecnologia para monitorar práticas de contratação, promover a diversidade e apoiar iniciativas de inclusão. Essas plataformas ajudam a identificar e abordar desigualdades, criando um ambiente de trabalho mais inclusivo.
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BWG (Best Way Group) é um ecossistema de tecnologia de pessoas voltado para o RH e os desafios de quem trabalha com gente. O BWG oferece cinco soluções que atendem às necessidades das novas formas de trabalho, como Folha de Pagamento, Consultoria & Corretora, Agência de Comunicação Interna e Plataforma de Comunicação.
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