A tecnologia avança constantemente em inovação, cada vez mais encontrando maneiras de aprimorar nossa vida cotidiana. É interessante, por exemplo, entender o que é machine learning e visualizar o quanto já progredimos até aqui.
Esse conceito remete ao quanto as empresas estão se renovando com as tecnologias que são inseridas nos processos.
A cultura de inovação, que é uma tendência para qualquer área, é responsável pelas soluções práticas e criativas que fazem enorme diferença no cotidiano das organizações.
É hora de abandonar a perspectiva de que máquinas inteligentes são produtos de ficção científica ou só existirão em um futuro distante.
Esse processo já começou e se adaptar a ele é o segredo para não ficar atrasado nessa jornada.
Pensando nisso, neste artigo vamos explicar o que é machine learning e qual de fato é sua importância para o universo empresarial.
O que é machine learning?
Machine learning, é um conceito que, traduzido literalmente, significa aprendizado de máquina.
Em outras palavras, é uma ideia que está diretamente ligada à inteligência artificial e às inovações surgidas a partir da transformação digital.
Porém, é importante não confundir os conceitos, pois tratam de aspectos diferentes.
A inteligência artificial, por exemplo, refere-se a máquinas que são capazes de executar funções mais complexas. Sua utilidade se dá em deixar que máquinas executem atividades repetitivas, permitindo que os seres humanos se ocupem com aquelas que exigem mais criatividade.
A transformação digital, por conseguinte, é um processo mais amplo e que está presente dentro das empresas. Nele, a tecnologia é utilizada como base para alavancar o desempenho, tornando os setores internos mais estratégicos.
Dentro da transformação digital e sua abrangência, temos um leque de tendências despontando, como a própria inteligência artificial e o machine learning, assim como também o Big Data e a Internet das Coisas.
Mesmo que nem todos esses conceitos sejam familiares para você, certamente é possível visualizar o quão impactante é a presença de tecnologia na nossa realidade.
Mas, voltando ao nosso tópico principal, o que é machine learning na prática?
Pode parecer bem futurístico, mas a verdade é que algumas máquinas já são capazes de aprender como executar tarefas complexas a partir de seu próprio aprendizado, ou seja, dos padrões extraídos.
Ela se torna capaz de agir de maneira inteligente – mas não consciente, é claro – de acordo com o que aprende, reagindo às diversas situações as quais é submetida.
Isso é uma grande evolução. As máquinas, até então, funcionavam exclusivamente com base em sua programação. Elas só poderiam fazer aquilo que já estava pré-determinado.
Se você ainda não está totalmente convencido de que essa tecnologia está realmente presente na nossa rotina, trouxemos alguns exemplos mais marcantes de sua aplicação para que você entenda de vez o que é machine learning:
Proteção contra fraudes
Os bancos e empresas de cartão de crédito estão entre as primeiras que investiram em entender o que é machine learning e colocar essa ferramenta em prática.
Afinal, criminosos estão o tempo todo tentando realizar operações fraudulentas, e as máquinas inteligentes conseguem identificar ações suspeitas.
Buscas online
Sites como o Google também estão em constante aprendizado. Afinal, todos os dias são bombardeados de pesquisas de usuários. Sua missão é aprimorar cada vez mais seus resultados, observando o comportamento dos internautas e definindo qual conteúdo é mais relevante.
Recomendações com base em hábitos
Você já deve ter notado que quando você está assistindo Netflix há sempre uma aba de recomendação que sugere outros conteúdos similares aos que você consome e que, consequentemente, podem ser do seu interesse.
A mesma coisa acontece quando você busca por um produto em uma loja online e o site te sugere um produto que geralmente é comprado junto.
Você também já pode ter se assustado ao comentar com um amigo no Facebook sobre um tênis que você quer muito comprar e, em seguida, o anúncio do mesmo produto aparecer no seu feed.
Não é coincidência, é machine learning fazendo recomendações de acordo com seus hábitos!
Sistemas de reconhecimento facial
As máquinas de reconhecimento facial, muito utilizadas em sistemas de vigilância, são capazes de desenvolver uma capacidade cada vez mais analítica, reconhecendo rostos de possíveis criminosos ou comportamentos suspeitos.
Sistemas de reconhecimento de voz
Da mesma forma que o reconhecimento facial, hoje temos muitos dispositivos que captam a linguagem verbal, até mesmo as assistentes virtuais dos aparelhos de smartphone.
Essas máquinas precisam estar em constante aprendizado para que possam reconhecer e entender com mais facilidade o que está sendo dito.
Para serviços de atendimento ao cliente, essa evolução apresenta uma grande vantagem, já que o cliente pode ter as perguntas mais frequentes respondidas mais rapidamente e com qualidade.
Importância do machine learning para empresas
Agora que você já sabe o que é machine learning e algumas de suas principais aplicações, é possível vislumbrar o quão importante essa tecnologia é.
O destaque é, sem dúvidas, para a vantagem competitiva que essa ferramenta oferece.
Não há como saber o que é machine learning e não pensar em startups e grandes marcas que utilizam essa estratégia para conhecer melhor seu público e oferecer produtos e serviços mais personalizados.
Pensando no perfil de cliente moderno, que quer se identificar com as marcas e produtos que consome, focar no público alvo é uma necessidade.
Vender para todo mundo não é mais sinônimo de alta competitividade, é preciso atingir um nicho. Seja em qualquer ramo de atuação, o machine learning tem uma utilidade incrível.
De forma geral, alguns setores internos que podem se beneficiar – e muito – com o machine learning, são:
Recursos Humanos
Entendendo o que é machine learning e aplicando no seu RH, é possível ter uma percepção maior de candidatos promissores. Assim é possível reter talentos com mais alto nível de fit cultural e desenvolvê-los dentro do negócio com mais eficácia.
Marketing
Um marketing personalizado é capaz de encontrar pontos de oportunidade e atração específicos para a empresa, convertendo um maior número de clientes.
Financeiro
O setor financeiro também pode se beneficiar muito ao descobrir o que é machine learning. Uma cotação de preços computadorizada e inteligente pode manter a empresa atualizada com relação à preços do mercado, além de gerenciar relações com clientes e parceiros.
Os recursos empresariais são administrados com mais eficácia.
Agora você já sabe o que é machine learning. Continue lendo sobre tecnologia no mercado empresarial e confira nosso conteúdo sobre inovação disruptiva.