Quer implementar o feedforward na sua empresa, mas ainda não sabe como começar? Então inicie pelo primeiro passo: a avaliação de desempenho. Baixe nosso kit e veja como!
Como profissional de RH, você já deve estar bem habituado ao conceito de feedback, não é mesmo? Mas sabia que há outra ferramenta que também pode ser usada para otimizar a gestão da sua empresa? Trata-se do feedforward.
Dentro do contexto organizacional, a palavra feedforward significa “nutrir o futuro” e “olhar para frente”.
Isso porque essa ferramenta é uma poderosa aliada, capaz de orientar e desenvolver as competências dos seus profissionais, para que eles possam evoluir e alcançar todo o seu potencial.
Nesse sentido, o feedfoward é capaz de acelerar, modificar e ampliar as hard e soft skills do seu time.
Mas, antes disso, é preciso realizar uma análise comportamental de cada membro da equipe, identificando as competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas a curto prazo, além de monitorar todo esse processo de desenvolvimento individual.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue acompanhando o nosso artigo.
Antes de aprofundar o assunto, é preciso ressaltar aqui que essas duas ferramentas são essenciais e uma não anula a outra.
Muito pelo contrário, quando usados de forma correta, o feedback e o feedforward se complementam.
Entenda mais sobre as diferenças desses dois conceitos:
Na prática, o feedback é uma ação de “dar um retorno”. Isso porque, geralmente, ele é voltado para dar um conselho, uma orientação ou fazer um reconhecimento para atitudes, comportamentos e ações que começaram no passado.
A intenção dele, portanto, é fornecer mais motivação e alinhar as expectativas sobre as ações e posturas do time.
Por sua vez, o feedforward é voltado para as ações futuras. Isso porque o foco dessa avaliação fica sobre quem a pessoa é hoje e quem ela pode ser no futuro.
Nesse sentido, o feedforward tem o objetivo de dar direcionamentos, engajar, apoiar criar estratégias e fornecer o autoconhecimento necessário para que os colaboradores atinjam todo o seu potencial.
Ele também ajuda a antecipar os aspectos que precisam ser melhorados em um determinado projeto ou situação para que, mais para frente, todo o time consiga lidar com os desafios propostos e ter uma alta performance.
Ou seja, ele utiliza os erros do passado como aprendizado para evitar essas atitudes, ao mesmo tempo que:
Como dito anteriormente, o feedforward analisa o presente e propõe melhorias para o futuro, reconhecendo os pontos que precisam ser trabalhados para se alcançar o pleno desenvolvimento de uma organização.
Além disso, ele também auxilia no autoconhecimento, tanto para os líderes quanto para liderados, que passam a entender e a utilizar os melhores recursos para atingir todos os seus objetivos individuais e coletivos.
No entanto, para que o feedforward realmente dê resultados, a empresa precisa de uma cultura organizacional forte para divulgar e defender sua visão, missão e valores.
E esses propósitos precisam estar alinhados com as lideranças, já que essa ferramenta requer um diálogo claro, franco e constante dentro da organização.
Por fim, vale ressaltar também que o feedforward pode ser aplicado de diversas formas. As mais comuns aparecem dentro do contexto de treinamentos corporativos e na criação de planos desenvolvimento.
Isso porque, se um colaborador pretende se tornar gestor, por exemplo, o feedforward irá auxiliá-lo a entender quais são os pontos necessários para atingir esse objetivo, como capacidade de comunicação e melhora nas relações interpessoais.
Para tornar essa ferramenta ainda mais clara, trouxemos alguns exemplos práticos de perguntas para sua aplicação:
Por fim, vale ressaltar que o feedforward pode ser usado a qualquer momento que você julgar ser relevante para a sua organização, sendo uma ferramenta de uso contínuo dentro das empresas.
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