Reconhecer a importância da análise de dados é um primeiro passo para entender o que é Business Intelligence e como esse termo se refere às decisões estratégicas de uma empresa.
A estratégia de mercado é um dos fatores que orienta a competitividade atual, sendo também a explicação para que muitos negócios tenham deixado de existir ao longo dos anos.
Em um cenário corporativo que não permite que gestores se atenham simplesmente a suas próprias opiniões, o Business Intelligence é um conceito que se tornou mundialmente famoso no ambiente corporativo.
Vamos explicar de maneira fácil o que é Business Intelligence de fato, qual sua verdadeira importância para a gestão corporativa e quais são suas aplicações reais.
Se você quer entender de vez esse termo, sem complicações, esta é sua chance!
Business Intelligence (BI) é um conceito que em português significa inteligência de negócios ou inteligência de mercado, estando ligado à alta performance das empresas modernas.
Ele foi criado pela Gartner Group e usado pela primeira vez em meados dos anos 90, tendo evoluído consideravelmente para chegar ao potencial que representa atualmente.
Intimamente ligado à termos como Big Data e Analytics, o BI também corresponde à coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de todos os dados que são importantes para um negócio.
Em resumo os pilares desse conceito podem ser divididos nos seguintes processos:
O objetivo geral é traçar estratégias mais concretas, baseadas em dados reais e não na intuição ou opinião do gestor.
Isso porque a visão de alguém pode comprometer toda uma empresa. Os dados, por outro lado, não mentem. Assim as decisões podem ser tomadas com mais segurança e embasamento.
Contando com ferramentas como softwares especiais, que buscam aumentar o desempenho, integrar sistemas e compartilhar informações entre as equipes internas, o Business Intelligence é uma das tendências da transformação digital.
Seu uso eficiente permite que toda a base de dados da empresa seja ampliada, crescendo o fluxo de informações tanto em quantidade, quanto qualidade.
O Business Intelligence funciona como uma ferramenta estratégica, sendo usada principalmente para oferecer o suporte necessário a gestores no processo de elaboração e execução do planejamento da empresa.
Ou seja, ele constrói um planejamento futuro baseado em observações cuidadosas fornecidas por todo um histórico do negócio, formado por dados obtidos a partir de fontes diversas.
Assim, o resultado dessa avaliação torna possível compreender e mensurar com mais clareza todo o funcionamento e desempenho da empresa ao longo do tempo, identificando pontos fortes e fracos.
Trabalhando em cima dessas falhas e acertos, a gestão consegue aprimorar processos e garantir o sucesso de operações futuras.
Como dito anteriormente, muitas empresas que seguiram a intuição ao longo de seus anos de atividade enfrentaram dificuldades e muitas não resistiram à elas.
O BI atua justamente nesse sentindo, focando na sobrevivência do negócio através de um pensamento a longo prazo.
A ideia principal é que a informação é uma importante arma para os negócios, devendo ser a base das decisões internas.
Com esse conjunto de dados levantados pelo Business Intelligence, a empresa fica mais preparada em relação:
Agora você entende o que é Business Intelligence e qual a importância para uma empresa moderna, que busca se posicionar bem no mercado.
Mas como de fato aplicar o BI para coletar esses dados tão importantes para o futuro estratégico de um negócio?
Vejamos alguns exemplos:
Uma forma de aplicar o Business Intelligence é utilizando uma ferramenta para monitorar notícias e sites de interesse para o seu segmento de mercado.
Definindo as palavras-chave corretas, você pode monitorar o que estão falando sobre sua empresa, sobre a concorrência e as tendências que mais podem ser úteis para sua estratégia.
Esse tipo de ferramenta pode realizar buscas específicas e gerar relatórios poderosos para a sua estratégia.
Monitorar o engajamento é muito importante nos dias atuais, tanto quando se fala de público externo, quanto do público interno.
Com ferramentas de BI, é possível obter insights qualitativos e quantitativos, identificando tópicos de interesse desses públicos em relação à marca, assim como definir campanhas de marketing e endomarketing mais eficazes.
Isso acontece porque é possível identificar diferentes tipos de público através do cruzamento de dados, elaborando perfis e seus respectivos gostos, segmentando cada vez mais.
Essa é uma forma de personalizar as experiências com os públicos da empresa, tornando-as muito mais marcantes.
Utilizando um software de CRM (Customer Relationship Management) a empresa coleta dados de prospecção, atendimento e processo de pós-venda. Assim, a gestão é capaz de identificar problemas na jornada de compra e aprimorar suas estratégias.
Entender o que leva um usuário ao seu site é uma informação importante para conseguir trazer mais pessoas para o seu domínio.
Da mesma forma, quando alguém está em seu site, qual área é mais visitada e recebe mais tempo de atenção do internautas?
Com esses dados é possível investir em todo um planejamento que convide mais visitantes e que os faça passar mais tempo lendo sobre seus produtos e serviços, alimentando clientes em potencial.
O Business Intelligence também é uma ferramenta de trabalho aplicada visando a redução de custos.
Como vimos nos tópicos anteriores, é possível tomar decisões muito mais embasadas e reais com as informações geradas pelo BI e, consequentemente, evitar o desperdício de recursos com ideias que podem não dar certo.
Gostou de saber o que é Business Intelligence? Continue entendendo as mudanças no cenário corporativo lendo também nosso artigo sobre o futuro do trabalho.
Erros de comunicação interna podem comprometer significativamente o desempenho de uma organização. Isso ocorre porque…
Você conhece os tipos de comunicação interna e o impacto que podem ter na rotina…
Já pensou que uma plataforma de comunicação interna pode ser o que falta na sua…
Você já reparou na quantidade de ruídos de comunicação que acontecem nas empresas? E no…
Gestão de saúde é mais que um conjunto de iniciativas pontuais. Ela envolve a criação…
Benefícios flexíveis são uma excelente forma de atrair e reter talentos em um mercado de…
Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação
Leia mais