Uma Administradora de Benefícios, regulada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), atua como intermediária na gestão de planos de saúde, odontológicos e outros benefícios.
De maneira resumida, ela negocia, contrata e gerencia planos de saúde ou outras modalidades para empresas e entidades, oferecendo uma série de vantagens tanto para as entidades associadas quanto para os profissionais beneficiados.
Neste artigo, você vai entender o que é uma Administradora de Benefícios e as vantagens de contar com uma empresa especializada em otimizar a contratação e a gestão de planos de saúde coletivos por adesão.
Ao pensar na contratação de planos de saúde, existem dois termos que causam confusão para empresas e associações: Administradora de Benefícios e Operadora de Saúde.
Apesar de atuarem em conjunto, essas instituições desempenham papeis diferentes na gestão de plano de saúde:
Operadora de saúde: é a empresa responsável por criar, comercializar e prestar serviços de assistência à saúde, seja com atendimento médico ou odontológico. É a operadora que fornece a rede credenciada, que inclui hospitais, médicos, clínicas e exames.
Administradora de Benefícios: atua como intermediária entre a operadora de saúde e as associações ou empresas. O principal objetivo da Administradora é facilitar a contratação e gestão de planos de saúde coletivos por adesão, negociar as melhores condições de contratação, garantir suporte aos beneficiários e oferecer acompanhamento de questões legais. Ou seja, simplifica o processo de gestão de benefícios.
Ao decidir pela associação com uma Administradora de Benefícios, empresas e entidades têm acesso a uma série de vantagens competitivas, que vão além da simples gestão de planos.
Confira abaixo os principais benefícios:
Economia de tempo e recursos: a Administradora de Benefícios faz a gestão completa do processo, desde o contato com a operadora de saúde até o atendimento aos colaboradores. Isso permite que a entidade associada concentre os esforços nas principais atividades do negócio.
Melhoria na negociação de planos: por causa da parceria com as operadoras de saúde, ser associado de uma Administradora de Benefícios traz condições mais vantajosas para as entidades, como melhores coberturas e preços competitivos em planos regionais e nacionais.
Conformidade legal: os planos de saúde precisam, obrigatoriamente, seguir exigências legais e regulamentares. Neste sentido, a Administradora também desempenha papel importante, pois auxilia na manutenção do compliance, diminuindo riscos de penalidades para a entidade.
Gestão centralizada: a administração dos benefícios é feita em um único contrato, o que facilita o controle financeiro e simplifica a gestão de múltiplos planos de saúde para a entidade.
Bem-estar dos associados: ao proporcionar benefícios de qualidade, a sua entidade aumenta a satisfação dos associados, promovendo bem-estar para os profissionais e, consequentemente, melhorando as taxas de adesão e renovação.
Valores reduzidos: aderir ao benefício ofertado pela entidade faz com que os profissionais tenham acesso a planos de saúde mais acessíveis, normalmente fora do alcance de contratos individuais.
Melhor cobertura do plano de saúde: planos de saúde coletivos por adesão geralmente oferecem pacotes de cobertura mais robustos, que incluem melhores taxas de coparticipação para consultas, exames e tratamentos, além de opções mais abrangentes, como cobertura odontológica.
Atendimento personalizado: uma Administradora de Benefícios, como a do BWG, oferece estrutura de atendimento dedicada, facilitando a resolução de problemas e dúvidas, o que melhora a experiência dos beneficiários.
Menor tempo de carência: em muitos casos, a adesão a um plano de saúde coletivo com o apoio de uma Administradora de Benefícios pode reduzir ou até eliminar os prazos de carência para consultas, exames e cirurgias, já que o tempo de espera para a utilização dos serviços tende a ser menor do que em planos individuais.
Telemedicina: o profissional associado pode contar com telemedicina e serviços de saúde digital, facilitando o agendamento de consultas, acompanhamento de exames e suporte em casos de necessidade, o que aumenta a segurança das pessoas.
Se a sua entidade ainda não é associada a uma Administradora de Benefícios, saiba que as vantagens vão além da facilidade em contratar e gerir planos de saúde coletivos por adesão.
A BWG.Saúde, por exemplo, conta com consultoria especializada para acompanhar todo o ciclo de vida do plano de saúde dos profissionais associados, análise contínua da sinistralidade e ajustes contínuos para atender às necessidades dos beneficiários, garantindo o equilíbrio financeiro para todos os envolvidos.
Quer saber mais sobre a Administradora de Benefícios do BWG e conhecer as operadoras parceiras? Solicite um contato e fale com nossos especialistas.
Erros de comunicação interna podem comprometer significativamente o desempenho de uma organização. Isso ocorre porque…
Você conhece os tipos de comunicação interna e o impacto que podem ter na rotina…
Já pensou que uma plataforma de comunicação interna pode ser o que falta na sua…
Você já reparou na quantidade de ruídos de comunicação que acontecem nas empresas? E no…
Gestão de saúde é mais que um conjunto de iniciativas pontuais. Ela envolve a criação…
Benefícios flexíveis são uma excelente forma de atrair e reter talentos em um mercado de…
Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação
Leia mais