Gestão de Engajamento e Performance

Mídia indoor: o que ela pode fazer pela sua estratégia de endomarketing

A tecnologia tem sido uma grande aliada na missão de conquistar clientes e engajar equipes. Uma das estratégias que se mostra como ótima opção para esse planejamento é a mídia indoor.

Hoje sabe-se da importância de atrair a atenção do público interno e do quão desafiadora essa tarefa é, principalmente com a correria diária e as diversas responsabilidades enfrentadas dentro de uma empresa.

Ao mesmo tempo, a importância do endomarketing e o fortalecimento do engajamento entre as equipes internas também ganha espaço na pauta da gestão. 

Isso porque é notável que os níveis de engajamento refletem diretamente no desempenho das atividades internas e, consequentemente, na percepção que o público externo tem da empresa.

Neste artigo vamos explicar melhor esse aspecto da gestão de pessoas, falando também sobre o que é a mídia indoor e de que maneira estes temas estão relacionados.

Engajamento de pessoal: qual a importância?


Antes de falarmos sobre mídia indoor, precisamos entender qual a importância de incentivar o engajamento dentro de uma estratégia de
gestão de capital humano.

O engajamento se refere à ligação que o profissional adquire com a organização em que trabalha. Quando colocamos dessa forma, não estamos remetendo a contratos e nada do gênero, mas sim ao lado emocional.

Há o estabelecimento de um vínculo psicológico e afetivo com as atividades envolvidas, os colegas de trabalho, a rotina, a busca por bons resultados e tudo o mais que se refere àquele ambiente.

Consequentemente, a postura do colaborador se torna mais cooperativa, otimista, proativa e disposta a arregaçar as mangas todos os dias e dar o seu melhor. Sem dúvidas, é um profissional mais produtivo e eficiente, que entrega qualidade em qualquer projeto.

O engajamento é essencial para o fortalecimento da cultura organizacional, e é papel da empresa fornecer as ferramentas que estimulam essa ligação, já que ela influencia diretamente em diversos aspectos, como por exemplo:

Desempenho


Como vimos, o engajamento está diretamente presente na forma como o profissional trabalha e no quanto se dedica à suas funções. 

O desempenho da empresa, por sua vez, depende de pessoas constantemente motivadas e de equipes que possam trocar ideias mais livremente.

Clima organizacional


A construção de um
ambiente de trabalho saudável depende muito do quanto os profissionais que ali atuam realmente estão emocionalmente.

Além das relações entre colegas, que deve ser baseada no espírito de cooperação, é preciso que a empresa esteja atenta à cobranças excessivas, metas inalcançáveis e cargas de trabalho muito longas.

Os líderes, da mesma forma, devem manter uma postura aberta, de incentivo, evitando comportamentos controladores e autoritários que podem inibir e desestimular as equipes.

Visão externa


Colaboradores pouco engajados e que não se interessam pelo trabalho acabam levando uma imagem pouco positiva para o ambiente externo à empresa.

Assim, o público de fora acaba associando a marca à uma organização que não cuida de seus profissionais, que tem um ambiente pesado e desmotivador.

Considerando que o consumidor está cada vez mais exigente e que aspectos como esse podem impactar diretamente na aceitação e desempenho da marca, essas impressões não são nada positivas.

O que é a mídia indoor?


Vimos que os esforços para manter os colaboradores engajados devem ser constantes, já que interferem em tantos pormenores do negócio.

Mas como agir para aprimorar essa relação? A resposta é investir em ferramentas de comunicação interna que possam despertar e fortalecer o engajamento.

A mídia indoor é uma ferramenta cada vez mais popular, impulsionada pela transformação digital. Ela é uma ferramenta que, como seu nome sugere, se utiliza de qualquer tipo de mídia dentro um ambiente fechado

Normalmente, são muito utilizados murais digitais de LED ou mesmo telões, se forem espaços maiores. 

Em shoppings, por exemplo, onde há uma circulação de pessoas mais intensa, ou lugares em que as pessoas precisam esperar por atendimento, como recepções e aeroportos, você provavelmente já viu algo assim.

Além destes ambientes, em que sua função é mais tradicionalmente voltada para a publicidade, a mídia indoor também pode ser excelente para uma estratégia de endomarketing.

Ela pode ser voltada para a divulgação de eventos da empresa segundo a programação institucional e de materiais informativos, seja em vídeo ou imagens animadas.

Além de ser flexível, a mídia indoor também é mais atraente por conta de seu alto impacto visual, com capacidade de prender a atenção de quem estiver no local. 

Vantagens da mídia indoor


Como pudemos ver, a mídia indoor pode ser utilizada como parte de uma estratégia de
endomarketing, visando o engajamento de colaboradores.

Ela se caracteriza como uma visão inovadora para os negócios, que considera a transformação digital como ponte para aprimorar o desempenho interno.

Vejamos mais sobre as vantagens de apostar na ferramenta de mídia indoor:

Interatividade


O conteúdo da mídia
indoor é mais interativo e, por isso, pode dar mais espaço para a criatividade. O dinamismo do modelo permite uma maior customização do que é transmitido, não sendo necessário seguir um padrão. 

É possível fazer chamadas em tempo real, mesclar com novidades sobre a empresa, entrevistas com algum gestor, convites para eventos, tudo com muita atratividade visual.

Aproveitamento do conteúdo


A mídia
indoor é direcionada para momentos em que o público esteja mais aberto, mais favorável a prestar atenção em algo, momentos em que as telas são ainda mais atraentes. 

Nas empresas, por exemplo, a mídia indoor pode estar em uma sala de espera, no elevador ou no refeitório, capturando a atenção de diversos colaboradores ao longo dia.

Dessa forma, há um aproveitamento maior do conteúdo

Afinal, muitas vezes os colaboradores não têm tempo ou interesse em abrir uma newsletter, por exemplo. Com a mídia indoor, as mesmas informações poderão ser absorvidas em momentos de pausa, de forma mais leve e interessante.

Vantagem econômica


A mídia
indoor também é uma estratégia de endomarketing consideravelmente econômica, depois de um investimento inicial. 

Ela apresenta uma taxa de alcance maior do que uma newsletter, e também não há gastos variáveis, como publicações impressas que incluem valores de gráfica e envio, por exemplo.

Marca associada à inovação


A empresa que investe em mídia
indoor acaba sendo mais valorizada por sua capacidade de se reinventar e aproveitar as oportunidades oferecidas pela tecnologia.

A mídia indoor aparentemente ser um pequeno passo em uma estratégia de inovação, mas que é suficiente para provocar impressões positivas.

Essas impressões valem tanto para o público interno, que se sente mais satisfeito e motivado por trabalhar em uma empresa que pensa fora da caixa, tanto para o público externo, já que essa ferramenta de conversão é eficaz também para o marketing direcionado ao consumidor.

 

Curtiu esse conteúdo sobre mídia indoor? Saiba mais sobre estratégias de inovação para seu negócio com nosso artigo sobre machine learning.

BWG

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