Gestão de Engajamento e Performance

3 metodologias contemporâneas para avaliação de desempenho

Quando assunto é gestão de pessoas, a avaliação de desempenho é uma das principais ferramentas do RH. Afinal, ela tem o objetivo de mensurar a performance dos colaboradores, identificando seus pontos fortes e fracos.

Isso porque, a partir da avaliação de desempenho, é possível analisar, as entregas, a evolução e as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores, com o objetivo de entender se esses quesitos estão adequados (ou não) à realidade da empresa.

Além disso, também é importante ressaltar que existem vários tipo de avaliação de desempenho, mas são os métodos contemporâneos que chamam mais atenção, isso porque eles são mais tecnológicos, intuitivos, assertivos e estratégicos.

E é justamente sobre eles que falaremos neste artigo!

O que é e para o que serve a Avaliação de Desempenho?

Como o próprio nome sugere, a avaliação de desempenho é uma ferramenta que analisa a performance de um ou mais colaboradores durante um determinado período de tempo, com a intenção de trazer mais produtividade para o trabalho.

Isso porque ao avaliar as entregas, as habilidades, os pontos fortes e as lacunas de melhoria, é possível, entre outras coisas, medir os resultados, estabelecer promoções de cargos e elaborar um plano de desenvolvimento individual para cada pessoa.

Ou seja, de forma resumida, essa prática permite acompanhar o desenvolvimento da empresa como um todo para que, assim, seja possível tomar decisões estratégicas que ajudem no crescimento da companhia.

Além disso, com uma avaliação adequada, o RH consegue perceber o que precisa melhorar, o que deve continuar igual e quais são as próximas ações serem tomadas.

Métodos tradicionais x métodos contemporâneos

Quando falamos em avaliação de desempenho, uma coisa é certa: os métodos tradicionais não estão mais produzindo resultados eficazes e alinhados com o atual mercado de trabalho.

Isso acontece porque eles se concentram mais em medir o desempenho de um colaborador em um determinado período de tempo do que em focar também em uma avaliação empática e um plano a longo prazo.

Também é importante dizer que o desempenho não é um aspecto estático ou que pode ser descrito como 8 ou 80.

Aliás, não existe apenas alto ou baixo desempenho, como a lente da avaliação tradicional nos diz. Pelo contrário, um funcionário é, antes de qualquer outra coisa, uma pessoa que passa por problemas, tem suas inseguranças, pontos fortes e fracos etc.

Nesse sentido, é mais efetivo que as avaliações de desempenho sejam feitas de forma regular e contínua, com objetivo de ajustar a rota ao longo do processo. Para isso, os gestores e pares devem focar no feedback, na definição de metas e nas reuniões de 1:1.

Quais são os benefícios dessa prática?

  • Ajuste de rotas antes dos problemas surgirem;
  • Feedbacks constantes e construtivos;
  • Melhoria no desempenho e na produtividade dos funcionários;
  • Aumento da sensação de pertencimento e importância para a organização;
  • Identificação da necessidades de treinamento e desenvolvimento pessoal;
  • Melhoria no engajamento e na retenção de talentos.

Além disso, quando falamos dos métodos tradicionais de avaliação, algumas pesquisas indicam que:

  • 45% dos líderes de RH não acham que as avaliações de desempenho apresentam resultados precisos;
  • Apenas 14% dos colaboradores concordam que as análises de desempenho encorajam o desenvolvimento;
  • Até 210 horas são gastas pelos gerentes de RH em avaliações manuais de desempenho todos os anos.

Por outro lado, quando abordamos os métodos contemporâneos os resultados são outros:

Viu só? Com essa simples mudança de pensamento, os colaboradores conseguem desenvolver habilidades, competências e, por consequência, aumentar sua performance. Isso porque eles passam a se sentir valorizados pela organização.

3 métodos contemporâneos para Avaliação de Desempenho

Para te ajudar com essa questão, nós separamos 3 modelos de avaliações contemporâneas e efetivas. Confira e aproveite:

1. Autoavaliação de Desempenho

A autoavaliação é uma boa prática para promover uma reflexão profunda e honesta em suas equipes.

Afinal, com ela, os próprios colaboradores devem analisar seu desempenho, identificando pontos fortes e e suas lacunas de aprendizado. 

E, para ser mais efetivo, esse método de avaliação deve ser feito de acordo com critérios e condições pré-definidos pela empresa, como  job description, metas, OKRs, valores organizacionais, entre outros.

2. Avaliação de Desempenho por Objetivos (APO)

Nesse modelo, líderes e liderados trabalham juntos para identificar, planejar e organizar as melhorias e os objetivos.

Por isso, além de ser muito útil para determinar as taxas de produtividade, esse processo também enfatiza metas tangíveis e orientadas para a carreira.

Isso porque, em um primeiro momento, os líderes identificam os objetivos a serem alcançados, atribuindo a cada colaborador uma atividade específica.

Depois disso, são feitas reuniões regulares em que o líder e os funcionários discutem o progresso feito até então. Assim, cada colaborador consegue perceber sua evolução e o que ainda precisa ser melhorado em sua função.

3. Avaliação 360°

Nesse método de avaliação, vários avaliadores estão envolvidos na análise de um mesmo indivíduo.

Ou seja, o feedback sobre um determinado colaborador é coletado com base na avaliação de todos os agentes que interagem diretamente ou indiretamente com ele, incluindo aqui superiores, pares, subordinados e até mesmo clientes. 

Importante: dentro desse processo, também existe uma autoavaliação.

No entanto, é preciso ressaltar que, para esse método ser efetivo, ele precisa ser feito com regularidade e não anualmente.

Dessa forma, os níveis de transparência serão maiores, considerando apenas os fatos que aconteceram naquele período específico.

Não sabe como definir a perguntas da sua avaliação? Use nosso roteiro!

Por fim, é preciso enfatizar que, com o passar dos anos, a avaliação de desempenho deve se tornar cada vez mais centrada nas pessoas.

Isso significa que o aspecto humano da relação empresa-empregado deve estar sempre em primeiro lugar.

Sendo assim: adote uma metodologia contemporânea, empática, constante e que forneça feedbacks realmente construtivos.

Também é preciso deixar claro que o foco da avaliação de desempenho é o desenvolvimento dos funcionários e não o julgamento. Afinal de contas, funcionários satisfeitos trabalham melhor e contribuem mais.

Quer saber como fazer isso na prática? Então confira o guia completo que preparamos para você. Ao longo do conteúdo, nós trouxemos tudo o que você precisa saber para colocar em prática uma gestão de desempenho mais efetiva humanizada. Boa leitura!

BWG

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