Grandes marcas estão investindo cada dia mais em tecnologia, considerando seu papel transformador no que se chama de futuro do trabalho. Mas o que realmente muda com a inteligência artificial nas empresas, você sabe?
A inteligência artificial nas empresas está mostrando resultados cada vez mais expressivos na produtividade, nas mais diversas áreas de atuação. A utilização de sistemas inteligentes potencializa os processos ao mesmo tempo que transforma as relações de trabalho.
Essa experiência é aplicada de diferentes maneiras, de acordo com o foco do negócio. Mas o que não se pode negar é que estamos no momento certo para aproveitar as oportunidades que essa inovação tem a oferecer.
Líderes, gestores e investidores começam a entender o poder da inteligência artificial nas empresas, além da importância de traçar estratégias personalizadas que atuem em conjunto com essa tecnologia.
Se você ainda não tem certeza se entende exatamente do que estamos falando, hoje o nosso artigo busca trazer um panorama desse impacto da inteligência artificial nas empresas modernas.
O que significa inteligência artificial e quais suas aplicações? O que muda para o negócio quando se passa a investir nessa tecnologia?
Muitas pessoas têm uma ideia um tanto quanto cinematográfica do conceito de inteligência artificial. Robôs super inteligentes que dominam o mundo e se tornam superiores aos humanos.
Digamos que essa é uma visão bem aumentada da realidade, mas não totalmente fictícia. Isso porque realmente a inteligência artificial remete à capacidade das máquinas de pensarem de forma semelhante a nós seres humanos. Por outro lado, não há todo aquele sensacionalismo de dominação robô.
O fato é que muitas das máquinas dos dias de hoje já apresentam habilidades como as de poder aprender, raciocinar, diferenciar e até tomar decisões com base em suas próprias experiências anteriores.
Algumas máquinas são capazes de fazer isso de maneira mais superficial, outras, de forma mais específica. Depende daquilo para qual elas foram projetadas.
A inserção da inteligência artificial nas empresas e nas atividades corporativas pode parecer, para algumas pessoas, uma ideia futurista. Mas a verdade é que o futuro é o que estamos vivendo hoje, a questão é que está tudo acontecendo em uma incrível velocidade.
Acompanhar todo esse desenvolvimento ainda é um grande desafio para gestores, porém, é essencial abrir os olhos para a repercussão que todas essas mudanças provocam.
A transformação digital, de forma geral, trouxe as novas tecnologias e com elas a possibilidade do uso de softwares que coordenam diversas etapas do trabalho. Esse aspecto deve ser encarado como uma forma de maximizar resultados, e não de substituição da mão de obra humana pelas máquinas.
Estima-se que a inteligência artificial nas empresas será responsável por um aumento de 40% da produtividade nos próximos quinze anos, sendo assim uma ferramenta indispensável para quem busca um crescimento compatível com o mercado.
As perspectivas são de que muitas coisas novas vão surgir durante esse trajeto, e que constantemente o mercado deverá se adaptar às novidades. Mas com base no que já temos hoje, é possível fazer uma análise do impacto da inteligência artificial nas empresas nos últimos anos.
Vejamos um pouco mais sobre alguns dos setores e operações que mudaram com a inserção da IA, além de serviços que só são possíveis com essa tecnologia:
As assistentes virtuais são aliadas de muitos escritórios, que conseguem fazer reconhecimento de voz, entender demandas e realizar comandos. Essa característica demonstra um potencial de produtividade muito forte, visto que podem marcar reuniões, fazer ligações, organizar eventos em agendas virtuais, fazer pesquisas, entre outras atividades.
Esse modelo evidencia o caráter cada vez mais tecnológico da sociedade moderna, substituindo, por exemplo, as tradicionais agendas impressas.
A pesquisa de satisfação de colaboradores é um método tradicional para avaliar o quanto os profissionais de uma empresa estão realmente felizes por trabalharem nela.
A inteligência artificial nas empresas permite ampliar o alcance dessa análise, fazendo um monitoramento constante da percepção dos funcionários.
As soluções de IA acompanham os profissionais e ajudam a identificar, através dos dados comportamentais, sinais de insatisfação. Dessa forma, o departamento de Recursos Humanos pode trabalhar em cima deles, direcionando a medida que mais se encaixe na solução do problema.
A inteligência artificial nas empresas também pode ser usada como um incrível mecanismo de segurança. Neste contexto, podemos considerar ataques cibernéticos e até mesmo a proteção do ambiente físico da organização.
O serviço de IA é capaz de identificar tentativas de ataques virtuais com rapidez, evitando que dados sigilosos da empresa sejam expostos a terceiros. As câmeras de segurança, por sua vez, são equipadas com reconhecimento facial, permitindo a identificação de criminosos captados na imagem.
A inteligência artificial nas empresas atua também como uma eficiente ferramenta de gestão de equipes, principalmente através de plataformas e softwares de trabalho colaborativo.
Ela conecta dados, facilitando a troca de informações entre setores. Assim, as tarefas são executadas com mais precisão, permitindo ainda que os líderes acompanhem todo processo e possam identificar quais profissionais estão atuando mais diretamente em cada projeto.
Os processos seletivos sempre exigem muita dedicação da equipe de RH. Mas com a inteligência artificial nas empresas, esse processo ganhou uma ajuda extra muito valiosa.
Ela vem sendo considerada, inclusive, como a chave para mudança dos processos de recrutamento.
Isso porque através dela, a opinião do recrutador não interfere tanto no processo, permitindo uma escolha mais condizente com o fit cultural da empresa.
Mais do que isso, essa tecnologia permite que a empresa esteja preparada para lidar com um alto volume de currículos, destacando entre eles, aqueles que mais evidenciam as habilidades e competências necessárias para a vaga divulgada.
Consequentemente, é possível contratar o melhor candidato em menos tempo, sem atrasos nas etapas do processo seletivo.
Essas são algumas das aplicações da inteligência artificial nas empresas. Por meio delas, notamos o quanto já mudou e o quanto ainda há para mudar. O que sabemos é que a produtividade e integração entre pessoas e processos são benefícios já comprovados desta aposta moderna.
Gostou deste conteúdo sobre inteligência artificial nas empresas? Leia também sobre os impactos da transformação digital na comunicação.
Erros de comunicação interna podem comprometer significativamente o desempenho de uma organização. Isso ocorre porque…
Você conhece os tipos de comunicação interna e o impacto que podem ter na rotina…
Já pensou que uma plataforma de comunicação interna pode ser o que falta na sua…
Você já reparou na quantidade de ruídos de comunicação que acontecem nas empresas? E no…
Gestão de saúde é mais que um conjunto de iniciativas pontuais. Ela envolve a criação…
Benefícios flexíveis são uma excelente forma de atrair e reter talentos em um mercado de…
Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação
Leia mais