A inovação sustentável é uma estratégia que faz parte de um contexto onde inovar é preciso, mas respeitar o meio ambiente também.
Isso faz com que esse seja um enorme desafio, visto que os métodos inovadores utilizados até então eram inconsequentes e alvos de muita crítica.
Ou seja, é necessário adotar um ideal de inovação disruptiva, que rompe padrões, para adotar um novo processo que realmente faça sentido agora.
Buscando esclarecer melhor a proposta de inovação sustentável, neste artigo vamos explicar:
- O que é
- Áreas atingidas;;
- Quais o impacto para os negócios;
- Como aplicar;
- Quais os benefícios;
O que é inovação sustentável?
Inovar significa explorar novas ideias e conquistar sucesso a partir delas.
Esse conceito não se limita à tecnologia e a criação de novos produtos, mas também a todo o mercado e diferentes modelos de negócio.
O mundo já vem debatendo há alguns anos a seriedade dos problemas socioambientais, o que faz com que inovação e sustentabilidade sejam ideias que andam cada vez mais juntas.
Buscar as melhores soluções para os problemas atuais de forma a preservar o meio ambiente é uma estratégia que tem sido eficaz para identificar e alcançar novas oportunidades de mercado.
Até então, quando encaradas separadamente, essas duas iniciativas eram até mesmo prejudiciais para o planeta.
Em outras palavras, com a busca incessante por tecnologias cada vez mais inovadoras e que facilitam ainda mais a vida das pessoas (como melhorias em transporte, saúde e etc) notou-se que elas também poderiam impactar no meio ambiente, diante do uso abusivo dos recursos naturais.
Considerando que na maioria das vezes esses recursos não têm a capacidade de se reproduzir com a mesma velocidade com que são explorados, sem falar no lixo eletrônico em que essa produção resulta, a sociedade aos poucos foi começando a adotar novos valores.
A reivindicação de um ambiente organizacional mais consciente, que entende que a manutenção do planeta e as relações socioeconômicas exigem uma mudança de comportamento, foi o pontapé inicial para a ideia de inovação sustentável.
Áreas atingidas pela inovação sustentável
A inovação sustentável dentro da empresa pode ser aplicada em três áreas de grande impacto:
Ambiental
As ações voltadas para a proteção ambiental, chamadas de ações verdes, são aquelas planejadas de forma a atingir minimamente os recursos naturais de forma negativa.
As empresas com foco nesse aspecto se esforçam para aplicar políticas que renovam as reservas naturais exploradas ou mesmo adotam estratégias que minimizem a degradação.
Social
A inovação sustentável focada no âmbito social considera o capital humano que a empresa envolve. Ou seja, colaboradores, população que possa ser atingida pelas atividades da empresa e até mesmo o consumidor final.
Pensar no impacto social das ações se relaciona com uma política que valoriza o bem-estar que ela perpetua, proporcionando salários justos, segurança no trabalho e saúde mental daqueles que participam das práticas inovadoras, além daqueles que vão fazer uso dela depois.
Econômica
O aspecto econômico também é afetado pela estratégia de inovação sustentável. Isso porque é necessário avaliar toda a capacidade da empresa se sustentar e manter lucros e ainda garantir que a devastação do meio ambiente será um caminho evitado.
A organização deve ter a capacidade de planejar a administração de seus próprios recursos de forma inteligente, para que continue a ter ganhos e distribua seus bens de consumo de maneira eficaz.
Qual o impacto da inovação sustentável para os negócios?
A inovação sustentável, como já dito, não foi uma ideia que surgiu do nada. Ela é resultado de uma crise ambiental, de uma necessidade coletiva de repensar práticas para a sustentabilidade do planeta.
Por essa via, a cooperação entre empresas de diversos segmentos e sociedade é encarada como a maneira mais viável de gerar soluções em grande escala, que realmente apresentem resultados.
Há, assim, uma mudança na lógica capitalista, mais ampla que o lucro exacerbado, que agora se preocupa com um futuro eficiente e saudável, que também atende aos desejos de um consumidor mais crítico.
O Estado, ao criar lei que regulamentam e incentivam as práticas sustentáveis, permitindo que os empresários comecem a se dispor com iniciativas direcionadas a um novo modelo que une progresso econômico e preservação ambiental.
Ações simples, mas eficazes, como implementar a coleta seletiva, controlar o consumo de água e de energia, diminuir o uso de papel, são algumas das que já fazem parte da rotina de várias empresas brasileiras.
Estratégias mais avançadas já utilizam a tecnologia também como forma de combate à devastação do meio ambiente.
Inovações na área óptica e de monitoramento são exemplos que podem auxiliar na luta contra o desmatamento ilegal. Outras, como energia limpa e carros elétricos, são algumas das que prometem ajudar a reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa.
As empresas acabam assumindo um papel de protagonismo no cenário de inovação mais consciente.
Como aplicar a inovação sustentável?
Para se tornar uma empresa mais consciente, a organização precisa estar adaptada, primeiramente, a uma cultura de inovação.
Todas as equipes precisam ter essa vontade de criar algo novo, fora do convencional, apontar soluções ousadas e eficazes. Isso é o que permitirá que a empresa reconheça oportunidades que possam ser preenchidas com tecnologias sustentáveis.
Assim, uma vez que as ideias tiverem sido lançadas, é possível fazer testes e experimentos que verifiquem a viabilidade delas.
Depois disso, o processo segue para a consolidação da ideia, assim como a avaliação constante do novo modelo e sua evolução em todos as áreas de impacto: ambiental, social e econômica.
Quais os benefícios da inovação sustentável?
A inovação sustentável é uma estratégia que oferece benefícios consideráveis não só para empresas, como também para a sociedade. Podemos citar como as principais:
Engajamento
As ações sustentáveis proporcionam um novo olhar para toda a comunidade.
Empresas que se dedicam à causa da manutenção da natureza acabam obtendo um engajamento mais forte do consumidor que se identifica com esse ideal.
A empresa conquista uma autoridade de marca, com mais destaque no mercado.
Competitividade
Além do engajamento, que é muito positivo para qualquer negócio, a empresa se torna mais competitiva ao reduzir custos e alcançar resultados que podem torná-la líder de mercado.
Gostou do nosso conteúdo sobre inovação sustentável? Confira ainda nosso artigo sobre iniciativas inteligentes para empresas mais digitais.