Para quem não conhece o inbound recruiting e como ele pode ser importante para a contratação de novos talentos em sua empresa, saiba que ele faz com que os profissionais cheguem até o seu estabelecimento, sendo esse um dos objetivos dessa ferramenta.
Ir atrás de colaboradores aptos para exercer um cargo no seu negócio pode ser uma tarefa cansativa e desafiadora, uma vez que a quantidade de pessoas qualificadas está em constante crescimento no mercado.
Dessa forma, encontrar o perfil ideal leva tempo e exige bastante experiência dos recrutadores, que precisam encontrar profissionais devidamente habilitados para a vaga em questão.
Também é sabido que contratar um colaborador que não possua as características buscadas pode trazer problemas futuros, gerando custos que poderiam ser evitados com uma escolha assertiva.
Afinal, esse processo envolve a necessidade de realização de exames médicos demissionais, por exemplo.
Além de exigir uma nova bateria de entrevistas com novos candidatos para o preenchimento da vaga em aberto.
Ter uma equipe desfalcada também significa perder a produtividade, já que cada função exercida ali complementa o trabalho no geral, e a contratação de um novo membro para o time pode exigir uma etapa de adaptação e treinamento.
Nesse sentido, é possível perceber a importância de uma contratação adequada e qualificada, pulando fases que trazem alguns tipos de prejuízo em relação ao orçamento empresarial e ao dia a dia do negócio.
O inbound recruiting surge no cenário como um recurso relevante para atrair pessoas para as vagas oferecidas pela sua empresa, ajudando no processo de recrutamento de forma a encontrar candidatos que se encaixam perfeitamente no perfil buscado.
Se você já percebeu essa necessidade na sua companhia e quer saber mais sobre essa ferramenta de seleção, que pode otimizar grande parte do seu trabalho de recrutamento, este artigo é para você.
Por isso, siga na leitura dele e entenda a definição de inbound recruiting, os motivos pelos quais ele é importante e como utilizá-lo na sua empresa com eficiência.
Seja em uma empresa de pintura predial ou em um escritório de contabilidade, encontrar profissionais devidamente capacitados e disponíveis para exercer funções específicas é essencial.
Para entender melhor o conceito, é fundamental saber que ele deriva de uma ferramenta importante: o inbound marketing, que tem o objetivo de atrair a atenção do cliente para uma empresa e para o que ela oferece, fazendo com que ele venha até o estabelecimento.
Nesse caso, a companhia precisa elaborar conteúdos de qualidade, que se tornam os responsáveis por fazer com que os potenciais compradores dos seus produtos ou serviços se voltem para a sua marca.
Seguindo nessa linha, o inbound recruiting precisa ser aplicado para:
Isso quer dizer que uma empresa de serviço de moto entrega que precisa recrutar talentos deve investir no inbound recruiting como um meio de atrair esses profissionais de forma mais eficiente ao falar sobre as suas características e pontos positivos.
De acordo com o site de recrutamento Glassdoor, os profissionais podem chegar a passar por 18 tipos de contato com uma companhia antes de se candidatar a uma vaga disponível.
Além de que 75% fazem considerações antes de se inscrever para o processo de seleção.
Dessa maneira, é possível perceber que o cuidado com a imagem que a empresa está transmitindo e a forma como ela se comunica no mercado se mostram como fatores indispensáveis no recrutamento de futuros colaboradores.
Sendo assim, o uso do inbound se torna uma ferramenta indispensável para os estabelecimentos, já que da mesma forma que atrai pessoas interessadas em contratar projetos de automação industrial também vai atrair os próximos colaboradores da marca.
Portanto, o inbound recruiting precisa ser colocado em prática como uma estratégia de grande importância para o estabelecimento, justamente porque se mostra como um meio eficaz de promover o negócio e de fazer com que as pessoas queiram trabalhar ali.
Isso não apenas otimiza os processos de seleção trazendo profissionais com perfis que atendam aos requisitos, como também faz com que eles cheguem cientes das vantagens de fazer parte do quadro de funcionários do seu estabelecimento.
Tal como no processo de inbound marketing, o inbound recruiting possui o conceito de uma jornada do candidato, que deve ser seguida de maneira a trazer os resultados desejados.
As etapas são:
Na primeira etapa ocorrem os contatos iniciais dos candidatos com a sua marca.
Em geral, eles se dão por meio do site, visualização dos anúncios de vagas, postagens em redes sociais, eventos presenciais, webinars e outros tipos de materiais, como ebooks.
Depois disso, na fase de reconhecimento da marca, na qual o potencial candidato passa a saber mais sobre o negócio, ele pode ter contato com depoimentos de pessoas sobre a empresa, acompanhar as mídias sociais, e ler materiais sobre os cargos oferecidos.
Aqui, ele pode ver mais sobre uma vaga para especialista em instalação elétrica externa, que tenha sido abordada em um artigo do site, ganhando mais subsídios para conhecer a empresa e o que ela espera de um colaborador que atue nesse tipo de cargo.
Na etapa de consideração da marca, é fundamental que o candidato tenha contato com pontos mais assertivos e direcionados.
Isso pode ser desde uma boa avaliação de funcionários, até alertas recebidos com a opção de se inscrever para uma vaga.
Vídeos institucionais da companhia também podem ajudar nesse processo, mostrando um pouco mais sobre o dia a dia da empresa, apresentando um pouco da sua estrutura como a sala de reunião escritório e a recepção do local, e outros tipos de detalhes pertinentes.
Em seguida, na etapa de aplicação ocorre a inscrição para o processo seletivo, de forma que o candidato passa a ter um contato direto com a companhia, seja por meio de telefonemas, e-mails ou formulários.
Por fim, na fase de contratação, o candidato percorre as etapas aplicadas para a seleção de talentos, que podem incluir uma entrevista presencial, uma dinâmica em grupo ou mesmo outras ações equivalentes que ajudem a identificar o perfil mais adequado para o cargo.
É aqui que ocorre um contato presencial, seja em uma sala comercial compartilhada ou em uma agência recrutadora, de forma que o responsável pela seleção do profissional conhecerá melhor cada uma das pessoas inscritas para o processo seletivo.
A depender da maneira de como é aplicada a avaliação e de como os feedbacks são passados, é possível criar uma admiração dos candidatos pela marca, sendo eles selecionados ou não para ocupar a função.
Por isso, aplicar o inbound recruiting da melhor maneira possível é fundamental para um bom posicionamento da empresa no mercado, de forma que ela se torne um exemplo e um espaço buscado por quem precisa de uma boa vaga de emprego.
O inbound recruiting pode ser aplicado para tornar o processo seletivo muito mais simples e funcional dentro de uma fábrica de uniformes personalizados para empresas ou mesmo em qualquer outro tipo de estabelecimento do mercado.
Afinal, ele pode ser aplicado para desenhar o perfil ideal de funcionários, de maneira que os gestores e recrutadores conseguem alinhar expectativas e traçar um determinado objetivo em relação à contratação dos futuros colaboradores.
Assim, pode-se priorizar alguns tipos de habilidades e competências, tornando o processo de seleção muito mais assertivo e coerente.
Além disso, o inbound recruiting ajuda a criar estratégias de captação de talentos, dando uma noção maior de como atrair pessoas devidamente capacitadas para o cargo, onde procurá-las e como estabelecer uma ponte promissora de contato para a contratação.
Ao mesmo tempo, essa ferramenta pode ser fundamental para construir e manter contatos duradouros com os profissionais interessados em trabalhar na sua companhia, como também criar um bom relacionamento com os já contratados.
Isso porque a elaboração de materiais relevantes para essas pessoas faz com que elas obtenham conhecimentos importantes para a sua carreira, o que faz com que elas queiram acompanhar qualquer novidade desse assunto que seja produzida pela sua empresa.
De fato, o inbound recruiting é uma estratégia interessante de captação de talentos que vai muito além da sua função principal, e se torna por isso uma forma importante de fortalecer ainda mais a marca no seu segmento e no mercado como um todo.
Sendo assim, se você ainda tinha dúvidas sobre utilizá-la no seu negócio, não deixe de considerar o quanto antes essa possibilidade, e desfrute de bons resultados na seleção e na manutenção de bons profissionais na sua equipe.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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