RH

Como implementar um Pacote de Benefícios bem estruturado?

Um Pacote de Benefícios é um conjunto de vantagens e facilidades adicionais que as empresas oferecem aos seus colaboradores, além do salário base. Eles podem ser divididos em duas categorias, os fixos e os flexíveis:

 

Benefícios Fixos

São pacotes de benefícios pré-determinados oferecidos de maneira igual a todos os colaboradores, sem variação ou escolha por parte dos empregados.

Exemplos: Plano de saúde, vale-alimentação e vale-transporte com valores fixos, seguro de vida e plano de previdência complementar.

A principal vantagem dos benefícios fixos é a simplicidade administrativa, pois todos recebem os mesmos benefícios, o que facilita a previsão de custos para a empresa. No entanto, a falta de personalização pode ser uma desvantagem, pois esses benefícios podem não atender às necessidades individuais dos colaboradores, oferecendo menor flexibilidade para acomodar diferentes estilos de vida e necessidades pessoais.

 

Benefícios Flexíveis

São pacotes de benefícios que permitem que os colaboradores escolham entre uma variedade de opções dentro de um orçamento ou conjunto de pontos oferecido pela empresa, permitindo que personalizem suas escolhas de acordo com suas necessidades e preferências pessoais.

Exemplos: Opção de escolher entre diferentes planos de saúde com diferentes níveis de cobertura, escolha entre vale-alimentação, vale-refeição ou vale-combustível, créditos que podem ser usados para academia, educação ou outros serviços, e a possibilidade de direcionar mais recursos para previdência privada ou outros investimentos.

A principal vantagem dos benefícios flexíveis é a maior personalização, atendendo melhor às necessidades individuais dos colaboradores e potencialmente aumentando sua satisfação e motivação. No entanto, essa abordagem pode ser mais complexa e cara para administrar, exigindo sistemas e processos para gerenciar as escolhas dos colaboradores.

 

Qual a finalidade de um Pacote de Benefícios?

Um pacote de benefícios bem estruturado é um aliado estratégico para o RH e um diferencial positivo para os colaboradores. 

O pacote oferece opções de segurança e conforto que melhoram a qualidade de vida e bem-estar, enquanto para as empresas, é uma ferramenta estratégica competitiva.

 

Benefícios x atração de talentos

A competitividade de uma empresa no mercado de trabalho é diretamente influenciada pela atratividade de seu pacote de benefícios. 

Quando os candidatos consideram oportunidades de emprego, eles não avaliam apenas o salário oferecido, mas também os benefícios adicionais que podem melhorar seu bem-estar e segurança financeira. Um levantamento apontou que, no momento de escolha por um empregador, 53% das pessoas priorizam benefícios que atendam necessidades em diferentes áreas da vida pessoal do que o salário propriamente dito. 

Empresas que oferecem pacotes de benefícios robustos, incluindo plano de saúde, previdência privada, auxílio-educação, vale-alimentação, e programas de bem-estar, se destacam aos olhos dos candidatos mais qualificados. Esses benefícios são frequentemente vistos como indicadores do compromisso da empresa com o bem-estar dos colaboradores.

 

Benefícios x retenção de talentos

Além de atrair novos talentos, um pacote de benefícios abrangente também serve como um poderoso diferencial competitivo para reter colaboradores. O turnover dos colaboradores é um custo alto e desnecessário para as empresas e que poderia ser evitado ou reduzido. De acordo com o Work Institute, as empresas gastam mais de 33% do salário anual do colaborador que foi desligado para a contratação de um substituto para ele.

A retenção de talentos é um desafio contínuo para muitas empresas, e a perda de talentos qualificados pode ser custosa tanto em termos financeiros quanto de produtividade. Benefícios atrativos podem aumentar a satisfação e o engajamento, reduzindo a rotatividade e ajudando a manter uma equipe de alta performance. 

Talentos que se sentem valorizados e cuidados são mais propensos a permanecer leais à empresa, contribuindo para a continuidade e sucesso a longo prazo.

 

Leia também: Como driblar o turnover com benefícios aos colaboradores

 

Benefícios x cultura

Um pacote de benefícios bem estruturado também reforça a cultura organizacional positiva. Quando os benefícios são alinhados com os valores e objetivos da empresa, eles podem promover um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo. Por exemplo, programas de bem-estar, como academias ou sessões de aconselhamento, mostram o compromisso da empresa com a saúde física e mental dos colaboradores.

 

Benefícios x produtividade

Os benefícios também têm um impacto direto na produtividade dos colaboradores. Benefícios como horários de trabalho flexíveis, teletrabalho, e dias de folga remunerados permitem que as equipes mantenham um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. 

Pessoas que se sentem apoiadas em suas vidas pessoais tendem a ser produtivas, motivadas e comprometidas em suas funções. Além disso, benefícios relacionados à saúde, como seguros médicos e programas de prevenção, reduzem o absenteísmo e promovem uma força de trabalho mais saudável e eficiente.

 

Como implementar um Pacote de Benefícios bem estruturado?

A implementação de um pacote de benefícios é uma das estratégias mais eficazes que uma empresa pode adotar para se destacar em um mercado de trabalho altamente competitivo. 

Em um cenário onde as habilidades e competências dos colaboradores são cada vez mais valorizadas, oferecer um conjunto abrangente de benefícios é um diferencial significativo na atração e retenção de talentos.

Contar com o apoio de uma consultoria e corretora especializada ajuda na busca e na definição do pacote ideal e para a gestão eficiente dos benefícios. Aqui estão os passos essenciais para implementar um pacote de benefícios bem estruturado:

 

  1. Defina seus objetivos:
    Quais são seus alvos? Atrair talentos específicos, reduzir faltas ou aumentar a felicidade dos colaboradores?
  2. Ouça seus colaboradores:
    Eles são seus aliados nessa missão. Pesquisas e entrevistas podem indicar melhorias nos benefícios atuais.
  3. Conheça o mercado:
    Descubra quais benefícios seus concorrentes oferecem para se destacar na atração e na retenção de talentos.
  4. Defina seu orçamento:
    Tenha em mente seus recursos financeiros para garantir um pacote de benefícios dentro da realidade da empresa.
  5. Escolha seus benefícios:
    Selecione as opções para alcançar seus objetivos e atender às necessidades dos colaboradores.
  6. Implemente e comunique:
    Faça um plano de comunicação para o lançamento do novo pacote de benefícios e escolha os melhores canais para divulgá-lo. Já ouviu falar em rede social corporativa?
  7. Mensure:
    Monitore os resultados e faça ajustes para manter seu pacote de benefícios sempre atualizado.

 

O BWG pode ajudar você a montar o melhor pacote de benefícios corporativos para a sua empresa a se destacar e a criar um ambiente de valorização e cuidado dos colaboradores.

 

 

Samarony Batista

Sou um profissional de Comunicação com 15 anos de experiência, sendo 6 deles só em empresas de tecnologia SaaS B2B. Graduei-me em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas e desde então tenho trilhado uma jornada focada em criar experiências positivas que conectam empresas aos seus públicos de forma autêntica. Atualmente, sou analista de marketing no BWG. Já atuei como relações-públicas na Justiça Federal, desempenhei o papel de coordenador de comunicação no CEST, assumi funções estratégicas como analista de comunicação interna na Zenvia e Movidesk, além de ter trabalhado como Customer Success na SocialBase e gestor de eventos na UEA.

Recent Posts

A Importância da Felicidade Corporativa nas organizações

Afinal, o que é Felicidade Corporativa? A Felicidade Corporativa tem ganhado destaque no cenário organizacional.…

3 dias ago

Como melhorar a comunicação interna na empresa

Para descobrir como melhorar a Comunicação Interna na empresa, saiba que um dos maiores desafios…

3 dias ago

O que é uma Administradora de Benefícios e por que se associar

Uma Administradora de Benefícios, regulada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), atua como intermediária…

6 dias ago

Matriz de Canais Internos: o que é e como fazer

A Matriz de Canais Internos é uma ferramenta estratégica para categorizar e gerenciar os diversos…

1 semana ago

O que é Rede Social Corporativa? Importância e características do modelo

O que é Rede Social Corporativa? Rede Social Corporativa (RSC) é uma plataforma digital destinada…

1 semana ago

Tecnologia de Pessoas e o futuro das soluções para o RH

A Tecnologia de Pessoas ultrapassa a definição convencional de ferramentas e soluções tecnológicas. Esse conceito…

2 semanas ago

Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação

Leia mais