Empresas que almejam se destacar no mercado e se tornar referência em seus segmentos devem adotar processos cada vez mais inovadores. E engana-se quem pensa que falar sobre gestão da inovação, por exemplo, está ligado apenas ao uso da tecnologia.
Além da implementação de novas tecnologias, a inovação pode abranger a revisão de processos nos setores de pesquisa e desenvolvimento, financeiro, recursos humanos, marketing e, também, operacional. Considerar uma nova ideia sugerida pelo seu colaborador com foco na melhoria da experiência do consumidor, por exemplo, é uma forma de implementar processos inovadores.
Para lhe auxiliar na compreensão deste conceito, o conteúdo a seguir irá explorar alguns aspectos da gestão da inovação nas empresas. Durante a leitura, você refletirá sobre:
Fique conosco e boa leitura!
Podemos definir como gestão da inovação a possibilidade de planejar e utilizar ideias, processos e ferramentas inovadoras para agregar valor aos produtos e serviços de uma empresa.
Com uma gestão de inovação bem implementada, é possível identificar novas oportunidades, tanto tecnológicas quanto sociais, e se destacar perante a concorrência. Ela pode ser aplicada tanto na melhoria de produtos e serviços, quanto na otimização de processos internos.
É interessante destacar que com a popularização da transformação digital, que atua na modernização e digitalização de processos corporativos, muitos times de gestão sentem dificuldades de definir e optar pelas melhores ferramentas e soluções. Sendo assim, a gestão da inovação surge como uma resposta estratégica para elevar a vantagem competitiva do negócio.
Sem deixar de lado o plano de negócios, a gestão da inovação também precisa rever a cultura organizacional, comunicação interna e engajamento dentro do ambiente corporativo.
Assim como qualquer processo de gestão empresarial, a gestão da inovação exige certo esforço do time. Isso, principalmente quando falamos de empresas cujos processos sejam arcaicos e distantes da tecnologia – nem sempre por desejo próprio mas, muitas vezes, por falta de conhecimento e clareza dos gestores acerca da inovação.
A seguir, destacamos alguns passos importantes que permitem desenvolver uma gestão focada na inovação, com resultados amplamente satisfatórios. Veja só!
Uma pesquisa de mercado bem aprofundada oferece todos os subsídios para que você, gestor, identifique a real posição da sua empresa quando o assunto é inovação. Principalmente se termos como Big Data não forem tão comuns assim.
Além disso, é preciso analisar se o ambiente está, de fato, pronto para a inovação.
Neste cenário, vale refletir se os diretores e demais cargos de alto escalão estão aptos a receber ideias e autorizar processo inovadores, se os colaboradores estão motivados e engajados para a nova fase e se há estrutura física suficiente para tal.
Como estrutura física podemos destacar os softwares e hardwares utilizados para funções do departamento financeiro e operacional, por exemplo, bem como os serviços de armazenamento em nuvem – o que há de mais moderno na gestão segura de arquivos e documentos.
A implementação da inovação não pode ser realizada às cegas. O planejamento, que reúne as estratégias que resultarão no sucesso da gestão, é ferramenta crucial.
Ao definir uma estratégia para a gestão da inovação, considere o orçamento disponível, objetivos, metas e diretrizes que embasam as ações do time como um todo.
Uma vez decidida a estratégia, é fundamental definir qual será o modelo de gestão da inovação mais adequado. Aliás, é preciso cuidar para que a gestão seja, de fato, inovadora.
Se a sua empresa é um tanto mais conservadora, o recomendado é reavaliar todo o ambiente interno, tornando possível a implementação de processos mais modernos.
Para que os resultados obtidos sejam os mais assertivos possíveis, o modelo de gestão ideal deve considerar alguns aspectos, como:
Como já comentamos, para que um negócio se torne realmente inovador, não basta realizar processos modernos e utilizar ferramentas tecnológicas. O ambiente da empresa, como um todo, deve estar confortável para receber estas mudanças.
Criar uma cultura de inovação é parte fundamental do processo de gestão da inovação. Como fazer? O primeiro passo rever os objetivos, valores e missão da empresa, sempre atrelando-os às novas práticas de gestão. A partir daí, adotar e realizar as ações propostas pelo gestor de inovação tende a se naturalizar entre os membros da equipe.
A gestão da inovação promove resultados satisfatórios em todas as esferas corporativas, dos processos operacionais até gestão e engajamento de pessoas.
Os benefícios, tanto a curto quanto a médio e longo prazo, tendem a ser observados já durante a implementação da gestão da inovação e podem incluir:
Ao implementar uma gestão da inovação eficaz, o ambiente corporativo só tem a ganhar. Além de engajar e motivar seus times, já que os mesmos terão à disposição soluções mais modernas e capazes de otimizar as atividades diárias, uma gestão inovadora permite que o negócio se destaque, sendo diferenciado, tornando-se referência e, principalmente, atingindo metas e objetivos de maneira acertada.
E então, o que acha de modernizar a sua gestão utilizando a gestão da inovação? Para saber mais sobre como a inovação e a transformação digital podem beneficiar os negócios, leia nosso conteúdo sobre o tema!
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