São muitos os RHs com quem conversamos e que reclamam da falta de braço para colocar em prática RH estratégico com que tanto sonham… A operação de RH, acaba sempre monopolizando o time e o tão almejado RH que foca as estratégias da organização, fica sempre para depois… Mas, depois de que?
A pandemia trouxe muitas reflexões e uma delas impacta diretamente o sucesso da sua empresa: é mesmo necessário manter recursos direcionados à operação de folha ou é possível utilizar a tecnologia para tornar a empresa mais eficiente?
Quebrar um paradigma é sempre muito difícil, mas, diante do fato de que a terceirização da folha de pagamento traz muitas oportunidades para a área como: redução dos riscos, adequação da legislação trabalhista, otimização dos processos e principalmente ganho de tempo para focar o core business da companhia, cria um inevitável rompimento com cenário da realização de antigas tarefas sem o uso da tecnologia, cada vez mais disponível e eficiente.
Vantagens da Folha de Pagamento em nuvem
E falando em tecnologia, coloco aqui, mais algumas das vantagens que a folha de pagamento em nuvem pode proporcionar:
– Disponibilidade: aplicativos que podem ser acessados a qualquer hora, de qualquer equipamento e de qualquer lugar;
– Instalações, atualizações e customizações muito simples e práticas, de responsabilidade do fornecedor;
– Ausência da necessidade de hospedagem do sistema o que implica redução de projetos de adequação de infraestrutura de tecnologia e recursos.
– Segurança, uma das principais preocupações: uma pesquisa realizada pela Oracle, com mais de 4 mil empresas, revelou que a migração para a nuvem tem resultados positivos: três quartos das empresas alegaram redução de custos de até 11% facilitando a aceleração da carga de trabalho no confronto à pandemia.
Ainda sobre a pesquisa, empresas que aceleraram a transformação digital migrando para a nuvem, são empresas mais propensas a inovar e automatizar a cadeia de produção, realizam cortes de custos maiores, são mais capazes de alcançar metas de sustentabilidade, são mais bem-sucedidas em determinar e bater metas mais ambiciosas, tanto operacionais quanto financeiras e, ainda usam a nuvem para alavancar inovação.
[wd_hustle id=”1″ type=”embedded”/]
Cuidados na transição da Folha de Pagamento
A transição da folha de pagamento para BPO em nuvem, requer cuidados importantes para o sucesso do projeto como:
– Avalie os custos da migração para a nuvem: esta mudança pode trazer um custo-benefício atrativo com a redução de investimentos na infraestrutura de TI;
– Planeje a migração;
– Avalie os fornecedores: o pacote de serviços, a flexibilização no pagamento, a relação de qualidade na entrega dos serviços, pode mudar muito dependendo do fornecedor. Busque uma empresa séria e comprometida com o Cliente.
– Prepare o seu time: ninguém conhece melhor as regras e processos… eles participarão efetivamente do projeto fornecendo todas estas informações. E caso você processe a folha internamente, é muito importante que haja transparência na relação com o time, para que entendam que a empresa está passando pela transformação digital a fim de buscar melhores resultados para todos.
– Aproveite para mapear as mudanças positivas para considera-las no projeto, este é o momento de corrigir ou implantar novos processos;
– Entenda as necessidades de integrações do sistema na nuvem com os demais sistemas da organização e planeje este processo;
E acredite, migrar a folha de pagamento para a nuvem, não é só mais uma estratégia de modernização, mas de sobrevivência!
Texto escrito por Rosane Alcántara, especialista em Folha de Pagamento do BWG.