Se você atua no mercado empresarial, seja como gestor, colaborador ou candidato, provavelmente já ouviu falar, em algum momento, sobre o fit cultural.
Esse termo é muito utilizado nesse ambiente, principalmente em um contexto de recrutamento e seleção. Mas você sabe o que realmente significa o fit cultural?
Basicamente, esse conceito tem relação com o quanto uma empresa se preocupa em contratar as pessoas certas para fazer parte dela e quais os critérios que utiliza para fazer essa classificação.
Isso pode parecer difícil de entender em um primeiro momento, e é para descomplicar toda essa ideia que preparamos este artigo.
Vamos te explicar melhor o que é fit cultural, sua importância, benefícios que agrega para a empresa, além de citar como ele é de fato mensurado para os propósitos do empreendimento.
O fit cultural, simplificando, é o encaixe perfeito, ou pelo menos quase perfeito, entre colaboradores e a cultura organizacional de uma empresa.
Esse ajuste considera as soft skills e elementos da personalidade do colaborador, além da missão e valores propostos pelo negócio.
Considerando esses aspectos de forma conjunta, é possível encontrar candidatos com uma probabilidade maior de se engajarem com os objetivos da empresa, permanecendo na função por mais tempo e atuando de forma motivada.
As crenças, quando compatíveis, representam uma segurança maior em optar pelo candidato ideal.
O investimento em uma análise estratégica de fit cultural promove um quadro de colaboradores que atuam com rendimento acima da média, além de mostrarem comportamentos mais proativos e comprometidos com a empresa.
O fit cultural, como vimos, é essencial para que a cultura organizacional da empresa seja de fato adotada na prática, e não seja apenas uma teoria idealizada que só permanece no papel.
A análise de fit cultural é essencial para que o tão sonhado alinhamento empresarial possa se concretizar, proporcionando benefícios como:
Não há nada mais frustrante do que contratar um profissional e só depois perceber que ele não está se adaptando à empresa. Principalmente porque os processos de recrutamento e seleção são exaustivos e demandam muito tempo da equipe de RH.
Ao estruturar o fit cultural ideal e adotá-lo na análise dos candidatos durante o processo seletivo, a empresa aumenta exponencialmente as chances de encontrar alguém que seja realmente compatível com a vaga e que possa contribuir de maneira relevante para a equipe.
As contratações ficam mais precisas e a companhia consegue estruturar equipes mais maduras, coesas e preparadas para os desafios da organização. Os times ficam alinhados de maneira cada vez mais forte, refletindo, posteriormente, em um diferencial competitivo importante.
O fit cultural representa aquele profissional que veste a camisa e faz de tudo para que a empresa alcance os resultados que tanto busca. Por se identificar com os valores que o negócio defende, ele está ali não apenas como um colaborador, mas como parte de um time, de algo muito maior.
Ir trabalhar, para ele, não é uma obrigação, e sim uma oportunidade de dar seu melhor em virtude de um objetivo mais amplo. É motivo de orgulho, de motivação.
A satisfação do colaborador, como sabemos, está associada ao nível de produtividade da empresa, visto que o desempenho é comprovadamente mais alto quando se trabalha com determinação e força de vontade.
Sem dúvidas, ter um profissional que dá tudo de si em suas atividades é sinônimo de diversos benefícios para qualquer empresa.
A retenção de talentos é um importante benefício do fit cultural, visto que a conexão com o local de trabalho e identificação com as práticas da empresa resulta em um tempo maior de permanência dentro a função.
Dessa forma, o índice de rotatividade diminui, evitando gastos com novos processos de recrutamento e seleção e contratações.
Da mesma forma, as equipes se tornam mais maduras, com menos falhas e problemas de atraso, além de favorecer toda a construção de um valor de marca positivo sobre o gerenciamento de equipes.
Ao mensurar o fit cultural e se preocupar em contratar os profissionais certos, o empresário também garante que haverá fluidez no trabalho das equipes.
Equipes que constantemente sofrem com problemas de comunicação, atraso de projetos, conflitos, entre outros problemas, dificilmente conseguem apresentar bons resultados.
O fit cultural, quando se encaixa, permite que não só o relacionamento do profissional com a empresa seja positivo, mas o próprio relacionamento entre companheiros de trabalho fica mais eficiente, tornando todo o clima organizacional mais leve e produtivo.
Certo, até aqui já sabemos que o fit cultural é útil, é importante e traz benefícios. Mas como mensurar esse encaixe tão abstrato? A tarefa é desafiadora, mas de fato vale muito a pena.
Vejamos algumas das técnicas mais comuns que podem ser utilizadas para mensurar com o máximo de precisão o fit cultural dos candidatos:
Esse é um tipo de teste prático, por ser online, e que logo no início do processo de seleção já pode indicar quais são os melhores candidatos.
Os profissionais passam por uma série de escolhas que definirão algumas variáveis de seu perfil, como dominância, cautela, influência e estabilidade.
A entrevista comportamental é uma das formas de considerar aspectos para o fit cultural. Isso basicamente quer dizer que ao entrevistar o candidato, o gestor também fará perguntas direcionadas para situações de sua vida pessoal, para saber como ele age em seu cotidiano.
As perguntas podem ser direcionadas a hobbies, empregos anteriores, situações em que teve que tomar situações difíceis, entre outras possibilidades.
As atividades de dinâmica em grupo são ótimas ao contribuir para a mensuração do fit cultural. Ao colocar os candidatos em uma mesma situação, fica mais clara a forma como cada um se posiciona em relação ela, identificando qual perfil é o melhor para a empresa.
Gostou de saber mais sobre o conceito de fit cultural? Saiba também como otimizar seu processo de contratação.
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