A cada dia, colaboradores enfrentam uma verdadeira avalanche de informações: notificações de e-mails, mensagens no WhatsApp, newsletters, reuniões, TV corporativa e redes sociais. Com tantas demandas disputando sua atenção, é fácil entender por que muitos se sentem sobrecarregados e desconectados.
De acordo com uma pesquisa publicada pela Somos Unit, cerca de 32% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a Síndrome de Burnout, o equivalente a 33 milhões de pessoas. O excesso de informação, ou infoxicação, é um dos grandes vilões desse cenário, dificultando a assimilação de mensagens importantes e impactando diretamente o bem-estar e a produtividade nas empresas.
Mas como enfrentar esse desafio?
Após a pandemia (2020), as interações virtuais se tornaram padrão no ambiente de trabalho. Desde reuniões até conversas entre equipes, tudo acontece por meio de plataformas digitais. Isso elevou os níveis de conectividade, mas também de esgotamento físico e mental.
Empresas precisam comunicar uma ampla gama de temas: informações sobre a operação, benefícios, desempenho organizacional, produtos, clientes, campanhas internas e muito mais. No entanto, quando as mensagens não são claras ou vêm em excesso, elas competem com outras demandas e acabam ignoradas.
Essa sobrecarga de informações não só reduz o engajamento dos colaboradores como também cria uma barreira para a compreensão de conteúdos realmente importantes.
Se sua empresa deseja implementar ou otimizar um canal de comunicação interna, como uma rede social corporativa, estas três dicas podem ajudar:
O uso de métricas pode ajudar a comunicação interna da sua empresa. Com ela você pode usar dados para definir prioridades, escolher os canais certos e otimizar suas estratégias, tornando a comunicação mais eficiente e alinhada aos objetivos da organização.
A tomada de decisões baseada em dados é importante para criar conteúdos que realmente importam:
Com essas informações, você pode criar uma comunicação interna personalizada, eficiente e adaptada às reais necessidades do público interno.
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O que você vai aprender:
Nem todos os colaboradores precisam receber todas as informações compartilhadas pela empresa. Segmente suas comunicações com base em critérios como:
Ao enviar mensagens relevantes para cada grupo, você reduz interrupções e aumenta o engajamento. Os colaboradores sentirão que as mensagens são pensadas para eles, e isso impactará positivamente na absorção do conteúdo.
Comunicados longos e vagos são rapidamente ignorados. Por isso, vale pensar em abordagens bem diretas:
Lembre-se: a atenção dos colaboradores está sempre dividida. Mensagens claras e visuais têm mais chance de serem consumidas e compreendidas.
Descubra o que realmente importa para os seus colaboradores:
Uma comunicação personalizada e focada nas necessidades do público interno aumenta o engajamento e reduz a sensação de sobrecarga.
O excesso de informação que chega aos colaboradores diariamente pode ser desafiador, mas não precisa ser sinônimo de sobrecarga. Adotando as práticas que trouxemos, como segmentação de conteúdos, uso de dados para orientar decisões e uma abordagem mais objetiva, sua comunicação interna pode se tornar mais eficaz e alinhada às reais necessidades dos colaboradores, e sem excessos.
BWG (Best Way Group) é um ecossistema de tecnologia de pessoas voltado para o RH e os desafios de quem trabalha com gente. O BWG oferece soluções que atendem às necessidades das novas formas de trabalho, como Folha de Pagamento, Consultoria & Corretora, Administradora de Benefícios, Agência de Comunicação Interna e Rede Social Corporativa.
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