Gestão de Engajamento e Performance

Empresa digital: como aplicar iniciativas inteligentes no meu negócio?

O que você faz hoje para tornar sua empresa digital? O quanto você entende da importância desse processo?

A transformação digital e seus produtos, como Big Data, Inteligência Artificial e machine learning, por exemplo, estão mudando o cenário corporativo e não há como fugir de toda essa inovação.

As empresas startups, que mais utilizam a tecnologia como forma de se projetarem, estão em alta e apresentando excelentes desempenhos.

Por outro lado, aquelas que não se envolvem com estratégias que possam utilizar essas ferramentas em favor da produtividade, acabam ficando com os dias contados.

O cenário acaba se tornando um tanto quanto urgente, onde gestores precisam administrar um novo modelo de processo, mais ágil, inteligente e tecnológico. A busca por inovação é constante.

Uma empresa digital não apenas adota produtos digitais inovadores. mas cria toda uma abordagem interna capaz de preparar as equipes para lidarem com um ambiente tão maleável e inconstante.

Criar, experimentar e explorar novas ideias são premissas de uma empresa digital dos dias atuais.

Se você quer tornar sua empresa digital e mais preparada para o futuro, este texto é para você. Preparamos algumas dicas práticas de iniciativas que vão mudar toda a perspectiva do seu negócio em direção à inovação.

O que é a transformação digital?


O primeiro passo para entender o que é uma empresa digital é compreender do que se trata a própria transformação digital 

Esse conceito não é tão simples quanto algumas pessoas imaginam, pois ele não se limita ao processo de agregar novas tecnologias. 

É uma reformulação estrutural muito mais profunda e significativa, um rompimento com o modelo empresarial tradicional que conhecemos hoje. 

Essa mudança, de dentro para fora, tem como protagonista a tecnologia, de fato. Isso porque ela é um agente transformador não apenas do mercado, mas da sociedade também.

Uma empresa digital já adquire um leque de ferramentas poderosas para aprimorar seu posicionamento no mercado.

O comportamento do consumidor reflete a necessidade de adaptação a essa inovação, visto que as pessoas estão mais ativas na internet, mais criteriosas e conscientes.

Por essa razão, é preciso identificar de forma mais assertiva e focada o que realmente seu público-alvo quer, o que espera de sua marca e como se refere a ela no ambiente online.

Usar a tecnologia de maneira estratégica é uma abordagem necessária para a sobrevivência de qualquer tipo de negócio nos dias atuais.

Iniciativas para uma empresa digital


Ainda que o processo de tornar uma empresa digital seja cheio de desafios e que esteja longe de ser uma completa realidade no Brasil, considerando que
as organizações do país apresentam certa lentidão na adaptação, é preciso começar a mudar algumas coisas de lugar.

Algumas mudanças na postura da gestão são essenciais para que a o seu negócio se torne uma empresa digital que utiliza a tecnologia a favor de suas metas e objetivos.

Vejamos algumas das principais:

Definir um propósito específico


A transformação que torna uma empresa digital é recheada de dispositivos móveis, plataformas colaborativas, de análise, armazenamento, mídias sociais, entre outras coisas.

Mas de que adianta tudo isso sem uma estratégia por trás? Sem um objetivo claro e alcançável?

É preciso ter o objetivo em mente para então investir em um plano de ação que busque a eficiência operacional, geração de receita e presença digital.

Apostar em uma cultura de inovação


A
cultura de inovação busca ampliar o alcance de um mindset criativo e ativo para todos os membros de uma organização. 

Uma cultura organizacional que empodera seu capital humano para a criação de novas oportunidades também consegue gerar mais valor e se desprender de amarras tradicionais, sendo essencial em uma empresa digital.

Ser uma empresa sempre conectada


Uma empresa digital é aquela que tem
presença online forte. Isso significa ter um bom site profissional, com informações detalhadas sobre seu produto ou serviço.

Por outro lado, se o site é o currículo da sua empresa, as redes sociais são uma espécie de cartão de visita, que deve conquistar o público, atraindo-o para que queira saber mais sobre sua marca. 

Utilize os aplicativos mais presentes nos celulares dos brasileiros e, principalmente, nos aparelhos do seu público-alvo.

Investir em segurança da informação


Quanto mais digital uma empresa busca ser, mais ela precisa investir em TI. Os dados precisam estar cada vez mais protegidos, principalmente agora, com a
Lei Geral de Proteção de Dados.

Focar na perspectiva do cliente


A transformação digital é orientada principalmente pela
perspectiva de consumo, do cliente.

O processo de se tornar uma empresa digital compreende também entender melhor como seu consumidor pensa e se posiciona, o que ele espera das marcas que consome. 

Somente com essa visão, de estar constantemente buscando ler esse comportamento, é que as ferramentas tecnológicas serão aproveitadas corretamente.

Engajar a equipe interna


Tão importante quanto entender o comportamento do cliente,
moldar o engajamento interno é essencial para a construção de uma empresa digital.

Engajar os profissionais de um negócio é uma estratégia para manter viva a motivação, satisfação e alta produtividade destes funcionários.

O perfil social de hoje tem se caracterizado por uma interação natural, que vemos nas redes sociais. Os usuários estão constantemente comentando, curtindo e avaliando.

Porém, no meio corporativo, muitos gestores ainda encontram dificuldade para estimular esse comportamento entre seus colaboradores.

O ambiente profissional ainda provoca certo receio e medo de expressão em alguns profissionais, mas as startups e seu modelo de trabalho mais despojado e descontraído estão aí para mostrar que essa tensão pode ser eliminada da rotina.

Algumas ferramentas de comunicação interna não são, isoladamente, satisfatórias para uma empresa digital. Por serem mais tradicionais, não são capazes de proporcionar uma interação tão intensa, seguindo um padrão de comunicação mais unilateral.

É por conta disso que já vem sendo implementado em algumas empresas o conceito de rede social corporativa

A nossa plataforma de comunicação interna, o 4bee Work, é especialmente estratégica para o objetivo de fortalecer a troca entre equipes e gestores. 

Ela une a dinâmica das redes sociais a ferramentas de comunicação interna, criando um ambiente digital capaz de integrar e fazer interagir os colaboradores da empresa. Tudo com um potencial incrível e inovador no mercado.

Essas foram nossas dicas de como aprimorar sua empresa digital com algumas das principais práticas. Quer começar a implementar as mudanças o quanto antes? Saiba mais sobre a plataforma 4bee Work.

BWG

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