Essencial para a experiência dos colaboradores, o onboarding é, basicamente, um programa de integração para novos funcionários. Logo, o seu objetivo é apresentar a rotina, a cultura, os valores e as diretrizes corporativas aos recém-chegados.
Além disso, também é importante que todas as expectativas, tanto da empresa quanto do funcionário, sejam alinhadas nesse processo.
Afinal, quando as funções se tornam claras e o processo de integração é bem-feito, o novo funcionário passa a se sentir, de fato, como parte do time, o que influencia diretamente em sua produtividade, resultados, interesses, lealdade e espírito de equipe.
Ou seja, com a preparação correta, todos os envolvidos podem sair ganhando.
Pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas infalíveis para você implementar no onboarding da sua empresa.
Originário do inglês, o termo onboarding significa, literalmente, “embarque”. Portanto, no contexto de RH, esse termo diz respeito ao processo em que um novo integrante mergulha na cultura, nos processos e no dia dia de uma organização.
O objetivo é se adaptar a essa rotina e se capacitar para que a pessoa possa exercer sua função com eficiência e dispondo de todas ferramentas necessárias.
Nesse sentido, é preciso lembrar que onboarding não pode se resumir simplesmente a uma conversa maçante ou a uma apresentação exaustiva de PPT. Muito pelo contrário, ele precisa dispor de ferramentas inovadoras, como kit de boas-vindas e/ou gamificações.
Afinal, pode até parecer que o onboarding é apenas mais um processo rotineiro dentro das corporações, mas acredite: a integração eficiente é o primeiro passo para que o colaborador possa alcançar todo seu potencial dentro do ambiente de trabalho.
Por fim, o onboarding também é essencial para reter talentos, principalmente em meio a um mercado cada vez mais competitivo.
Ou seja, se você quer que as suas contratações sejam bem sucedidas, é preciso garantir que a integração do novo funcionário ocorrerá de forma estratégica.
Para isso, você precisa mostrar a cultura da empresa, explicar os seus valores, expor as dinâmicas de trabalho e apresentar as pessoas certas para o recém-chegado. Além de, é claro, garantir que ele se sinta bem recebido.
Para garantir a diminuição do turnover e uma gestão de pessoas mais eficiente, é importante que novos colaboradores estejam alinhados com as rotinas da empresas e com valores organizacionais desde a contratação.
As principais dicas são as seguintes:
Para otimizar o processamento da folha de pagamento e, por consequência seu onboarding, você também pode contar com o apoio de um software de gestão especializado.
E o grande diferencial dessa opção é eliminar a sobrecarga de demandas da equipe, minimizar as chances de erro humano e alocar os seus profissionais em atuações mais estratégicas.
Além disso, esse tipo de ferramenta também auxilia em pontos como controle de ponto, admissão digital e gamificação.
E agora que você já entendeu o que é e para o que serve o onboarding e como aplicá-lo de forma efetiva na sua empresa, clique aqui e conheça todos os diferenciais do serviço de terceirização de folha de pagamento que oferecemos aos nossos clientes.
A gestão da folha de pagamento é um dos processos mais necessários e complexos de…
A terceirização da folha de pagamento tem se tornado uma estratégia cada vez mais adotada…
A liderança comunicadora é uma das habilidades mais valorizadas no mundo corporativo, mas também uma…
O endomarketing é uma área/função estratégica muito importante para construir uma cultura organizacional forte e…
Seu comunicado interno ainda é aquele email que ninguém abre? Vamos mudar isso! Para quem…
Ruídos na comunicação são um dos principais desafios nas empresas atualmente. Eles prejudicam a transmissão…
Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação
Leia mais