Essencial para a experiência dos colaboradores, o onboarding é, basicamente, um programa de integração para novos funcionários. Logo, o seu objetivo é apresentar a rotina, a cultura, os valores e as diretrizes corporativas aos recém-chegados.

Além disso, também é importante que todas as expectativas, tanto da empresa quanto do funcionário, sejam alinhadas nesse processo.

Afinal, quando as funções se tornam claras e o processo de integração é bem-feito, o novo funcionário passa a se sentir, de fato, como parte do time, o que influencia diretamente em sua produtividade, resultados, interesses, lealdade e espírito de equipe.

Ou seja, com a preparação correta, todos os envolvidos podem sair ganhando.

Pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas infalíveis para você implementar no onboarding da sua empresa.

O que é o onboarding de uma empresa?

Originário do inglês, o termo onboarding significa, literalmente, “embarque”. Portanto, no contexto de RH, esse termo diz respeito ao processo em que um novo integrante mergulha na cultura, nos processos e no dia dia de uma organização.

O objetivo é se adaptar a essa rotina e se capacitar para que a pessoa possa exercer sua função com eficiência e dispondo de todas ferramentas necessárias.

Nesse sentido, é preciso lembrar que onboarding não pode se resumir simplesmente a uma conversa maçante ou a uma apresentação exaustiva de PPT. Muito pelo contrário, ele precisa dispor de ferramentas inovadoras, como kit de boas-vindas e/ou gamificações.

Afinal, pode até parecer que o onboarding é apenas mais um processo rotineiro dentro das corporações, mas acredite: a integração eficiente é o primeiro passo para que o colaborador possa alcançar todo seu potencial dentro do ambiente de trabalho.

Por fim, o onboarding também é essencial para reter talentos, principalmente em meio a um mercado cada vez mais competitivo.

Ou seja, se você quer que as suas contratações sejam bem sucedidas, é preciso garantir que a integração do novo funcionário ocorrerá de forma estratégica.

Para isso, você precisa mostrar a cultura da empresa, explicar os seus valores, expor as dinâmicas de trabalho e apresentar as pessoas certas para o recém-chegado. Além de, é claro, garantir que ele se sinta bem recebido.

E quais as vantagens desse processo?

  • Retenção de talentos;
  • Diminuição do turnover;
  • Aumento da produtividade;
  • Maior engajamento;
  • Alinhamento de expectativas;
  • E valorização da cultura.

5 dicas para fazer o onboarding dos seus funcionários

Para garantir a diminuição do turnover e uma gestão de pessoas mais eficiente, é importante que novos colaboradores estejam alinhados com as rotinas da empresas e com valores organizacionais desde a contratação.

As principais dicas são as seguintes:

1. Se preparar para a chegada do novo colaborador

Para isso, você pode criar pequenas ações que vão demonstrar que a sua empresa está ansiosa para receber o novo talento, como pedir para que outros membros da equipe deixem e-mails de boas-vindas para o recém-chegado alguns dias antes do início.
Na data de início, você também pode enviar um kit de onboarding, que contenha itens como agenda, caneca, canetas ou garrafa da água.
Aproveite para incluir também materiais como folhetos ou guias com os valores da empresa.

2. Promover eventos e reuniões para receber o novo profissional

Defina um dia ou semana para que os demais departamentos possam conhecer o novo colaborador, principalmente aqueles que terão contato direto com ele.
Se a sua empresa for menos formal,  vocês ainda podem fazer alguma dinâmica de grupo, para quebrar o clima e fazer com que o novo colaborador se sinta mais tranquilo e animado, visto que muitos talentos ficam tensos na hora do onboarding.

3. Escolha um profissional para acompanhar o novo colaborador

Os primeiros dias de um funcionário sempre são rodeados de muitas dúvidas, sejam sobre a rotina de trabalho ou sobre as regras da empresa.
Além disso, algumas pessoas são mais introvertidas e não conseguem tirar essas dúvidas com qualquer pessoa, principalmente com lideranças, já que elas precisam de um tempo maior para se sentir mais seguras e “à vontade”.
Nesse sentido, é interessante indicar um profissional de outro setor, que ficará responsável por ajudar o novo colaborador na primeira semana.
Essa é uma maneira efetiva de engajar o novo colaborador e ampliar os laços no ambiente de trabalho.

4. Gamificação

Uma das metodologias mais eficazes durante o onboarding é  gamificação, uma estratégia que usa elementos interativos e lógica dos jogos para motivar os colaboradores a realizarem determinadas atividades e até mudarem certos comportamentos.
Seu objetivo é fazer com que atividades monótonas e pouco interessantes se tornem mais dinâmicas, aprendendo de uma forma mais divertida e inovadora.
Esse processo se torna ainda mais interessante quando nós falamos de uma realidade na qual o trabalho remoto e/ou híbrido tem se tornado cada vez mais normalizado, fazendo com que  a integração seja ainda mais complexa e desafiadora.
Por fim, para os colaboradores mais jovens que chegam ao mercado de trabalho em meio à transformação digital, essa é uma proposta muito atraente, visto que esses profissionais já tem a tecnologia, a inovação e o dinamismo como parte de seu perfil.

5. Software de folha de pagamento (SaaS)

Para otimizar o processamento da folha de pagamento e, por consequência seu onboarding, você também pode contar com o apoio de um software de gestão especializado.

E o grande diferencial dessa opção é eliminar a sobrecarga de demandas da equipe, minimizar as chances de erro humano e alocar os seus profissionais em atuações mais estratégicas.

Além disso, esse tipo de ferramenta também auxilia em pontos como controle de ponto, admissão digital e gamificação.

E agora que você já entendeu o que é e para o que serve o onboarding e como aplicá-lo de forma efetiva na sua empresa, clique aqui e conheça todos os diferenciais do serviço de terceirização de folha de pagamento que oferecemos aos nossos clientes.

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