Gestão de Engajamento e Performance

5 dicas para combater a desmotivação no trabalho

Mas, antes de nos aprofundarmos nesse assunto, é preciso ter em mente que diversos fatores podem levar a essa insatisfação, entre eles o acúmulo de tarefas, o salário abaixo da média do mercado, a falta de uma cultura fortalecida, o clima organizacional conturbado, a ausência de reconhecimento, os gestores sem preparo, a falta da escuta ativa, o ambiente de trabalho inadequado etc.

Aliás, o funcionário brasileiro é um dos que mais trabalha desmotivado em todo o mundo.

Segundo um estudo realizado pela McKinsey, a saúde organizacional das empresas não anda bem por aqui. Estima-se que a nota média de motivação é de 45 no país – em uma escala que vai de 0 a 100.

Esse resultado é inferior à média mundial de pontos registrados, que foi de 55.

Por isso, neste artigo, além de mostrarmos a importância de combater a desmotivação no trabalho, trazemos algumas dicas preciosas para que você possa enfrentar esse problema com foco em melhorar o clima organizacional.

Quer descobrir que dicas são essas? Então continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância de solucionar a desmotivação no trabalho?

Indo direto ao ponto, a desmotivação no trabalho é um risco grave à produtividade do negócio. Isso porque ela é uma das principais razões que levam ao baixo desempenho dos profissionais.

Mas é importante que ressaltar que, na maioria das vezes, ela não é um problema que surge do nada. Pelo contrário. A desmotivação no trabalho é resultado de uma insatisfação acumulada, que foi arrastada ao longo do tempo e chegou ao seu limite máximo. 

Por conta disso, o acompanhamento por parte de gestores é algo muito importante. 

Afinal, os líderes mais atentos poderão notar os sinais de um colaborador insatisfeito logo no início, percebendo que algo não está saindo como deveria. Assim, as soluções serão encontradas e aplicadas mais facilmente.

A atenção e proximidade no comportamento dos membros das equipes também é essencial, visto que seres humanos estão sujeitos a outros fatores pontuais que podem interferir na produtividade, como problemas financeiros ou familiares, por exemplo.

Ao executar estratégias preventivas e manter esse acompanhamento, a empresa garante que suas metas não serão abaladas pela falta de profissionais produtivos.

Além disso, esse cuidado com as pessoas demonstra um compromisso da empresa com o bem-estar e o equilíbrio da balança vida-trabalho, o que de certa forma já é uma medida mais motivadora.

Vale lembrar ainda que a desmotivação no trabalho provoca um alto turnover, que causa prejuízos para a empresa, para as equipes e, especialmente, para o clima organizacional.

Então, como combater a desmotivação no trabalho?

Como mencionamos antes, resolver problemas de desmotivação no trabalho não é uma tarefa fácil, principalmente por estarmos lidando com pessoas. 

O processo de construir e nutrir na empresa uma cultura que evite esse tipo de situação é o ideal, mas leva tempo e dedicação, pois é complexo e cheio de detalhes.

Para te ajudar com isso, trouxemos algumas dicas que podem auxiliar na melhora dessa situação.

Confira:

1. Estipule metas claras e desafiadoras, mas não impossíveis

Uma das primeiras dicas básicas para combater a desmotivação no trabalho é rever as metas da equipe.

Elas estão claras o suficiente? São desafiadoras? E, principalmente, são possíveis? 

As metas são essenciais para orientar o trabalho dos colaboradores, pois sem elas não há uma clareza de onde se quer chegar como empresa e como equipe.

Mas, além de repassar as metas de forma clara e objetiva, é preciso encontrar um equilíbrio entre o quão desafiadora elas podem ser e sua viabilidade.

Afinal, propor objetivos que obviamente não poderão ser cumpridos é sinônimo de insatisfação e, adivinhe só, desmotivação.

2. Valorize e trate bem seus colaboradores

Por mais obvio que isso possa parecer, valorizar os colaboradores é muito importante, assim como demonstrar isso. 

Os profissionais querem ser reconhecidos por sua atuação e resultados, e investir em formas de aprimorar esse feedback sem dúvidas vai fazer com que se sintam mais estimulados e empenhados no alcance das metas. E colocar isso em prática é mais simples do que se imagina.

No simples ato de elogiar e ser gentil, agradecendo, demonstrando interesse pelo bem-estar e comemorando resultados dos seus funcionários, você já sentirá diferença no clima da empresa e até mesmo na motivação desses colaboradores.

3. Equilíbrio entre vida e trabalho

O equilíbrio e a harmonia dentro e fora do trabalho é algo extremamente importante para a produtividade e para o desenvolvimento profissional como um todo.

Por isso, mais do que um ambiente de trabalho motivador e estruturado, os colaboradores precisam ser incentivados a fazerem pausas, cuidarem da sua saúde e também a evitarem trabalhar por várias horas sem necessidades claras.

Vale ressaltar ainda que a concepção de equilíbrio é diferente para cada pessoa, mas existem 3 pilares fundamentais nesse sentido: saúde, família e relacionamentos.

Ou seja, no geral, o colaborador precisa estar com a saúde em dia, separar um momento para ficar com a sua família e manter os seus relacionamentos pessoais e profissionais em perfeita sintonia.

Além disso, é importante lembrar que a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode gerar danos físicos e mentais aos colaboradores, incluindo aqui problemas com Burnout, ansiedade e depressão, gerando afastamentos, licenças e mais gastos corporativos.

4. Fortaleça a comunicação interna

Por mais óbvio que seja dizer isso ,uma das principais funções da Comunicação Interna é divulgar as ações e os objetivos da empresa, o que pode ajudar a motivar e incentivar a participação dos colaboradores.

Para facilitar o processo, crie um calendário para alinhar essas informações e defina quando elas deverão ser divulgadas para os seus funcionários.

Desenvolva também ações para cada mês, estabelecendo o que será feito, como será comunicado, os setores envolvidos e, caso haja, um orçamento.

Aqui, vale lembrar ainda que quanto mais as lideranças e os colaboradores se envolverem nesse processo, melhores serão os resultados.  E convenhamos: criar um canal de comunicação eficiente é muito importante para evitar a desmotivação no trabalho. 

Para isso, procure investir nas ferramentas de comunicação interna, converse com os profissionais e dê feedbacks constantes.  

5. Propicie um ambiente de trabalho mais leve

Uma empresa com clima mais leve é sinônimo de ambiente de trabalho saudável

Algumas atitudes simples podem contribuir muito para a conquista desse tipo de ambiente, como investir em uma sala de descanso para os profissionais, incluir café da manhã e lanche da tarde para momentos de descontração e, ainda, adotar o “Pet Day”, em que durante um dia da rotina os funcionários podem levar seus pets para o trabalho. Ações simples mas que, certamente, geram resultados.

Dica extra: faça pesquisas para medir níveis de satisfação com trabalho

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgado ao final de 2022, apontou que quase 28% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho.

Os motivos divergem entre salários pouco competitivos, falta de uma cultura organizacional ou benefícios insuficientes.

Mas investir na satisfação dos colaboradores é algo fundamental, pois ela está diretamente relacionada ao aumento da produtividade, melhora do engajamento, diminuição do turnover, diminuição do absenteísmo e redução nos esforços para retenção de talentos.

Nesse sentido, a aplicação de pesquisas internas é um passo essencial para garantir a motivação no trabalho.

Afinal, esse tipo de ferramenta ajuda a entender falhas na atuação da empresa e melhorias que podem ser implementadas, bem como identificar colaboradores insatisfeitos e satisfeitos, desempenho de gestores e muito mais, sempre de forma pautada em dados efetivos e no desejo real dos seus funcionários.

Além disso, as pesquisas de satisfação são a melhor forma de entender se as pessoas estão realmente felizes na empresa e que aspectos necessitam de ajustes, incluindo aqui detalhes como remuneração e benefícios, programas de bem-estar, plano de carreira, reconhecimento profissional e diversidade.

Isso permite que as pessoas comentem e façam sugestões, mesmo que de forma anônima.

Nesse sentido a Culture Amp  é uma ferramenta que te ajuda a facilitar todo esse trabalho, contando com inteligência de dados, dashboards, templates de pesquisas rápidas e planos de ação. Quer conhecer mais sobre a Culture Amp?

Entre em contato conosco para uma demonstração gratuita.

BWG

Recent Posts

Erros de Comunicação Interna que atrapalham a sua empresa

Erros de comunicação interna podem comprometer significativamente o desempenho de uma organização. Isso ocorre porque…

6 dias ago

Quais são os tipos de comunicação interna nas empresas?

Você conhece os tipos de comunicação interna e o impacto que podem ter na rotina…

6 dias ago

Plataforma de comunicação interna e o desafio do engajamento nas empresas

Já pensou que uma plataforma de comunicação interna pode ser o que falta na sua…

2 semanas ago

Ruídos de comunicação no trabalho podem custar caro

Você já reparou na quantidade de ruídos de comunicação que acontecem nas empresas? E no…

2 semanas ago

O que é gestão de saúde e qual sua importância?

Gestão de saúde é mais que um conjunto de iniciativas pontuais. Ela envolve a criação…

3 semanas ago

O que são benefícios flexíveis e por que adotá-los?

Benefícios flexíveis são uma excelente forma de atrair e reter talentos em um mercado de…

3 semanas ago

Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação

Leia mais