Muito se fala sobre a importância de utilizar metodologias estratégicas dentro das empresas com o objetivo de melhorar e fortalecer a cultura organizacional. Mas afinal, você sabe o que é a cultura organizacional em si?
Na realidade, a cultura organizacional também pode ser considerada um recurso estratégico muito importante, que proporciona um diferencial competitivo para as empresas que se dedicam a ela.
Ela está diretamente relacionada ao posicionamento de marca, como veremos neste texto, e como consequência, também influencia muito nos resultados da organização.
Muitas empresas, no entanto, têm certa dificuldade para alinhar sua cultura organizacional. Isso acontece porque muitos gestores nem sabem do que ela se trata, quanto menos da sua verdadeira importância nos negócios.
No artigo de hoje vamos explicar o que é cultura organizacional, a importância do seu papel nas empresas e o mais importante: dicas nas quais você pode investir para tornar a cultura organizacional da empresa muito mais forte e satisfatória.
O conceito de cultura organizacional se refere aos hábitos, comportamentos, valores e relações interpessoais que se dão no ambiente de trabalho, definindo a maneira como uma organização lida com suas operações.
Essa cultura, que também pode ser chamada de cultura empresarial, é a base de tudo.
Por isso é importante trabalhar para que ela seja positiva, podendo fazer com que a empresa se destaque das outras por conta de uma valorização forte por parte de colaboradores e clientes.
A cultura organizacional se traduz como a identidade da empresa, representando a forma de agir, pensar e perceber o mundo, passando essa mensagem para seus profissionais e clientes de maneira única.
Dessa forma, muito mais do que aquilo que consta nos manuais da empresa, suas ações diárias falam muito mais sobre sua cultura organizacional.
A cultura organizacional envolve o desenvolvimento da empresa com o comportamento e relacionamento entre seus colaboradores, sendo um fator determinante para a tomada de decisão e futuro do negócio.
A empresa que investe em uma cultura forte naturalmente adquire benefícios muito preciosos. A ética e moral que refletem no local de trabalho acabam orientando as ações da melhor forma possível.
É por esse motivo que ela é tão necessária para o alinhamento que se pretende adotar na organização.
Outra questão que levanta a importância desse conceito é o desenvolvimento do capital humano.
A cultura é capaz de demonstrar para os colaboradores, de forma leve e não pressionadora, quais são as expectativas da empresa através de sua forma de atuar. Isso tudo sem menosprezar as características individuais de cada profissional, respeitando as crenças e valores de cada um.
O resultado disso é a consolidação de um ambiente cercado por um tipo de competição saudável, onde a empresa apoia os objetivos individuais dos profissionais e ao mesmo tempo busca alcançar suas metas.
O que se reflete de tudo isso é um ambiente mais saudável para se trabalhar e que, ao mesmo tempo, se mostra um espaço onde se promove a produtividade, já que os colaboradores deixam de se preocupar com questões externas e passam a dedicar suas ações diretamente para as ações pendentes.
Diferentemente do clima organizacional, que se refere à qualidade de vida no local de trabalho e tem mais relação com o relacionamento entre profissionais e a líderes e satisfação com o cargo, por exemplo, a cultura organizacional tem diferentes correntes que podem ser desenvolvidas de acordo com o perfil da empresa.
Vejamos algumas delas:
As empresas que adotam esse modelo são focadas na geração de resultados, e por isso, nelas os colaboradores são estimulados a competirem entre si para atingir os objetivos. As decisões estão centradas em uma liderança.
Essas empresas contam com profissionais específicos para cada tarefa. Isso faz com que o desempenho seja mais efetivo em suas atividades, utilizando o máximo de potencial. Prevalece também a liberdade de expressão dos colaboradores, que acabam se sentindo mais motivados.
Essa cultura organizacional é mais focada nas pessoas, na valorização de seus colaboradores. Através dela, os profissionais podem crescer e se desenvolver dentro e fora da empresa.
Essa cultura foca nos papéis desempenhados pelos membros da empresa, com hierarquia bem definida, orientada por regras. As empresas com essa cultura organizacional acabam não sendo muito abertas a mudanças.
Como pudemos ver, o tipo de cultura organizacional adotado na sua empresa depende do perfil que ela mais valoriza.
Independente disso, existem boas práticas que podem ajudar a manter uma cultura mais forte e satisfatória. Listamos elas a seguir:
Ser capaz fortalecer a cultura organizacional da empresa significa, em primeiro lugar, conhecer profundamente os colaboradores que nela trabalham.
O perfil comportamental tem relação direta com o clima organizacional e isso permite que gestores entendam melhor as características socioemocionais de seus profissionais.
Fazer um mapeamento desse perfil ajuda a equilibrar e elaborar processos seletivos mais eficazes. Assim, ao recrutar novos talentos, fica muito mais simples compreender não apenas as demandas técnicas, mas também as necessidades comportamentais que a equipe precisa.
Para que a cultura organizacional seja satisfatória, os colaboradores precisam ter a consciência da importância de suas ações no ambiente de trabalho.
Para que isso aconteça, o gestor pode incentivar, periodicamente, uma reflexão por parte da equipe.
Esta pode se dar através de um bate-papo de caráter mais informal, ou mesmo um café da tarde, onde serão levantadas questões que façam com que o colaborador pense sobre o que ele aprendeu naquela semana, que impactos suas ações tiveram e os próximos objetivos a serem conquistados.
Da mesma forma, é importante reforçar constantemente a importância do papel de cada um em uma determinada tarefa e em alguma conquista da empresa, por exemplo.
A comunicação interna é essencial para manter o vínculo entre colaboradores e gestores. Ela é o que permite a troca de informações.
Os canais de comunicação são importantes para manter o fluxo da empresa, além de adotar uma estratégia de feedbacks constantes, para que a motivação e engajamento dentro do ambiente de trabalho se consolidem.
Essas foram nossas dicas de como aprimorar a comunicação organizacional da sua empresa. Gostou desse conteúdo? Veja também nosso artigo sobre o conceito de Comunicação Interna 4.0.
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