Gestão de Engajamento e Performance

3 passos para implementar a cultura de feedback na sua empresa

Sem sombra de dúvidas, uma das melhores formas de criar um ambiente de trabalho mais saudável é através da implementação de uma cultura de feedback. Afinal, essa prática ajuda aumentar o índices de retenção, engajamento e proposito dentro de uma organização.

Além disso, se seus funcionários se sentirem seguros para exporem seus pensamentos, vontades e questionamentos sobre seu cargo, a liderança, pares e dia a dia de trabalho, certamente, também se sentiram mais motivados, produtivos e valorizados pela empresa.

Isso porque é muito natural que, durante a rotina, surjam erros, dificuldades e até mesmo desencontros. 

Ainda assim, 1 em cada 5 trabalhadores brasileiros não recebe avaliações de desempenho feitas por seus chefes. A conclusão é da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), respondida anonimamente por 150 mil funcionários de mais de 300 empresas em todo o país.

Mas, afinal, como estimular os colaboradores a corrigirem pequenos desvios em suas funções? A gente te mostra!

O que é cultura de feedback?

De forma bastante direta, a cultura de feedback precisa que todos os envolvidos, sejam eles colaboradores, gestores, CEOs e RHs, estejam aberto para conversar a respeito de pontos fortes, melhorias, entregas, comportamentos e performance no trabalho.

Isso porque, por meio deste diálogo transparente, honesto e construtivo, os colaboradores podem medir o seu desenvolvimento na empresa e, ao mesmo tempo, entender quais são seus pontos fortes e fracos.

Os líderes, por outro lado, conseguem entender o seu time, prevenir crises, identificar possibilidade de turnover e também estimular os propósitos de cada profissional.

Assim, não existe aquela história de “disse ou não disse” e todos passam a ter mais clareza das situaçõs, o que ajuda a resolver problemas como:

  • Falta de informação
  • Falta de direcionamento;
  • Falhas de comunicação;
  • E excesso de expectativas.

Mas por que criar uma cultura de feedback?

Existem inúmeros motivos para se investir em feedbacks, mas entre eles podemos destacar:

1. Melhora no engajamento dos funcionários

Quando investimos em uma cultura de feedback, criamos uma via de mão dupla: de um lado, passamos a dar voz aos nossos funcionários e, do outro, desenvolvemos a escuta ativa, aprendendo a ouvir as ideias, as dúvidas e as preocupações de cada um.

O que, por consequência, cria nos funcionários uma sensação de pertencimento que, posteriormente, resulta em produtividade, engajamento e inovação.

Além disso, ao estabelecer o que chamamos de feedback contínuo, desenvolvemos uma mentalidade focada em avanços, desempenho e melhorias, seja em seu comportamento, nos seus relacionamentos ou nas suas entregas.

2. Diminuição dos danos

Investir apenas em uma avaliação de desempenho anual ou semestral, pode resultar em problemas mais graves e difíceis de controlar, como desmotivação, falta de feedback sobre o trabalho e distanciamento entre líderes e equipe.

Nesse sentido, ter sessões regulares de feedbacks, ainda que elas sejam curtas e bastante pontuais, pode evitar os danos e permitir que os processos sejam otimizados ao longo do caminho, em vez de prolongar todos os problemas  até a próxima avaliação.

3. Desenvolver um local de trabalho mais saudável

Trabalhar em um ambiente repleto de negatividade e pouco acolhimento causa um impacto sério no bem-estar, na saúde mental e, é claro, no desempenho dos funcionários. Nesse sentido, a cultura de feedback ajuda a criar um ambiente mais acolhedor, seguro e saudável.

Para te ajudar com isso, baixe gratuitamente nosso ebook e aprenda na prática como desenvolver uma experiência do colaborador centrada na pessoa humana, por meio de uma gestão de desempenho e engajamento.

3 passos para implementar a cultura de feedback na sua empresa

Para que você tenha sucesso ao dar ou receber feedbacks, é preciso:

1. Ter escuta ativa

Se até então a sua empresa nunca deu ouvidos ao seus colaboradores, eles certamente não se sentirão à vontade para dar ou receber feedbacks de uma hora para outra, não é mesmo? Nesse sentido, é preciso, primeiro, criar confiança e investir em escuta ativa.

Afinal, a escuta ativa é uma maneira de tornar os diálogos mais eficientes. Com base na plena dedicação para ouvir e compreender o que o outro tem a dizer, se interessando pelos seus problemas e ajudando-o a resolver as suas preocupações.

Também é preciso procurar, naturalmente, questionar a equipe sobre qual decisão ela acha mais acertada, incluir o time nos processos de decisão sempre que for possível e também tentar perguntar como está o trabalho, vendo com eles o que poderia ser melhorado.

Assim será possível construir aos poucos uma relação de confiança saudável e transparente.

2. Seja uma liderança humanizada

Para que esse processo seja assertivo, os líderes precisam ser os primeiros a se abrirem para ouvir feedbacks e estarem dispostos a mudar. Afinal, por meio do exemplo, os colaboradores vão entender que a busca pela evolução faz parte da rotina.

Leia também: O papel da liderança humanizada na Comunicação Interna

Depois disso, é preciso que os gestores chamem cada pessoa do seu time para conversar individualmente, escutando o que essa pessoa tem a dizer e, na sequência, dando um feedback construtivo, exaltando os seus pontos positivos e mostrando o que pode ser melhorado.

Mas lembre-se: tudo começa pelo topo.

Se as lideranças mostram vulnerabilidade e imperfeição, outros são encorajados a fazer o mesmo.

3. Estabeleça uma rotina e mostre o caminho

Depois que a cultura feedback começar a ser desenvolvida, é preciso criar uma rotina.

Mostrando as vantagens de se estabelecer feedbacks contínuos e incentivando que isso faça parte da rotina de todos.

Assim, as lideranças podem observar como estão sendo feitos os feedbacks e orientar sua equipe sobre qual o melhor momento de fazer isso ou qual ferramenta eles deveriam utilizar. Além disso, é preciso que todos os problemas sejam resolvidos.

 Afinal, quando essas questões não são discutidas, elas se transformam em mais frustração.

Por último, é preciso ensinar os propósitos de cada feedback!

Por exemplo, um colega desenvolveu um trabalho muito legal? O propósito do feedback deve ser elogiar e mostrar que ele está no caminho certo. Agora, se um profissional não consegue se desenvolver em determinada área, o feedback deve ser um caminho para ajudá-lo,

Mas para o feedback ser coerente, é preciso se atentar a 3 pontos:

– Respeitar o momento

Cada conquista ou a cada erro precisa ser reportado no momento em que eles acontecem. Até mesmo para que as recomendações ou os elogios façam sentido.

Além disso, com uma cultura de feedback contínuo, os colaboradores podem ter uma visão real do seu trabalho.

– Atenção ao falar

Nada de colocar o colaborador em uma salinha do pânico, fechada e escondida. O ambiente de feedback deve ser natural e descontraído, para que o colaborador se sinta seguro para expor os seus pontos ao invés de se sentir intimidado e olhar para aquela situação como algo ruim.

– Formalize o que for dito

Após uma conversa, é importante deixar registrado os pontos discutidos. Assim, tanto gestor quanto colaborador terão acesso ao histórico para consultar sempre que for necessário.

Quer implementar a cultura de feedback na sua empresa, mas não sabe como? Comece a realizar a avaliação de desempenho de forma regular, baixe nosso kit e veja como!

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