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Consultoria de comunicação: 3 sinais de que sua empresa precisa urgentemente

Você já parou para pensar se sua empresa está dando a devida atenção à comunicação? Ela é uma ferramenta que influencia toda a gestão e resultados, e quando não funciona bem, uma das saídas é contratar uma consultoria de comunicação.

A comunicação é um dos princípios da nossa sociedade, e como historicamente sabemos, ela está intimamente atrelada ao ser humano e sua evolução como espécie inteligente.

O tempo todo estamos buscando nos comunicar, seja de forma verbal e direta, ou não-verbal e indireta. Essa troca de mensagens é o que nos permite conviver bem e avançarmos em direção aos nossos objetivos.

Dentro das empresas, a falta de comunicação sem dúvidas impacta nos resultados. Pode parecer uma bobagem, mas quando não há compreensão entre equipes e seus superiores, muitas coisas podem dar errado.

Se você quer saber mais sobre consultoria de comunicação, no texto de hoje vamos explicar para você o que é esse serviço e o que ele pode fazer pela sua empresa.

Além disso, vamos te ajudar a identificar se o seu negócio precisa dele, indicando os sintomas que apontam essa necessidade.

Ficou interessado? Então continue lendo!

O que é consultoria de comunicação?


Sem rodeios, a consultoria de comunicação é um serviço que busca diminuir custos e aumentar a produtividade, através da aplicação de medidas que levam a uma
 comunicação de alta performance.

Entendendo que todo profissional precisa se comunicar bem para que consiga ter êxito em suas tarefas, investir nessa estratégia é um investimento muito poderoso e necessário.

Dentro das corporações, um pequeno erro na transmissão da mensagem pode provocar resultados totalmente diferentes do esperado, como acontece quando brincamos de telefone sem fio, fazendo uma analogia para que você entenda a dimensão do problema.

Imagine um supervisor que passa uma informação errada à sua equipe e provoque danos aos lucros ou à imagem da empresa? Para os gestores, um pequeno erro significa prejuízos significativos.

É nesse sentindo que uma consultoria de comunicação busca alinhar todos os setores da empresa em uma mesma linguagem, clara e segura.

Como sabemos, a comunicação está em tudo que fazemos, e nas empresas, logicamente ela está presente em todos os setores, desde diretoria à funcionários da limpeza.

Assim, contratar uma consultoria de comunicação é a melhor forma de ter uma equipe exclusivamente para cuidar da amplitude dessa missão, conquistando os melhores resultados com quem é especialista no assunto.

Como a consultoria atua?


Agora que você já sabe o que é a consultoria de comunicação, vamos falar mais especificamente do processo e suas
especificidades para que você entenda de que forma ela atua dentro da empresa.

Objetivos


Ao contratar uma consultoria de comunicação, ela buscará colocar em práticas as seguintes metas:

Colocar em prática estratégias de comunicação

O mercado vive em constante oscilação e evolução, o que torna difícil decidir entre as várias possibilidades de estratégia disponíveis. 

Com o leque de recursos tecnológicos, por exemplo, a consultoria de comunicação visa identificar o perfil da empresa e qual a melhor forma de aplicar as oportunidades, elaborando todo um planejamento.

Interagir e engajar

Com a competitividade do mercado cada vez mais alta, para atrair a atenção do cliente é preciso se aproximar dele, se destacando de outras empresas. 

A consultoria de comunicação aplica técnicas de acordo com o perfil de público da sua empresa, interagindo com clientes e engajando-os com o seus valores de marca.

Monitorar o mercado

O perfil de público vai mudando de acordo com as inovações do mercado, e é um erro pensar que uma estratégia vai ser eficaz para sempre. 

Ocupados com as outras tarefas da empresa, muitos gestores acabam não percebendo essas mudanças. Por isso, uma consultoria de comunicação é eficaz em identificar o que precisa ser atualizado, além de acompanhar as novidades do segmento e apresentá-las à empresa.

Vertentes de atuação


Dentro das empresas é possível pensar na comunicação em diferentes vertentes e, consequentemente, com diferentes necessidades. São elas:

Comunicação interna

Atua nos fluxos de comunicação interna, tornando o compartilhamento de informações entre setores e também clientes, muito mais eficiente. Desenvolve práticas de comunicação para colaboradores que resultem em alta performance.

Comunicação externa

Foca na comunicação com o público externo, o cliente final. Atua fazendo um planejamento de conteúdo para sites, veículos de mídia, redes sociais e contato com parceiros externos.

Educação corporativa

Nada mais é do que um planejamento estratégico focado nas competências individuais de colaboradores, sendo desenvolvido através de workshops, palestras e cursos oferecidos de acordo com as demandas comunicacionais.

Sinais de que sua empresa precisa


Como vimos, a consultoria de comunicação pode atuar em diferentes vertentes, mas com o objetivo claro de
promover a melhoria da troca de mensagens da empresa, tanto com seus colaboradores, quanto clientes.

Mas como saber se é realmente disso que minha empresa precisa?

É pensando nessa pergunta que separamos para você alguns dos principais sintomas dessa necessidade. Confira quais são:

1. Ausência de inovação


Há quanto tempo sua empresa não aposta em algo
novo? Inovar é essencial para qualquer empresa.

É muito comum que na correria da rotina, os empresários não reflitam sobre inovações para produtos e serviços, melhoria do atendimento e relacionamento com clientes e fornecedores. Muitas vezes eles não têm tempo para saber o que há de novo.

Muitos caem no velho comodismo de não mudar o que já está “bom”.

Mas o mercado exige que as empresas saiam de sua zona de conforto para lucrar mais e gastar menos, conquistando novos clientes e se estabilizando no mercado.

2. Pouco retorno de mídia


Você sabe se o meio de divulgação da sua marca e seus produtos é realmente eficaz e
condizente com seu público-alvo?

Mesmo com a popularização das redes sociais para divulgação de marca, muitas empresas ainda investem muito dinheiro em mídias convencionais simplesmente por não saberem como utilizar as oportunidades oferecidas pela transformação digital na área de comunicação.

Se você gasta muito com publicidade mas tem pouco retorno com vendas por não saber trabalhar para seu nicho, é hora de mudar. 

3. Pouca fluidez entre setores


A fluidez entre setores e equipes é essencial para que o resultado seja satisfatório, já que é a união deles que permite que a empresa funcione. 

Se você percebe que essa relação muitas vezes é conturbada, baseada em atrasos, cobranças, divergência e falta de informações, é preciso diagnosticar o problema e corrigir o que está dando errado.

 

Confira também como engajar colaboradores em redes sociais empresariais.

BWG

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