Comunicação interna

Vale a pena investir em Comunicação Interna nas empresas?

Você já considerou a importância da Comunicação Interna nas empresas e como ela pode impactar a produtividade e o sucesso da organizacional? A crescente necessidade de uma comunicação estratégica com o público interno tem impulsionado essa prática para o alcance dos objetivos e o fortalecimento do negócio no mercado.

A tecnologia tem facilitado inovações significativas na área, permitindo que as empresas estabeleçam metas e as implementem de forma mais estratégica. No entanto, muitos gestores ainda enfrentam desafios na execução dessas práticas.

Afinal, o que é Comunicação Interna nas empresas?

Comunicação Interna refere-se à troca de informações dentro do ambiente corporativo. Embora possa parecer simples, é uma ferramenta de negócios poderosa e que pode ser complexa, dependendo de empresa para empresa. Alinhar os colaboradores com as estratégias, conscientizá-los sobre os valores da marca e metas da organização são alguns dos objetivos da CI.

A Comunicação Interna assegura que todos os colaboradores estejam informados sobre tudo que ocorre na empresa, desde decisões da diretoria até mudanças estratégicas. Existem três tipos principais de CI:

  1. Comunicação vertical: comunicação entre gestores, sócios, diretores e presidentes para traçar estratégias e definir metas.
  2. Comunicação horizontal: comunicação entre colaboradores de mesmo nível hierárquico.
  3. Comunicação diagonal: comunicação entre todos os níveis hierárquicos, comum em reuniões gerais.

Leia também: Diagnóstico de Comunicação Interna: sua CI é eficiente?

Quais os benefícios reais ao investir em Comunicação Interna?

Investir em Comunicação Interna oferece diversos benefícios que impactam diretamente os resultados e metas da empresa, independentemente do seu segmento ou porte. Abaixo, trouxemos alguns dos principais benefícios que podem ser alcançados com uma CI eficaz:

Aumento da produtividade

Um estudo da McKinsey revela que a produtividade pode aumentar em até 25% nas empresas onde os funcionários estão conectados através de tecnologias sociais. A Comunicação Interna nas empresas, quando recebe a atenção necessária, promove uma equipe mais engajada, motivada e consciente das suas responsabilidades dentro do negócio.

O resultado é uma produtividade maior, por conta do compromisso mais fortalecido com as metas. Da mesma forma, a aproximação entre equipes e gestores atribui uma relação mais sólida com a marca, fazendo com que todos queiram trabalhar com afinco para vê-la crescer no mercado.

Transparência

A Comunicação Interna nas empresas confere uma transparência que, além de tornar o trabalho mais direcionado, promove uma sensação de confiança no negócio.

Colaboradores que trabalham em empresas que não se importam em comunicar decisões da gestão, como novas parcerias ou até mesmo as razões que levam a demitir funcionários, acabam convivendo com dúvidas e com a sensação de incerteza.

Isso favorece o surgimento de boatos e conversas paralelas nos corredores, desviando o foco do trabalho e desmotivando muitos profissionais.

A Comunicação Interna nas empresas serve para deixar as equipes mais cientes da situação atual da empresa, sobre o caminho que estão trilhando dentro dela, e assim conseguem se dedicar às atividades com muito mais segurança e vontade.

Agilidade na transmissão de Informações

O fluxo de informação precisa ser o mais ágil possível para que se estabeleça uma vantagem competitiva eficaz. 

A Comunicação Interna nas empresas precisa ser trabalhada nesse sentido, visando garantir que os departamentos consigam trocar dados de interesse para  negócio. 

A mensagem deve ser entregue sem enfrentar barreiras que a atrasem ou pior, que façam com que ela acabe se perdendo pelo caminho.

Fortalecimento da cultura organizacional

Uma organização que trabalha com base em uma cultura organizacional forte e que investe em ações que buscam reforçá-la para suas equipes, consequentemente conquistará colaboradores mais integrados. 

A cultura organizacional garante que todos trabalhem visando um mesmo objetivo, que os valores de cada colaborador conversem diretamente com aquilo que a empresa quer passar com sua marca. 

Assim, a Comunicação Interna nas empresas permite que esses ideais estejam sempre presentes nas rotinas de trabalho, como forma de incentivo e de alinhamento estratégico.

Prevenção de conflitos

Os conflitos entre equipes são inevitáveis e muitos gestores têm dificuldade de lidar com eles. O desafio de evitar que eles surjam e acabem atrapalhando a produtividade é amenizado através das ferramentas de Comunicação Interna nas empresas

Como dissemos anteriormente, quando se estabelece um diálogo mais ativo dentro do ambiente de trabalho, o clima organizacional melhora. Da mesma forma, a adoção de uma transparência nas relações e no convívio diário é o que impede que surjam boatos e fofocas desnecessários.

Ao evitar conflitos, a empresa evita prejuízos como a perda de tempo com a solução dessas questões, ou mesmo a evasão de funcionários e necessidade de novas contratações.

Integração rápida de novos colaboradores

A chegada de novos colaboradores é um momento muito importante para qualquer negócio. Significa integrar pessoas aos valores da empresa, a toda uma cultura organizacional e rotina de trabalho.

Esse é um processo que demanda atenção da empresa, pois um primeiro contato negativo pode provocar diversos problemas no futuro.

A Comunicação Interna nas empresas atua também de forma a fazer com que novos profissionais rapidamente se sintam parte do time, adquirindo senso de responsabilidade e motivação para executar suas tarefas.

Se você ainda está considerando investir em Comunicação Interna neste ano para garantir esses e outros benefícios estratégicos, fale com um especialista do BWG.

Samarony Batista

Sou um profissional de Comunicação com 15 anos de experiência, sendo 6 deles só em empresas de tecnologia SaaS B2B. Graduei-me em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas e desde então tenho trilhado uma jornada focada em criar experiências positivas que conectam empresas aos seus públicos de forma autêntica. Atualmente, sou analista de marketing no BWG. Já atuei como relações-públicas na Justiça Federal, desempenhei o papel de coordenador de comunicação no CEST, assumi funções estratégicas como analista de comunicação interna na Zenvia e Movidesk, além de ter trabalhado como Customer Success na SocialBase e gestor de eventos na UEA.

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