Comunicação interna

Comunicação Interna 4.0: o desafio de implantar redes sociais corporativas

Há pouco mais de dois anos percebi que todo conhecimento que acumulei sobre Comunicação Interna, já não valia mais. Quase tudo mudou. Manter-me à vanguarda demandaria uma reinvenção. Mas veja bem, “quase” tudo mudou. Ainda que as formas de comunicação com colaboradores sejam diferentes, certas dificuldades permanecem as mesmas.

A popularização das redes sociais internas cria o ambiente virtual necessário para transformarmos definitivamente a comunicação corporativa, porém, a maioria das empresas ainda não aprendeu a usá-las do jeito certo. O erro mais comum: implantação como ‘mais’ um canal interno, quando deveria ser ‘o’ canal. Segundo: comunicar apenas o conceito de “rede social”, esquecendo as dimensões do trabalho colaborativo, gestão do conhecimento e alinhamento estratégico – fatores fundamentais para o sucesso. Estas funções são as verdadeiras transformadoras, que quando não desenvolvidas, mantém as pessoas dependentes dos e-mails, como nas últimas décadas. Ou seja, se não levarmos também o trabalho para a rede, não criaremos necessidade de uso, e, portanto, não haverá transformação digital.

Resumidamente, estamos mais preocupados em conectar máquinas do que pessoas. E pessoas vem em primeiro lugar. Esse é o caminho. Entenda que o ambiente virtual deve ser uma extensão do ambiente real de uma empresa. Por exemplo, se o colaborador tiver medo de manifestar sua opinião ao próprio chefe, terá receio ainda maior de compartilhá-la com todos os colegas. Sendo assim, devemos trabalhar intensamente para mudar primeiro a comunicação offline, principalmente, através do gestores, pois o mais importante não é a comunicação da empresa para as pessoas, mas sim a comunicação na empresa entre as pessoas.

 

“o ambiente virtual deve ser uma extensão do ambiente real de uma empresa.”

 

Isso não mudou: a comunicação direta, face a face, por meio dos líderes, continua sendo a grande potência transformadora de uma companhia, afinal, não existe gestão sem comunicação. Desenvolver líderes comunicadores ainda é o principal desafio da Comunicação Interna, e a forma mais efetiva de resolver seus demais problemas, como por exemplo, fazer com que as pessoas se sintam ouvidas, provocar diálogos que tragam inovação, garantir que as pessoas tenham o propósito no coração e a estratégia na cabeça e, por fim, garantir um alto nível de confiabilidade dos colaboradores entre si e com a organização.

Implantar uma rede social corporativa representa um novo começo, apenas o primeiro passo de uma trajetória longa e trabalhosa, que deve começar não com a tecnologia, mas com a promoção de conexões reais, e cujo objetivo principal é elevar a confiança das pessoas. Empresas onde a confiança é maior, são menos burocratizadas, gastam menos dinheiro e energia em controles, eliminam redundâncias e, sobretudo, têm um mindset focado nos interesses coletivos em detrimento dos individuais, sendo muito mais propensas à colaboração. Elas ganham mais, porque perdem menos.

 

Por

Daniel Costa

Head de CSI & Marketing no BWG

BWG

Recent Posts

Como fazer um plano de Comunicação Interna efetivo

Não deve ser novidade para você que o plano de comunicação interna é o um…

6 dias ago

Panorama de RH e Comunicação Interna 2024/2025

O Panorama de RH e Comunicação Interna 2024/2025 é uma iniciativa do BWG para entender…

6 dias ago

O excesso de informações está prejudicando suas estratégias

O excesso de informação, também conhecido como information overload, ocorre quando há um volume elevado…

6 dias ago

Indicadores de RH: Quais são e como utilizá-los?

Os indicadores de RH são ferramentas muito relevantes para as empresas que buscam melhorar a…

2 semanas ago

O fim da escala 6×1: Entenda sobre o movimento

O fim da escala 6x1 está sendo cada vez mais discutido, à medida que trabalhadores…

2 semanas ago

E se… Como uma corretora de seguros pode mudar o cenário de um sinistro?

Imprevistos fazem parte do dia a dia empresarial. Mas e se o inesperado acontecesse agora?…

3 semanas ago

Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação

Leia mais