A comunicação em equipe é importante para o desenvolvimento de um bom trabalho em qualquer área.
Isso pois ela é uma das principais competências à sobrevivência do ser humano, e dentro do ambiente de trabalho não seria diferente.
Ainda que as tendências do mercado e os avanços tecnológicos tenham facilitado a rotina corporativa em vários sentidos, a comunicação em equipe acabou ganhando uma importância ainda maior.
Seja na fala ou na escrita, aprimorar essa habilidade deve ser uma das prioridades, pois ela é avaliada com atenção entre as soft skills.
Os profissionais não devem ter receio de exprimirem suas ideias e devem saber como transmiti-las com clareza e objetividade.
Essa tarefa nem sempre é fácil, e por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre a importância da comunicação em equipe, dando algumas dicas de como o gestor pode apoiar seus times para que se comuniquem melhor.
Os seres humanos têm uma capacidade natural em se relacionar, principalmente por conta da comunicação, que possibilita esse contato mais direto.
Com o tempo, entretanto, a maneira como essa comunicação se dá vai mudando, e é preciso passar por adaptações.
No meio corporativo, a comunicação em equipe precisa ser eficaz para que as diferenças de cada indivíduo possam se somar positivamente e criar um resultado positivo. O problema é que muitas, de fato, ainda pecam nisso.
Problemas como excesso de informação, falta de envolvimento, desmotivação no trabalho, falhas de comunicação, entre outros, são recorrentes.
Simplificando, podemos dizer que melhorar a comunicação em equipe contribui também para o desenvolvimento dos profissionais, que passam a propor soluções, expor ideias, explicar estratégias, fazer acordos, enfim, tudo de forma mais direta e clara.
Podemos dizer que a boa comunicação em equipe nas empresas se baseia em quatro pilares:
A boa comunicação em equipe é focada em um objetivo, não fica dando voltas que não chegam a lugar nenhum.
Em momentos de trabalho, também é preciso entender que assuntos paralelos podem prejudicar o objetivo do trabalho, e que por isso devem ser evitados.
O mundo corporativo vive correndo contra o tempo. Em grande parte das empresas não há espaço para erros ou atrasos, portando, uma comunicação em equipe eficaz é capaz de fazer com que informações possam fluir rapidamente, aproveitando melhor as oportunidades.
A confiança na comunicação em equipe se estabelece com base em franqueza, empatia e respeito.
Estes três elementos são construídos com o tempo, através de um processo desafiador, mas que não deixa brechas para fofocas e especulações que abalam o relacionamento entre colegas.
Atitudes agressivas ou de julgamento vazio podem soar como censura à opinião de outro colega. Na comunicação em equipe eficaz não há esse tipo de comportamento negativo, que gera um medo do ridículo e introspecção.
O diálogo aberto evita que boas ideias possam ser inibidas pela insegurança e medo da rejeição, permitindo que todos tenham autoconfiança suficiente para participar ativamente.
Se sua empresa sofre com algum desses problemas causados pela falta de comunicação em equipe, algumas medidas podem ajudar a reverter essa situação. Confira:
Para engajar melhor uma equipe e permitir que todos estejam com as mesmas informações em mente, um painel informativo é uma dica bem útil.
Nele é possível reunir todas as decisões e ideias sobre um projeto, de preferência de uma forma mais leve e de fácil entendimento para todos os interessados.
O feedback é fundamental para que o colaborador se sinta valorizado pelo seu desempenho.
Para melhorar a comunicação em equipe, um passo importante é adotar na empresa uma cultura onde o feedback é constante, entre líderes e até mesmo colegas de mesmo nível hierárquico.
A proposta é que haja uma troca constante, onde as opiniões sejam expostas de forma a enriquecer o trabalho, sem julgamentos vazios. Além de criar um ambiente onde todos se sentem mais confortáveis para contribuir, o resultado final é sempre mais satisfatório.
Muita informação de uma só vez pode sobrecarregar a mente de qualquer pessoa. Para uma boa comunicação em equipe, com todos os interessados focados em um mesmo tópico, é importante estabelecer um cronograma.
Ou seja, informações soltas e frequentes podem atrapalhar o trabalho. O ideal é indicar datas para a divulgação de informações ou para o cumprimento de determinadas demandas menos urgentes.
As reuniões são essenciais para manter uma boa comunicação em equipe. Esse contato presencial mantém os membros próximos e interagindo constantemente.
Seja uma vez por semana ou quinzenalmente, é necessário reunir todos os profissionais da equipe para compartilharem suas respectivas dúvidas e preocupações, assim como aproveitar esse momento para repassar questões sobre o trabalho, atualizar o progresso de metas e definir novas ações.
Promover esse encontro de todos através de reuniões é uma forma de manter a equipe engajada, olho no olho. Esses momentos são essenciais para fortalecer a sensação de importância, de foco em um objetivo maior e, consequentemente, melhorar o desempenho de todos.
A comunicação em equipe fica muito mais fácil e ágil quando há uma ferramenta tecnológica para auxiliar no processo.
Quando a equipe está produzindo conjuntamente um flyer, por exemplo, uma plataforma de edição colaborativa permite que todos façam ajustes e exponham com mais propriedade a ideia que tiveram.
Ter que enviar constantemente o arquivo para outros membros da equipe, além de dificultar a integração de ideias, atrasa muito a finalização do projeto.
As redes sociais corporativas são mais recentes no mercado corporativo e muitos gestores ainda pensam nelas como descartáveis.
Porém, para a comunicação em equipe, elas são ferramentas valiosas. Assim como no caso das ferramentas colaborativas, elas permitem uma troca de ideias mais rápida, mesmo para profissionais de setores diferentes, mas que trabalham em um mesmo projeto.
O bem-estar dos profissionais é determinante para uma boa comunicação em equipe. Eles devem se sentir à vontade e, principalmente, motivados com os projetos nos quais estiverem envolvidos.
Por isso, é importante que a cultura organizacional promova um ambiente saudável, onde todos possam nutrir uma troca positiva tanto nos momentos de trabalho, quanto de pausa.
Assim, os profissionais poderão conviver em clima mais leve e que evita estresse e tensão, elementos que prejudicam muito o desempenho das atividades.
Essas foram nossas dicas de como trabalhar a comunicação em equipe.
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