As lideranças têm um papel indiscutivelmente importante dentro das empresas, inclusive quando se trata de compartilhar conhecimento.
Porém, ainda paira no ambiente corporativo uma ideia de que dividir ideias pode colocar o profissional em desvantagem, o que não é verdade. O conhecimento é uma poderosa chave para estimular não só o crescimento da empresa, mas também de cada colaborador.
E a responsabilidade por mostrar isso às equipes e difundir uma cultura que compartilha esse conhecimento é uma tarefa dos líderes, que são os verdadeiros influenciadores dentro do ambiente de trabalho.
Neste artigo, vamos explicar qual a importância de compartilhar conhecimento, os benefícios dessa prática e de que maneira a gestão pode fazer dela um hábito, transformando a cultura organizacional.
Acompanhe!
Estamos vivendo em uma época em que o conhecimento está mais acessível. A internet e a transformação digital permitem que busquemos informação a qualquer hora, em qualquer lugar.
Por isso, o ato de compartilhar conhecimento dentro do ambiente de trabalho deveria ser natural, potencializando essa vantagem que a tecnologia nos oferece. Porém, esta ação ainda é um desafio para as empresas.
Muitas vezes não há uma preocupação em compartilhar as ideias que estão transitando por cada um dos colaboradores. Há também outros fatores, como o individualismo e a timidez, que criam barreiras de comunicação muito negativas.
É preciso enxergar o valor de uma cultura colaborativa e ignorar pensamentos mesquinhos de que discutir ideias é colocar o próprio cargo em jogo.
Ao compartilhar conhecimento, a empresa começa a notar benefícios como:
O conhecimento coletivo se dá através de uma troca constante de saberes, que contribui para uma cultura de alta performance.
Os colaboradores se tornam muito mais produtivos e motivados, mais assertivos na resolução de problemas, pois soluções que deram certo anteriormente são compartilhadas e utilizadas na construção de novos processos
O mundo moderno é contextualizado pela inovação e criatividade. Fazer com que essas bases circulem dentro do ambiente corporativo é essencial para que as empresas se mantenham competitivas.
Quando as pessoas se dispõem a trabalhar juntas e colocam as ideias para para funcionar, as chances de desenvolver algo novo e com potencial são muito maiores.
O trabalho em equipe é um benefício muito importante da troca de conhecimento. Ele faz com que a competitividade dê espaço para um engajamento mais aberto e positivo, dessa forma todos se fortalecem.
O espírito de equipe e o senso de união faz com que todos cresçam conjuntamente, gerando um orgulho em fazer parte daquele time e fazendo com que todos estejam sempre dispostos a lutar pelo objetivo comum.
O desenvolvimento profissional é algo que todos buscam em uma empresa. Compartilhar conhecimento é uma forma de promover essa evolução de forma natural, no cotidiano das atividades da companhia.
Aqueles que repassam aprendizado a outros colegas são vistos como talentosos e valorizados pela gestão. Assim, esse profissional acaba tendo oportunidade de crescer mais na empresa, se tornando uma inspiração para os demais, que passam a adotar a mesma postura.
Isso cria um ciclo em que todos podem se motivar a serem melhores a cada dia, o que sem dúvida gera resultados muito positivos para o negócio.
Como dito antes, os líderes são os principais influenciadores dentro de uma empresa. Compartilhar aprendizados e informações é algo que deve partir de todos dentro da organização, mas as lideranças podem e devem dar o pontapé inicial para esse processo.
Para isso, basta adotar uma postura mais aberta e disposta a contribuir com todos. Algumas atitudes que são oportunidades para compartilhar conhecimento são:
Imagine que você leu um artigo super interessante para o segmento da sua empresa e enxergou nele alguns aspectos que não tinha considerado antes. Provavelmente outras pessoas que trabalham com você também gostariam de ter acesso a ele, então por que não compartilhar?
Hoje em dia, é muito fácil compartilhar esse tipo de conteúdo. Basta criar um grupo em plataformas como o WhatsApp ou Telegram, por exemplo, específico para esse fim.
Dessa forma, todos ficam por dentro das novidades através da construção de uma comunidade interna.
Um dos pontos que citamos como barreira à cultura do conhecimento é a competitividade hostil dentro da empresa. Um dos fatores que fortalece esse problema é a comunicação interna ineficiente.
Os colaboradores precisam saber de tudo que acontece dentro da empresa, mesmo das pautas que ficam mais a nível de direção.
Utilize ferramentas que façam com que essa informação chegue aos profissionais de todos os setores e os mantenha cientes das metas e resultados que guiam a gestão.
Também ligada ao fortalecimento da comunicação interna, a gestão deve se preocupar em tornar seus colaboradores mais confiantes para expor suas ideias e participar ativamente de debates.
Para isso, é importante manter um um feedback contínuo, disponibilizar um plano de carreira e prezar pelo bem-estar de seus funcionários.
Quanto mais engajados eles estiverem, mais eles sentirão que podem contribuir com o todo e que seu papel dentro da equipe é importante, deixando de lado a insegurança e a timidez.
Essas dicas de como compartilhar conhecimento foram úteis para você? Entenda também o que é a inteligência coletiva e qual seu papel no ambiente corporativo.
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