Você sabia que é possível usar o LinkedIn para fazer contratações? A rede social corporativa tem cada vez mais se tornado uma das principais referências no mundo empresarial.
Isso justamente por encontrar candidatos, divulgar vagas e abrir espaço para debates e experiências entre milhares de trabalhadores.
O recrutamento vem sendo uma das principais funções da ferramenta, algo que tem modificado rotinas e processos nas empresas de todo o planeta. Conheça mais ao longo desse artigo sobre as vantagens de recrutar e divulgar o perfil da sua empresa no Linkedin!
O LinkedIn é uma rede social que foi lançada em 2003 por uma empresa americana. A principal diferença dessa rede para outras conhecidas, como no caso do Facebook ou Instagram, é seu foco estritamente em assuntos corporativos.
Por meio da plataforma, empresas, funcionários, pessoas em busca de emprego e estudantes podem conversar, trocar experiências, conhecer uns aos outros e divulgar e concorrer a vagas de emprego, com processos muitas vezes criados dentro do LinkedIn.
A rede começou a se tornar popular, primeiramente, por parte de profissionais, que se sentiram confortáveis em compartilhar pensamentos sobre a profissão, desafios e conquistas, trocando experiências com outros trabalhadores.
Dentro da plataforma é possível, através dos perfis, criar um levantamento com experiências de trabalho, formações acadêmicas e cursos livres, e até mesmo aproveitar para indicar um colega com quem tenha trabalhado.
Uma outra possibilidade é fortalecer habilidades de colegas e amigos por meio de botões que adicionam a relevância da tarefa daquela pessoa.
Por exemplo, uma pessoa que trabalhou em uma clínica veterinária popular pode endossar uma atividade rotineira, provando por meio de votos de seus colegas e seguidores que ela realmente é apta para desenvolver a função enquanto ocupou-se naquele local.
Ao longo do tempo, o LinkedIn também se tornou um lugar de encontro entre pessoas que estão procurando por emprego e desejam compartilhar seus processos com outras pessoas, que podem ser ou não recrutadores em empresas.
Essa proximidade com realidades e feedbacks de quem está vivenciando processos de seleção vem ajudando empresas a melhorarem cada vez mais seus modos de operação, muitas vezes se interessando por candidatos que se mostram corajosos.
A participação de empresas no LinkedIn, seja por meio de seus recrutadores ou por profissionais que cuidam das páginas corporativas, vem acendendo um novo momento para o mercado de contratações, algo que anima milhares de pessoas em busca de emprego.
Por exemplo, uma empresa de demolição de casas pode encontrar facilmente um novo engenheiro para assumir um cargo que será aberto.
Esse encontro pode ocorrer por meio de iniciativas da própria empresa, seja ofertando pelas ferramentas dispostas pelo site, procurando por profissionais indicados ou que estejam participando da rede ou filtrando currículos por meio de postagens.
Atualmente, é possível encontrar um catálogo de empresas que realizam seus processos pela plataforma, algo que também se mostra financeiramente interessante para procedimentos dentro da corporação, demandando poucas etapas e mais exatidão.
Conforme explicado, não é mais nenhuma novidade que empresas em todo o mundo definem como mais prático e menos custoso realizar recrutamentos por meio do LinkedIn. Além disso, os resultados quase sempre são os mais certeiros possíveis.
Com todas as ferramentas e vantagens que a plataforma oferece, não se torna mais viável fazer as tradicionais divulgações de vagas em jornais ou pagar pelo serviço de grandes empresas de recrutamento, que muitas vezes podem não acertar no pedido do cliente.
Além disso, em tempos de pandemia, onde muitas pessoas não podem se deslocar para stand feira de empregos ou estar aglomeradas em filas de entrevistas em empresas de recursos humanos, o LinkedIn vem ainda como uma excelente solução para novos tempos.
Conheça melhor algumas das vantagens e modos de contratação de empresas via LinkedIn e entenda de uma vez a importância dessa escolha para o processo da sua empresa:
Além da plataforma de postagem de vagas, que é uma das melhores opções relacionadas à recrutamento pelo LinkedIn, uma empresa que está em busca de um candidato pode também utilizar todos os espaços de comunicação para divulgar um processo seletivo.
O candidato terá que fornecer informações de acordo com a preferência da empresa, sendo as principais lacunas a serem preenchidas:
Além das postagens de artigos na página da instituição, o recrutador da empresa também pode compartilhar a mensagem da disponibilidade de uma vaga com pessoas de sua própria rede de contatos, que podem compartilhar com outras pessoas, e assim por diante.
O recrutador responsável por novos atendentes em uma loja de auto peças universal pode, por exemplo, compartilhar uma vaga dentro da página da loja, compartilhar dentro de seu perfil pessoal, e recolher informações de interessados nestes e em outros lugares.
Uma das possibilidades mais interessantes dentro do LinkedIn é a vantagem de verificar pessoas que trabalham em determinadas empresas, ou que são conhecidas de pessoas da nossa rede, e saber melhor suas experiências e situações acadêmicas.
O perfil no LinkedIn funciona como uma espécie de currículo online, com implementações em comparação com o convencional, como por exemplo, as partes de links que levam às empresas onde trabalharam ou os depoimentos e recomendações.
Além disso, a vantagem sobressai, ainda, pela forma que se tem em entender as experiências na academia, por meio de link de trabalhos, notas, participações, grêmios e outras atividades, como se fosse uma espécie de banner acadêmico.
Se você está na rede social da sua empresa no LinkedIn, poderá ver que a plataforma permite a interação entre funcionários, disponibilizando recursos que permitam com que um profissional diga que trabalha naquela empresa.
A partir daí, é possível visitar o perfil de profissionais contratados e procurar por colegas ou amigos que tiveram algum tipo de experiência com a companhia, e que de certa forma ela afirma pela própria plataforma que estas são pessoas qualificadas.
Uma fábrica de calendário personalizado com fotos, por exemplo, pode procurar por novos designers para compor sua cartela de colaboradores a partir da instituição onde o profissional que já trabalha na empresa se formou.
Essa é uma forma de indicação indireta, que muitas vezes proporciona bons resultados.
O recrutamento pelo LinkedIn tem resultados vantajosos para as empresas, mas para além disso, ter um perfil da corporação no LinkedIn pode trazer mais oportunidades de crescimento para o negócio, relacionados à interação, valor e oportunidades de clientes.
Conheça abaixo outros resultados alcançados com a participação corporativa na plataforma LinkedIn:
Os colaboradores de uma empresa que estão no LinkedIn, em geral, vão ser as pessoas que mais vão consumir seus conteúdos. Isso porque os funcionários gostam de saber novidades no local onde trabalham, e têm uma aderência maior a essa comunicação.
Aproveite para fazer do LinkedIn um local de interação com aqueles que apoiam suas iniciativas, mas não se restrinja apenas em esperar que eles sejam os personagens mais ativos nessa forma de relacionamento. Quando puder, também crie interações.
Por exemplo, você pode compartilhar na página da empresa uma foto com o novo cordão para crachá personalizado, e marcar na publicação o perfil dos colaboradores. Com certeza, essa interação vai ser bem-vista, e outras pessoas conhecerão seus funcionários.
Aproveite que a rede social irá reunir pessoas interessadas em negócios para divulgar algumas informações relevantes para sua empresa, como forma de propaganda para vendas e também transparência para clientes.
Sempre que puder, compartilhe informações sobre conquistas, momentos especiais, mudanças na empresa e até mesmo novos desafios que irão iniciar.
Muitas pessoas podem querer saber o que se passa dentro da empresa, inclusive aquelas que podem se transformar em futuros colaboradores.
Atualmente, um negócio que não está no LinkedIn é praticamente esquecido por indivíduos que desejam entrar para o mercado de trabalho. Se você não mostrar que ela existe, e divulgar informações necessárias sobre ela, é possível que as pessoas não a reconheçam.
Além disso, estar no LinkedIn também é interessante para os seus colaboradores. Muitos podem querer passar para novos desafios no futuro, e sem o mínimo de informações sobre onde trabalharam em seus currículos abertos na página, podem não passar em processos.
Fazendo uma breve pesquisa na rede é possível notar que as grandes empresas de sua cidade e país estão na plataforma, bem como seus colaboradores, que por agregarem o nome e perfil da empresa, fazem uma propaganda orgânica dela.
Criar um perfil na rede é simples, bastando apenas informações de praxe da sua empresa. Não deixe uma ou várias oportunidades passarem por falta de divulgação!
O LinkedIn tem cada vez mais se mostrado como uma ferramenta necessária para encontro de novos e bons profissionais, recrutamentos mais práticos e também vantagens como criação de valor, boa relação com colaboradores e muito mais.
Se a sua empresa ainda não está na rede, corra para reverter essa situação. Em pouco tempo você verá como vale a pena estar antenado em uma das redes sociais que mais crescem no mundo!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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