A transformação digital revolucionou a área de Recursos Humanos nas empresas. Se por muito tempo ela teve seu papel estratégico pouco valorizado ou sequer reconhecido, hoje as novas tecnologias colocam cada vez mais peso à sua atuação como uma peça essencial para o sucesso de um negócio.
Entender como isso acontece e a amplitude do leque de possibilidades que se desenha – atualmente e para o futuro – é indispensável para qualquer profissional. Não apenas pelo ganho de uma visão atualizada, mas também pelo crescimento.
Continue lendo esse post e conheça os avanços e os impactos da transformação digital na área de Recursos Humanos.
A transformação digital é o processo por meio do qual as empresas incorporam tecnologias digitais em seu dia a dia. Isso acontece como uma evolução, proporcionada pelo surgimento de soluções cada vez melhores, capazes de atender necessidades específicas. O resultado é aumento de performance, de produtividade, de assertividade, redução de burocracia, redução de custos e agilidade na execução de tarefas e rotinas.
Para as organizações como um todo, o impacto disso vai muito além de questões operacionais. Essa transformação tem efeitos diretos no aumento do potencial estratégico dos negócios, levando a competitividade para outro patamar. Sendo assim, nenhuma empresa pode, atualmente, abrir mão de soluções digitais.
Entretanto, nem todas as empresas sabem como aproveitar ao máximo essa revolução. A compreensão desse fenômeno deve ser aprofundada e as organizações devem adotar o digital como uma cultura, como parte do negócio, e não apenas como ferramentas pontuais.
É uma mudança estrutural, no modo pensar, agir e transformar os negócios. A necessidade de compreender essa mudança está demonstrada em uma pesquisa da consultoria Accenture, que afirma que as empresas que entendem a transformação digital são 26% mais lucrativas que as demais.
Por muitas décadas, o RH foi marcado por uma visão e um cotidiano burocrático. Ainda hoje, há quem confunda Recursos Humanos com Departamento Pessoal, como se o último fosse a essência do primeiro. Não é e nunca foi, pois, mesmo antes das novas tecnologias, a área não se limitava às burocracias de DP.
Porém, apesar de desde sempre ter condições de atuar de forma decisiva nos resultados das companhias, foi somente com a transformação digital que a área pôde revelar o máximo de sua potencialidade.
Talvez o impacto mais profundo tenha sido a automação de rotinas e processos burocráticos. Muitas tarefas regulares que eram realizadas manualmente hoje podem ser feitas de forma automática, ocupando menos pessoas, levando menos tempo e tendo cada vez menos erros.
Um exemplo clássico é a automação da folha de pagamento. Essa e outras rotinas, ao serem digitalizadas, liberaram as pessoas de tarefas repetitivas, permitindo que o potencial humano da área seja melhor aproveitado em atividades realmente estratégicas.
Entretanto, a transformação digital trouxe para o RH muito mais que automação de processos. Ela oferece recursos capazes de suportar uma atuação estratégica muito mais contundente, preparada para oferecer soluções, mensurar resultados, apresentar números, atuar efetivamente e transformar os resultados da empresa.
Na verdade, a expressão “RH estratégico” já é uma realidade consolidada nas empresas mais avançadas e essa constatação talvez seja a maior marca dessa transformação.
Ao dispor de tecnologia para reduzir processos manuais demorados e avaliar, planejar e executar ações específicas, o RH passa a ter um papel de protagonismo dentro da gestão estratégica. Isso significa que a transformação digital passou a dar plenas condições para que a área desenvolva um trabalho focado em resultados para o negócio.
Com o suporte das tecnologias digitais, o RH pode agir em muitas frentes de forma assertiva e com máxima eficiência, mostrando resultados e contribuindo para alavancar a performance de uma empresa. Aqui estão algumas delas:
O grande efeito provocado pela transformação digital na área de RH foi levá-la a um novo patamar de atuação. Hoje, seus profissionais podem ser valorizados não apenas por desempenhar um papel de suporte, que sempre foi indispensável a qualquer organização, mas também por se destacarem como atores plenamente ativos nos rumos e nos resultados alcançados pela empresa. É uma mudança de visão, de posicionamento e de relevância.
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