Você sabia que colaboradores felizes produzem muito mais? Segundo um estudo realizado pela Robert Half, empresa referência na área de recrutamento especializado, o setor de Marketing e de Criação são as áreas de atuação que mais concentram profissionais realizados e satisfeitos com suas condições de trabalho.
O estudo traça, ainda, um perfil da felicidade no ambiente corporativo, identificando as principais características dos colaboradores felizes da seguinte forma:
Mas quais serão os demais fatores que proporcionam felicidade ao colaborador, a ponto de estimular a sua produtividade e, consequentemente, torná-lo ainda mais valioso para a empresa?
No conteúdo a seguir você conhecerá 5 motivos de felicidade que devem ser avaliados pela equipe de Gestão e Recursos Humanos no ambiente de trabalho. Vale destacar que os insights não se resumem a um segmento específico mas, sim, a qualquer tipo de empresa.
Acompanhe e saiba mais!
Enquanto nos velhos processos de gestão os colaboradores eram vistos apenas como peça produtiva, a tendência atual é manter um funcionário focado na produção, mas considerando também suas fraquezas, dificuldades, habilidades e sentimentos.
Sendo assim, para que um colaborador atinja seus melhores índices de produção, suas vivências, emoções e necessidades pessoais devem fazer parte do processo de gestão e desenvolvimento da empresa.
Um profissional feliz é aquele que mantém sua vida profissional e pessoal em constante equilíbrio, bem como sua saúde e bem-estar. Ainda, é aquele que realiza suas tarefas com assertividade, uma vez que já dialoga e oferece/recebe feedbacks saudáveis de seus gestores.
Manter um time feliz e motivado é uma das peças-chave no controle dos níveis de absenteísmo e turnover, bem como aumento da produtividade e satisfação pessoal
Mas você sabe como manter seus colabores felizes? Algumas práticas atuam diretamente na motivação e aumento do bem-estar no ambiente corporativo. Conheça algumas delas.
Trabalhar em um ambiente acolhedor, tranquilo e que favoreça a construção de relações saudáveis crucial para manter os colaboradores felizes. Um clima organizacional permite um diálogo mais aberto e sincero, o que é fundamental para a troca de experiências, ajuda e tomada de decisões em conjunto.
A fim de estreitar o relacionamento entre os membros do time, a realização de eventos informais, como happy-hours, ações comemorativas, almoços e jantares com a equipe tendem a fazer sucesso. Não basta pensar somente na atuação profissional dentro da empresa. Para que haja uma satisfação completa, os gestores devem oferecer experiências adicionais que gerem conforto, proximidade e envolvimento.
Ao ser admitido em uma empresa, todo colaborador considera o crescimento profissional como meta principal. E o caminho que o levará rumo a esta conquista precisa estar muito claro.
Sendo assim, o gestor deve oferecer um plano de carreira transparente e preciso, constituído de fases e metas que deverão ser cumpridas para que a carreira decole. O ideal é que o plano de carreira seja personalizado individualmente, considerando as habilidades, aptidões e dificuldades de cada colaborador.
A possibilidade de ser realocado de setor, cargo e, consequentemente, receber um plus no salário, são alguns aspectos que proporcionam a satisfação pessoal do colaborador, deixando-o feliz e motivado.
Além dos benefícios trabalhistas previstos em lei, como vale-transporte e vale-alimentação, existem alguns benefícios extras que tornam a oportunidade profissional muito mais atrativa. Consequentemente, os profissionais sentem-se ainda mais interessados, felizes e motivados em pertencer ao time.
Você já pensou em oferecer um bom seguro-saúde para seus colaboradores? Ao contar com uma segurança médica de qualidade para sua família, questões pessoais relacionadas a saúde tendem a ser melhores gerenciadas no núcleo familiar. Assim, o colaborador reduz os níveis de estresse no ambiente externo, refletindo positivamente em suas ações na rotina da empresa.
Além do seguro-saúde, há alguns benefícios que cativam os colaboradores e os motivam. Quer exemplos? Convênio com faculdades, farmácia e academias, descontos em cursos de idiomas e day-off no dia do aniversário são algumas opções interessantes.
O reconhecimento profissional é uma das palavras-chave no mundo corporativo. Afinal, um funcionário feliz e motivado produz mais e, principalmente, melhor. Se a cada nova conquista seu trabalho for reconhecido, o próximo resultado positivo estará ainda mais próximo, já que haverá ainda mais esforço por entregas de qualidade.
Há quem pense que apenas menções honrosas são o suficiente. Não há como negar que homenagens públicas são bem-vindas, no entanto, o reconhecimento deve vir, também, em forma de benefícios.
Oferecer um bônus financeiro atrelado ao salário mensal é uma opção que agrada qualquer colaborador. Quando pertinente, uma promoção de cargo também é interessante. O importante, na verdade, é que o profissional sinta que seu esforço e dedicação estão sendo observados pelos gestores.
Uma outra vantagem de valorizar as conquistas dos funcionários é o exemplo para os demais colaboradores. Quando um colega de profissão é reconhecido, há um estímulo natural aos demais, para que se esforcem e conquistem o mesmo resultado.
É muito comum que alguns profissionais confundam engajamento com felicidade. Mas são conceitos diferentes. Dizer que uma equipe profissional é engajada significa que ela é participativa. No entanto, nem sempre um time engajado é um time feliz. É preciso trabalhar os dois conceitos.
Para manter uma equipe feliz e engajada, é necessário:
É válido destacar que profissionais mais engajados tendem a conquistar suas metas de maneira orgânica, uma vez que sentem-se acolhidos e, de fato, pertencentes a empresa.
E então, viu como manter seus colaboradores felizes pode elevar o nível de produção e sucesso da sua empresa? Aposte neste aspecto e otimize sua gestão! Para aprofundar sua reflexão, aproveite e entenda melhor o que são e como funcionam os benefícios flexíveis. Até breve!
A liderança comunicadora é uma das habilidades mais valorizadas no mundo corporativo, mas também uma…
O endomarketing é uma área/função estratégica muito importante para construir uma cultura organizacional forte e…
Seu comunicado interno ainda é aquele email que ninguém abre? Vamos mudar isso! Para quem…
Ruídos na comunicação são um dos principais desafios nas empresas atualmente. Eles prejudicam a transmissão…
Nos últimos anos, a infoxicação nas empresas se tornou um desafio silencioso que afeta a…
Imagine um ambiente onde as pessoas não apenas trabalham, mas que também ofereça benefícios corporativos…
Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação
Leia mais