O cálculo de turnover fornece dados importantes para o processo de mensuração, análise e definição de estratégias para o RH. Esse dado é essencial para contextualizar as relações internas da empresa e as políticas de retenção de talentos.
Neste artigo, você entenderá melhor qual é o papel e a importância do cálculo de turnover, além de conferir o que deve ser considerado para calcular esse índice corretamente.
O turnover, também conhecido como índice de rotatividade de colaboradores, representa a situação da empresa em relação ao número de demissões e contratações de novos profissionais na organização. Essa rotatividade pode indicar diversos problemas, como baixa produtividade, equipes desmotivadas e até prejuízos financeiros.
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Por isso, o cálculo de turnover é um indicador importante da saúde do capital humano de uma empresa, mostrando se a estratégia de retenção de talentos está sendo eficaz. O objetivo não é apenas atingir um turnover baixo, mas manter um índice saudável, revisando constantemente as ações de engajamento para evitar um desempenho negativo.
O cálculo de turnover é um indicador muito importante para um RH estratégico. Ele permite identificar falhas que podem prejudicar a imagem da empresa e as metas de desenvolvimento previstas no planejamento. Os efeitos de um alto turnover podem ser devastadores, chegando a enfraquecer toda a organização frente ao mercado e à concorrência.
Além disso, o turnover serve como base para elaborar e aprimorar táticas de trabalho, permitindo que o negócio se adapte e evolua conforme as mudanças no contexto da área de atuação.
Calcular a taxa de turnover também aponta o desfalque ao capital humano durante uma crise, como observado através da taxa de desemprego no Brasil em vista da Covid-19, por exemplo.
Quando o índice de turnover é muito alto, a empresa enfrenta mais gastos com processos de recrutamento, contratação e treinamento. Dependendo dos cargos afetados, até a relação com empresas parceiras pode ser prejudicada.
Embora encontrar o índice de rotatividade de colaboradores não resolva todos os problemas da empresa, ele é um bom ponto de partida, permitindo a avaliação do cenário geral e incentivando estudos mais específicos para ações corretivas e preventivas.
O cálculo de turnover pode variar conforme o que a empresa deseja analisar. A classificação de turnover pode ser voltada para diferentes tipos:
Definir um objetivo para o cálculo é essencial para escolher a melhor forma de aplicá-lo. De maneira geral, existe o que se chama de cálculo de turnover tradicional ou geral, que segue a seguinte estrutura:
(Admissões mensais + desligamentos mensais / total de colaboradores) X 100
Para saber se o resultado é positivo, consulte a média de turnover em empresas semelhantes, sendo que o valor não deve estar acima de 5% da média.
Dica: O cálculo pode variar em relação ao período (mensal, semestral ou anual) e pode ser aplicado separadamente em cada área da empresa para identificar áreas que demandam mais atenção do RH.
As ações focadas em corrigir os resultados do cálculo de turnover devem ser embasadas em acompanhamento constante. Pesquisas de satisfação de colaboradores e políticas de avaliação de desempenho contínuas ajudam a monitorar setores e profissionais, identificando causas prováveis de rotatividade.
Uma base de turnover monitorada com frequência pode incluir questões específicas como benefícios, condições de saúde e segurança no trabalho, perspectivas profissionais ou conflitos entre colegas.
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Embora o cálculo de turnover seja simples, ele exige muita estratégia e escolha de aspectos-chave. Com a consultoria em alta performance da Culture Amp, sua empresa receberá auxílio para definir um plano de ação personalizado, tornando as equipes mais engajadas e menos propensas à rotatividade. A ferramenta conta com algoritmos e um dashboard que facilita a visualização e o monitoramento do indicador de turnover geral e turnover por área, auxiliando RHs e lideranças na tomada de decisão e ações que precisam ser colocadas em prática para engajar colaboradores e melhorar o bem-estar no ambiente corporativo.
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