O mercado dos dias de hoje é baseado na adoção de estratégias que ofereçam valor competitivo para as empresas. Você sabe o que é BPO? É uma destas soluções estratégicas.
Atualmente, os gestores sabem a importância de focar em seu core business, ou seja, focar nas suas prioridades, nas atividades primárias e que são a principal fonte de lucro para seu negócio. Mas muitos não sabem o que é BPO e qual seu papel nesse tipo de situação.
Muitas vezes esse tipo de pensamento nem recebe a atenção necessária, visto que a rotina de trabalho costuma ser intensa, com uma enorme variedade de demandas urgentes que surgem a todo momento. A estratégia para focar no que importa acaba não sendo concretizada.
Mas hoje, neste artigo, você saberá o que é BPO. Mais do que isso, além de saber o que é BPO, você também entenderá a importância de adotá-lo em sua empresa e quais as vantagens que essa solução pode trazer para os processos internos do seu negócio.
Se interessou por esse assunto? Então continue lendo para conferir tudo que você precisa saber.
BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, que, na tradução para o português, significa Terceirização de Processo de Negócios.
A terceirização de serviços, de forma geral, é uma tendência cada vez mais forte no mundo corporativo. Por exemplo, não é incomum que empresas optem por terceirizar a limpeza, o transporte, o setor financeiro, o setor de tecnologia, RH, entre outros.
Isso acontece quando a atividade-fim do negócio não tem nenhuma relação com aquele setor, mas depende dele para funcionar de forma plena.
Mas o que é BPO e qual a relação com essa estratégia de terceirizar setores?
Bem, sabemos que a terceirização não é um processo simples. Ele se resume em uma parceria entre duas empresas ou uma empresa e um profissional prestador de serviços. Ou seja, é, acima de tudo, um acordo em que ambas as partes devem sair beneficiadas.
Esse acordo é bem específico e exige uma clareza nas condições, prazos e consequências do não cumprimento dos mesmos. Dentro disso, existem diversos documentos envolvidos, que exigem uma atenção especial.
Em outras palavras, a terceirização é uma burocracia inevitável com a qual é preciso lidar em busca da realização de um objetivo maior.
Aqui, quando pensamos em todo esse processo envolto em burocracia e cuidado, é que começamos a entender o que é BPO.
O BPO nada mais é do que uma tendência, uma saída inteligente que empresas de diversos portes e ramos de atuação encontram para resolver esse processo de maneira eficiente.
Grandes empresas que escolhem terceirizar seus processos em outros países, como acontece na Índia, China, por exemplo, a administração de todo esse trabalho toma uma dimensão muito maior e consequentemente é impossível uma mesma gestão dar conta de tudo.
A prática de terceirização é sinônimo de redução de custos e proporcional aumento da margem de lucro. Em contrapartida, quanto mais terceirizada uma empresa é, maior fica a complexidade entre a relação de trabalho com outras empresas prestadoras de serviços.
O BPO é justamente terceirizar essa parte administrativa e permitir que outra empresa cuide da parte burocrática depois da sua tomada de decisão.
Para isso, existem empresas focadas em oferecer serviços de BPO, especializadas e com tecnologia e metodologia de gestão avançadas, promovendo eficiência e inovação.
Através dessa estratégia, é possível garantir a otimização de tarefas administrativas com sistemas e integrações, de forma mais segura.
A necessidade de adesão ao modelo BPO também reflete o desenvolvimento da empresa.
Se o gestor sente que não está conseguindo focar no que importa com exclusividade, ou que há setores demais para serem administrados por uma mesma gestão, é sinal de que o negócio cresceu e está expandindo suas fronteiras.
Nada melhor do que contar com profissionais especializados para cuidarem de questões complexas dentro da firma.
O BPO é sim uma forma de terceirização, só que mais focada em atendimento e não em tarefas operacionais. Ele é um atendimento personalizado que terá foco voltado para as atividades-meio daquela empresa que o contrata.
Para resumir o que é BPO, podemos dizer que suas principais características são:
Você já sabe o que é BPO e pode estar se perguntando que benefícios essa medida pode trazer para sua empresa, o que é muito compreensível.
Como pudemos ver, o BPO é uma solução que torna a gestão mais estratégica, modelo que naturalmente vem sendo muito valorizado pelas empresas por sua capacidade de gerar lucro e garantir espaço na competitividade do mercado.
A necessidade de lidar com a alta demanda em vários departamentos simultaneamente é o que faz do BPO uma saída muito eficaz. Seja no setor de tecnologia, jurídico, financeiro, ou de recursos humanos, há sempre muita coisa a ser resolvida.
Há sempre questões que precisam de mais atenção, e com uma empresa especializada, é possível obter o melhor desempenho de tudo isso.
Vejamos a seguir, com mais detalhes, quais são os benefícios mais atrativos:
Ao adotar o BPO, o departamento não precisará se preocupar com questões operacionais, e sim às tarefas estratégicas e específicas do negócio.
No departamento de RH, por exemplo, não precisar gastar tempo e energia com processos de folha de pagamento e gestão de pessoal é uma vantagem enorme para o foco da empresa.
O aumento da produtividade é um processo natural de uma atenção maior às metas e resultados.
Uma das maiores vantagens do BPO é não precisar gastar muito para ter o melhor.
As empresas especializadas contam com a melhor tecnologia, fazendo com que o investimento com equipamentos e servidores já não seja mais necessário, reduzindo custos nessa área.
Ter a tecnologia de última geração e contando com profissionais especializados em desempenho, sem dúvidas a agilidade será muito maior.
Até porque a burocracia será administrada por quem sabe diminuir o tempo gasto com ela, implementando novos sistemas de contratação e folha de pagamento online.
Imagine diminuir o número de erros nos processos? Entendendo o que é BPO e buscando aplicar essa estratégia, as chances de cometer falhas caem consideravelmente.
Isso gera benefícios muito expressivos, já que a diminuição de erros significa mais agilidade e menos retrabalho, além de uma identificação muito mais rápida e precisa de gargalos caso ocorra algum problema esporádico.
Como já dissemos, o BPO fornece um serviço especializado dentro da sua empresa, sem exigir investimentos inalcançáveis.
Formar uma equipe de profissionais especializados para atuar no ambiente interno, além de garantir o equipamento de última geração, são coisas que custam muito caro e por isso, muitas empresas não dispõe destas vantagens.
O BPO é uma solução acessível que permite usufruir delas.
Você já sabe o que é BPO e com certeza entende a importância de adotar estratégias na gestão para obter melhores resultados. Sendo assim, confira também nosso artigo sobre Terceirização de folha de pagamento e as vantagens para sua empresa.
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