Você sabe qual a importância de manter um ambiente de trabalho saudável? Essa questão está diretamente relacionada com a produtividade e eficiência da empresa.
Hoje as empresas estão cada vez mais conscientes de que cada membro de sua estrutura é parte essencial de todo o processo de produtividade, cada qual com suas particularidades e limites.
O capital humano é um dos tópicos de maior importância em uma gestão focada em bons resultados, e por isso, entende-se que é função da empresa proporcionar as condições de trabalho ideais para que todos possam contribuir para o cumprimento das metas traçadas.
É claro que um ambiente de trabalho saudável não é um objetivo simples de ser alcançado, muito menos com uma única atitude. É um processo de construção complexo e que envolve diversas ações contínuas.
Um ambiente de trabalho saudável é construído por gestores e colaboradores de forma conjunta, em sintonia.
Neste texto, vamos falar sobre a importância da construção de um ambiente saudável, assim como algumas dicas que auxiliam muito na conquista desse modelo.
Acompanhe!
O local de trabalho é onde as pessoas dedicam a maior parte do seu dia. Passar tanto tempo em condições desconfortáveis e inadequadas, com um clima ruim e pesado, sem motivações aparentes, pode ser muito prejudicial.
Trabalhar em um ambiente negativo pode resultar em complicações à saúde, sejam elas físicas ou psicológicas. Em outro cenário, pode provocar a evasão de profissionais muito competentes e habilidosos, sendo uma perda muito negativa para o negócio.
O local de trabalho considerado ruim impede que a pessoa se sinta acolhida e valorizada, refletindo em baixo desempenho e consequentemente, na improdutividade da empresa.
Dessa forma, podemos ver que um ambiente de trabalho saudável é importante tanto para a empresa, quanto para os colaboradores, proporcionando motivação e bons resultados.
Ao notar que a empresa se preocupa com seu bem-estar, o profissional acredita na sua capacidade de crescer na carreira se contribuir com o crescimento do negócio, se esforçando ainda mais para dar o seu melhor.
Como dissemos, um ambiente de trabalho saudável envolve uma construção complexa e estratégica. É importante adaptar a rotina da empresa de forma a cumprir pequenos passos que, no fim, entregarão ótimos resultados.
Veja a seguir algumas dicas práticas:
O clima organizacional está diretamente relacionado ao ambiente de trabalho saudável.
Portanto, trabalhar a integração entre colaboradores é uma medida capaz de mostrar a eles que estão em busca de um mesmo objetivo e, como tal, devem trabalhar em parceria.
Essa integração pode se dar através de diversas estratégias de endomarketing, melhorando a comunicação interna e dando espaço para que sejam feitos mais debates, exposições de dúvidas e sugestões e incentivo à cooperatividade.
Como dissemos anteriormente, o trabalho é muitas vezes a nossa segunda casa, por conta do tempo que passamos nele. Passar tanto tempo em um lugar desconfortável pode ser muito estressante e provocar esgotamento rapidamente.
Por esse motivo, o ideal é investir em espaços confortáveis, com boa iluminação, ventilação, cadeiras acolchoadas e com visual acolhedor.
É importante pensar em um espaço reservado para que seus colaboradores possam tirar um tempo de descanso. Intervalos são essenciais para recuperar as energias e também para interagir com os colegas de trabalho.
Disponibilizar utensílios básicos como microondas, cafeteira, geladeira, frutas e outros alimentos saudáveis dos quais os funcionários possam usufruir é importante para tornar o ambiente de trabalho saudável e estimulante.
Reconhecer as conquistas do grupo e dar crédito a elas é uma forma eficiente de manter colaboradores mais engajados e produtivos.
Quando uma meta for atingida, seja criativo ao recompensá-la. Assim, o gestor estará estimulando, de uma forma saudável, a prática de ações positivas dentro da empresa.
As recompensas podem ser bônus, folgas, brindes, vale-cultura, entre outras. O que vale é a intenção, mostrando que o esforço dos colaboradores é valorizado.
A transparência é um dos fatores mais importantes no processo de construção de um ambiente de trabalho saudável.
Isso quer dizer que todos devem acompanhar de perto todas as mudanças que ocorrerem na gestão do negócio.
Para isso, busque providenciar para que todos os colaboradores possam ter consciência da situação atual da empresa e incentive que façam sugestões de melhorias também.
Mantenha as metas da empresa acessíveis, sendo reforçadas nas reuniões e aliando-as à ferramentas de comunicação interna para que todos possam acompanhar o desempenho de cada setor em virtude delas.
Esse tipo de cuidado evita que surjam boatos, desentendimentos e até uma sensação de insegurança quanto à estabilidade da empresa. Consequentemente, favorece um ambiente de trabalho saudável.
Por falta de atenção ou descuidos desnecessários, muitas empresas acabam gerando certo estresse a seus funcionários.
Para manter um ambiente de trabalho saudável, é importante passar segurança ao colaborador, principalmente no que diz respeito ao cumprimento de prazos como o pagamento do salário em dia ou o depósito do 13º.
Esse cuidado simples evita que os profissionais fiquem desacreditados com a empresa. Uma gestão que segue com comprometimento as datas previstas acaba conquistando o respeito de seus funcionários, que se esforçam para seguir este exemplo.
Podemos não ter consciência disso o tempo todo, mas trabalhar em um local sujo e bagunçado é muito desconfortável e atrapalha o rendimento.
Certifique-se de garantir a integridade do espaço, sempre limpo e organizado. Incentive seus colaboradores a adotarem essa metodologia também, fazendo da empresa um lugar agradável para todos.
Além das pausas durante a rotina, uma boa dica para promover um ambiente de trabalho saudável é escolher uma atividade mais informal para que todos da empresa possam se reunir para um momento descontraído.
Seja um happy hour quinzenal, um passeio ciclístico ou uma caminhada nos finais de semana. Esse tipo de situação será útil para que todos criem laços mais amigáveis que tornarão os dias de trabalho mais leves.
Gostou das nossas dicas de como promover um ambiente de trabalho saudável? Confira também como o gestor pode apoiar o desenvolvimento do colaborador.
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