Já tem algum tempo que as ações de saúde nas empresas deixaram de ser apenas um benefício e se tornaram uma necessidade, devido principalmente à crescente preocupação com o bem-estar físico e mental dos funcionários.
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, por exemplo, apenas em 2020, o número de despesas relacionadas a depressão, ansiedade, estresse e outros transtornos comportamentais aumentou em 30%, provocando mais de 289 mil afastamentos do trabalho.
Esse foi um reflexo direto da pandemia e do cenário de incertezas gerados por ela.
Mas além da questão mental, as ações de saúde também precisam se preocupar com aspectos como postura, acidentes de trabalho e ergonomia. E isso vai muito além das questões humanitárias, impactando diretamente nos resultados de um negócio.
Afinal, o aumento da produtividade, a melhora na sensação de pertencimento, a diminuição do absenteísmo e a redução nos gastos com planos de saúde são apenas algumas das vantagens geradas por essa preocupação concreta com o bem-estar dos empregados.
Quer saber quais ações podem ser aplicadas na sua empresa? Então confira as dicas que separamos para e entenda a importância de ter uma política voltada para o bem-estar profissional, especialmente com um programa de gestão de saúde integrada.
A primeira coisa que qualquer gestor precisa ter em mente é que é obrigação de quem emprega garantir um ambiente seguro e saudável para quem trabalha. Ou seja, é preciso, sim, promover formas de minimizar impactos físicos e mentais no trabalho.
No entanto, as boas lideranças já entendem que essa preocupação está longe de ser um gasto. Na verdade, é justamente o contrário, já que a promoção da saúde corporativa aumenta resultados e ainda reduz custos, gerando benefícios como:
Invista no capital humano com as dicas que separamos para você:
Excesso de conflitos nada produtivos, cargas exaustivas de trabalho e afastamento das lideranças são apenas alguns problemas que podem afetar o clima organizacional e, consequentemente, a relação das pessoas entre si e com a corporação.
Nesse sentido, fazer com que o ambiente de trabalho se torne mais agradável ajuda a reduzir os níveis de estresse, a competividade e a ansiedade, favorecendo a saúde de todos.
Além disso, de acordo com uma pesquisa da consultoria de RH Robert Half, 20% dos colaboradores se dizem desanimados por conta do clima organizacional. Por isso, é preciso mostrar que sua empresa se importa, de fato, com a equipe e não apenas com metas e resultados.
Afinal, um estudo da PwC com a University of Southern California (USC), já revelou que um colaborador feliz é 31% mais produtivo, 3 vezes mais criativo e tem um resultado até 37% superior ao de outros.
Leia também: Como yoga e meditação podem tornar seus colaboradores mais produtivos
Campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho são ótimas formas de promover ações de saúde na empresa e, ao mesmo tempo, conscientizar e educar seus funcionários. Para isso, invista em materiais, kits e participação de especialistas.
Além disso, um programa de educação alimentar também pode ser uma ótima iniciativa.
Afinal, uma alimentação equilibrada fortalece o organismo e aumenta a disposição. Logo, se a sua empresa oferece refeições, uma boa ação de saúde é contar com orientação nutricional para desenvolver o cardápio.
Mas caso você não tenha restaurante na sua organização, tente fazer uma parceria com alguma empresa que possa oferecer frutas frescas para seus colaboradores durante o expediente.
Leia também: Como a flexibilização da jornada de trabalho reflete na saúde do colaborador?
Por fim, mas não menos importe: invista na contratação de um plano de saúde corporativo. Isso porque a contratação desse benefício ajuda o funcionário a se sentir mais valorizado e a economizar com questões de saúde, tanto para ele quanto para familiares.
Nesse sentido, você também pode oferecer um pacote de benefícios corporativos que inclua, além do plano de saúde, plano odontológico, aplicativos de terapia, atividades físicas, bem-estar, hábitos saudáveis, nutrição e saúde mental.
E aí, que tal começar a colocar essas questões em prática?
Se você quiser saber como cuidar das pessoas que atuam em sua empresa sem aumentar muito os seus gastos com seguro saúde, confira nosso e-book Gestão de Sinistros: o papel dos dados no controle dos custos com seguro saúde!
Erros de comunicação interna podem comprometer significativamente o desempenho de uma organização. Isso ocorre porque…
Você conhece os tipos de comunicação interna e o impacto que podem ter na rotina…
Já pensou que uma plataforma de comunicação interna pode ser o que falta na sua…
Você já reparou na quantidade de ruídos de comunicação que acontecem nas empresas? E no…
Gestão de saúde é mais que um conjunto de iniciativas pontuais. Ela envolve a criação…
Benefícios flexíveis são uma excelente forma de atrair e reter talentos em um mercado de…
Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação
Leia mais