Sua empresa realiza ações de endomarketing em datas comemorativas? Você sabe qual a real importância disso?
As ações de endomarketing não devem ser colocadas em prática apenas quando o gestor achar que convém. Elas são parte de uma estratégia que exige planejamento.
Buscando tornar o clima da empresa mais agradável e saudável, assim como uma equipe mais engajada e cooperativa, as ações de endomarketing, quando criativas e bem aplicadas, podem ser uma ótima forma de melhorar o desempenho do negócio.
Não sabe por onde começar? Neste texto vamos te explicar qual a importância de um planejamento para que as ações de endomarketing tenham efeito, além dar dicas de como você pode colocar essa ideia em prática em datas comemorativas.
O endomarketing é um esforço coletivo voltado para o público interno de uma empresa mais engajado. Ele é estruturado dentro de um planejamento que visa resultados a longo prazo e, por conseguinte, precisa ser contínuo.
Em outras palavras, não adianta investir em uma ação de endomarketing isolada e achar que terá algum resultado. Não vale desistir! É um processo que precisa de empenho.
Hoje, com as empresas tendo cada vez mais consciência da importância de valorizar seus colaboradores para reter talentos e obter resultados mais satisfatórios, ações de engajamento criativas e eficazes são essenciais para manter a empresa competitiva.
Ou seja, o endomarketing é reflexo de uma cultura organizacional que busca entender o perfil das pessoas que ali trabalham, valoriza os profissionais e atua o tempo todo para que haja harmonia entre os processos.
Quando feito da maneira correta, as ações de endomarketing buscam criar um ambiente de cooperação e coletividade, sempre respeitando as individualidades.
Isso significa compreender desde aqueles que são mais extrovertidos e se abrem com mais facilidade, àqueles que levam mais tempo e precisam de estímulos diferentes para se sentirem confortáveis.
As ações de endomarketing em datas comemorativas devem ser, em primeiro lugar, muito criativas. Ou seja, nada de escolher apenas datas manjadas e atitudes isoladas que não promovem engajamento algum.
A estratégia deve ser inovadora e que promova uma quebra da rotina, evitando a monotonia, propondo momentos leves e descontraídos entre a equipe.
As ações de endomarketing em datas comemorativas são úteis para:
Mas então, quais são as estratégias para promover ações de endomarketing nessas datas?
As ações de endomarketing devem ser embasadas e isso não é diferente com as datas comemorativas. Como há datas importantes durante o ano todo, a empresa deve selecionar aquelas que mais se alinham com a sua estratégia e valores.
Quais datas serão mais relevantes para o engajamento das suas equipes?
Após levantar as datas mais úteis, o próximo passo é planejar o calendário das ações de endomarketing. Ou seja, definir quais as datas em que realmente a empresa vai se reunir para comemorar e aquelas que apenas serão lembradas.
Esse calendário é essencial para que a equipe de RH tenha um controle mais assertivo de quais situações serão celebradas e para que também possa se preparar da melhor forma para a organização dos eventos, quando for o caso.
As datas comemorativas podem ser divididas entre as seguintes categorias:
Com as datas definidas, o planejamento segue para uma etapa mais específica. O que sua empresa pretende fazer para comemorar as datas, afinal? Essa é uma escolha também muito importante.
O Carnaval, por exemplo, é uma época excelente para deixar a criatividade e descontração rolarem soltas. A empresa pode criar um bloco próprio, com direito a máscaras, acessórios coloridos e fantasias.
É uma ótima forma de desejar um bom feriado à equipe e promover um momento de integração mais divertido.
Já na Semana do Meio Ambiente a empresa pode promover uma campanha de arrecadação de material reciclável.
Além de ser uma forma de conscientização, o gestor pode colocar a campanha em forma de gincana, oferecendo prêmios para o colaborador que arrecadar mais material.
Para datas de dias especiais como Dia Internacional da Mulher, Dia do Trabalhador ou aniversariantes do mês, a empresa pode investir em ações como lanches, café da manhã especial, jantar em equipe, sobremesas após o almoço, entre outras.
Para conquistas individuais, uma boa dica é oferecer lembrancinhas como forma de parabenizar, ou mesmo oferecer um dia de folga.
O importante é sempre associar as ações de endomarketing com a divulgação na mídia interna, para que todos os colaboradores estejam envolvidos, independentemente de qual seu setor de atuação.
Após definir as datas que serão comemoradas e quais serão os eventos em si, é necessário estruturar e aprovar um orçamento para essas ações de endomarketing.
Os gestores devem ter uma visão geral das ações como um projeto com objetivo a longo prazo, evitando também o risco de ocorrerem atrasos dos eventos por avaliações tardias ou falta de liberação da verba.
Planejamento é a chave para que as ações estratégicas possam se consolidar.
Curtiu nossas dicas sobre ações de endomarketing em datas comemorativas? Entenda melhor sobre como estruturar um plano de ação para engajamento.
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