Sua empresa realiza ações de endomarketing em datas comemorativas? Você sabe qual a real importância disso?
As ações de endomarketing não devem ser colocadas em prática apenas quando o gestor achar que convém. Elas são parte de uma estratégia que exige planejamento.
Buscando tornar o clima da empresa mais agradável e saudável, assim como uma equipe mais engajada e cooperativa, as ações de endomarketing, quando criativas e bem aplicadas, podem ser uma ótima forma de melhorar o desempenho do negócio.
Não sabe por onde começar? Neste texto vamos te explicar qual a importância de um planejamento para que as ações de endomarketing tenham efeito, além dar dicas de como você pode colocar essa ideia em prática em datas comemorativas.
Qual a importância das ações de endomarketing?
O endomarketing é um esforço coletivo voltado para o público interno de uma empresa mais engajado. Ele é estruturado dentro de um planejamento que visa resultados a longo prazo e, por conseguinte, precisa ser contínuo.
Em outras palavras, não adianta investir em uma ação de endomarketing isolada e achar que terá algum resultado. Não vale desistir! É um processo que precisa de empenho.
Hoje, com as empresas tendo cada vez mais consciência da importância de valorizar seus colaboradores para reter talentos e obter resultados mais satisfatórios, ações de engajamento criativas e eficazes são essenciais para manter a empresa competitiva.
Ou seja, o endomarketing é reflexo de uma cultura organizacional que busca entender o perfil das pessoas que ali trabalham, valoriza os profissionais e atua o tempo todo para que haja harmonia entre os processos.
Quando feito da maneira correta, as ações de endomarketing buscam criar um ambiente de cooperação e coletividade, sempre respeitando as individualidades.
Isso significa compreender desde aqueles que são mais extrovertidos e se abrem com mais facilidade, àqueles que levam mais tempo e precisam de estímulos diferentes para se sentirem confortáveis.
Ações de endomarketing em datas comemorativas
As ações de endomarketing em datas comemorativas devem ser, em primeiro lugar, muito criativas. Ou seja, nada de escolher apenas datas manjadas e atitudes isoladas que não promovem engajamento algum.
A estratégia deve ser inovadora e que promova uma quebra da rotina, evitando a monotonia, propondo momentos leves e descontraídos entre a equipe.
As ações de endomarketing em datas comemorativas são úteis para:
- Promover o sentimento de pertencimento. A equipe se sente em um ambiente familiar corporativo, agradável para se conviver, prazeroso como um segundo lar;
- Criar uma empresa mais humana e que se envolve ativamente com seu pessoal;
- Motivar os colaboradores, que se sentem mais produtivos, felizes e valorizados;
- Aplicar o Employer Branding, considerando que o colaborador é o primeiro cliente de uma empresa e que divulga organicamente sua marca.
Mas então, quais são as estratégias para promover ações de endomarketing nessas datas?
Definição de um objetivo
As ações de endomarketing devem ser embasadas e isso não é diferente com as datas comemorativas. Como há datas importantes durante o ano todo, a empresa deve selecionar aquelas que mais se alinham com a sua estratégia e valores.
Quais datas serão mais relevantes para o engajamento das suas equipes?
Criação de um calendário comemorativo
Após levantar as datas mais úteis, o próximo passo é planejar o calendário das ações de endomarketing. Ou seja, definir quais as datas em que realmente a empresa vai se reunir para comemorar e aquelas que apenas serão lembradas.
Esse calendário é essencial para que a equipe de RH tenha um controle mais assertivo de quais situações serão celebradas e para que também possa se preparar da melhor forma para a organização dos eventos, quando for o caso.
As datas comemorativas podem ser divididas entre as seguintes categorias:
- Datas tradicionais: Dia Internacional da Mulher, Carnaval, Páscoa, Dia do Trabalhador, Dia das Mães, Festa Junina/Julina, Dia dos Pais, Halloween, Natal, Ano Novo, etc;
- Conquistas e marcos importantes para a empresa: Recepções de início de ano, aniversário da empresa, aniversariantes do mês, mudança para nova sede, recepção de novos colaboradores, prêmios conquistados pela marca, etc;
- Parabenizações individuais: Aniversários, formaturas, casamento, nascimento de filhos e outras conquistas individuais relevantes;
- Profissões: A empresa deve estar ciente das datas comemorativas das profissões relevantes para seu negócio. Como, por exemplo, Dia do Publicitário (01/02), Dia do Profissional de TI (19/10), Dia do Contador (22/09), Dia do Profissional de Marketing (08/05), Dia do Profissional de Recursos Humanos (03/06), etc;
- Conscientização: Semana do Meio Ambiente (Junho), Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).
Definição das ações de endomarketing
Com as datas definidas, o planejamento segue para uma etapa mais específica. O que sua empresa pretende fazer para comemorar as datas, afinal? Essa é uma escolha também muito importante.
O Carnaval, por exemplo, é uma época excelente para deixar a criatividade e descontração rolarem soltas. A empresa pode criar um bloco próprio, com direito a máscaras, acessórios coloridos e fantasias.
É uma ótima forma de desejar um bom feriado à equipe e promover um momento de integração mais divertido.
Já na Semana do Meio Ambiente a empresa pode promover uma campanha de arrecadação de material reciclável.
Além de ser uma forma de conscientização, o gestor pode colocar a campanha em forma de gincana, oferecendo prêmios para o colaborador que arrecadar mais material.
Para datas de dias especiais como Dia Internacional da Mulher, Dia do Trabalhador ou aniversariantes do mês, a empresa pode investir em ações como lanches, café da manhã especial, jantar em equipe, sobremesas após o almoço, entre outras.
Para conquistas individuais, uma boa dica é oferecer lembrancinhas como forma de parabenizar, ou mesmo oferecer um dia de folga.
O importante é sempre associar as ações de endomarketing com a divulgação na mídia interna, para que todos os colaboradores estejam envolvidos, independentemente de qual seu setor de atuação.
Organização do orçamento
Após definir as datas que serão comemoradas e quais serão os eventos em si, é necessário estruturar e aprovar um orçamento para essas ações de endomarketing.
Os gestores devem ter uma visão geral das ações como um projeto com objetivo a longo prazo, evitando também o risco de ocorrerem atrasos dos eventos por avaliações tardias ou falta de liberação da verba.
Planejamento é a chave para que as ações estratégicas possam se consolidar.
Curtiu nossas dicas sobre ações de endomarketing em datas comemorativas? Entenda melhor sobre como estruturar um plano de ação para engajamento.