A cada dia, colaboradores enfrentam uma verdadeira avalanche de informações: notificações de e-mails, mensagens no WhatsApp, newsletters, reuniões, TV corporativa e redes sociais. Com tantas demandas disputando sua atenção, é fácil entender por que muitos se sentem sobrecarregados e desconectados.
De acordo com uma pesquisa publicada pela Somos Unit, cerca de 32% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a Síndrome de Burnout, o equivalente a 33 milhões de pessoas. O excesso de informação, ou infoxicação, é um dos grandes vilões desse cenário, dificultando a assimilação de mensagens importantes e impactando diretamente o bem-estar e a produtividade nas empresas.
Mas como enfrentar esse desafio?
Excesso de informação nas empresas
Após a pandemia (2020), as interações virtuais se tornaram padrão no ambiente de trabalho. Desde reuniões até conversas entre equipes, tudo acontece por meio de plataformas digitais. Isso elevou os níveis de conectividade, mas também de esgotamento físico e mental.
Empresas precisam comunicar uma ampla gama de temas: informações sobre a operação, benefícios, desempenho organizacional, produtos, clientes, campanhas internas e muito mais. No entanto, quando as mensagens não são claras ou vêm em excesso, elas competem com outras demandas e acabam ignoradas.
Essa sobrecarga de informações não só reduz o engajamento dos colaboradores como também cria uma barreira para a compreensão de conteúdos realmente importantes.
4 dicas para evitar o excesso de informação na comunicação interna
Se sua empresa deseja implementar ou otimizar um canal de comunicação interna, como uma rede social corporativa, estas três dicas podem ajudar:
1. Métricas em comunicação interna
O uso de métricas pode ajudar a comunicação interna da sua empresa. Com ela você pode usar dados para definir prioridades, escolher os canais certos e otimizar suas estratégias, tornando a comunicação mais eficiente e alinhada aos objetivos da organização.
A tomada de decisões baseada em dados é importante para criar conteúdos que realmente importam:
- Mapeie os interesses do público interno: Descubra os temas que mais geram interações, como curtidas, comentários e compartilhamentos.
- Monitore horários e dias com maior engajamento: Use essas informações para programar os envios em momentos estratégicos.
- Acompanhe métricas de desempenho: Identifique quais conteúdos geram mais visualizações, retenção e cliques para aprimorar continuamente sua estratégia.
Com essas informações, você pode criar uma comunicação interna personalizada, eficiente e adaptada às reais necessidades do público interno.
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O que você vai aprender:
- Otimizar o engajamento dos colaboradores com base em dados;
- Melhorar a tomada de decisão ao identificar oportunidades;
- Tornar a CI mais estratégica com o uso de métricas claras;
- Superar desafios e incrementar os resultados de CI;
- Alinhar suas ações aos objetivos de negócios.
2. Sempre que possível, segmente!
Nem todos os colaboradores precisam receber todas as informações compartilhadas pela empresa. Segmente suas comunicações com base em critérios como:
- Cargo
- Setor
- Localização
- Preferências pessoais
Ao enviar mensagens relevantes para cada grupo, você reduz interrupções e aumenta o engajamento. Os colaboradores sentirão que as mensagens são pensadas para eles, e isso impactará positivamente na absorção do conteúdo.
3. Seja objetivo!
Comunicados longos e vagos são rapidamente ignorados. Por isso, vale pensar em abordagens bem diretas:
- Defina um objetivo claro antes de redigir sua mensagem (informar, convidar, parabenizar, etc.).
- Seja breve e direto. Mensagens curtas são mais eficazes.
- Evite erros ortográficos e revise o conteúdo.
- Use recursos visuais, como vídeos curtos e gráficos, para complementar o texto.
Lembre-se: a atenção dos colaboradores está sempre dividida. Mensagens claras e visuais têm mais chance de serem consumidas e compreendidas.
4. Crie conteúdos relevantes!
Descubra o que realmente importa para os seus colaboradores:
- Pesquisas regulares para entender suas preferências.
- Análises sobre os formatos e horários mais eficazes.
- Escuta ativa para alinhar expectativas.
Uma comunicação personalizada e focada nas necessidades do público interno aumenta o engajamento e reduz a sensação de sobrecarga.
Tenha uma nova abordagem na comunicação interna
O excesso de informação que chega aos colaboradores diariamente pode ser desafiador, mas não precisa ser sinônimo de sobrecarga. Adotando as práticas que trouxemos, como segmentação de conteúdos, uso de dados para orientar decisões e uma abordagem mais objetiva, sua comunicação interna pode se tornar mais eficaz e alinhada às reais necessidades dos colaboradores, e sem excessos.
BWG
BWG (Best Way Group) é um ecossistema de tecnologia de pessoas voltado para o RH e os desafios de quem trabalha com gente. O BWG oferece soluções que atendem às necessidades das novas formas de trabalho, como Folha de Pagamento, Consultoria & Corretora, Administradora de Benefícios, Agência de Comunicação Interna e Rede Social Corporativa.