A Lello é uma empresa do mercado imobiliário que há mais de 60 anos conecta as pessoas, cidades e sonhos, proporcionando jeitos mais humanos e prazerosos de viver nas cidades.
O principal desafio da Lello na área de Comunicação Interna residia nas barreiras causadas pelos canais utilizados na transmissão de informações aos colaboradores, que eram tradicionais e estáticos.
Dessa forma, as mensagens eram divulgadas apenas em uma direção, da empresa para os colaboradores. Por consequência, isso trazia impactos para a visibilidade das questões institucionais, campanhas de endomarketing e aproximação entre a empresa e as pessoas.
A comunicação era unidirecional, não se fazia o processo de ouvir o outro lado”
Rodrigo Aquino, Gestor de Comunicação Interna no Grupo Lello.
Em 2020, diante dos resultados da estratégia de Comunicação Interna impactados negativamente pelo modelo unidirecional, o Grupo Lello foi em busca de um canal que pudesse trazer mais dinamismo e proximidade aos colaboradores, facilitando a troca de informações entre áreas e proporcionando um espaço corporativo de escuta a todas as pessoas.
Na procura pela solução do problema, optaram pela rede social corporativa, uma ferramenta colaborativa que é considerada canal oficial da empresa para divulgação de informações institucionais, troca de ideias, fortalecimento da marca empregadora e espaço para a comunicação fluir em mais direções (da empresa para o colaborador, do colaborador para a empresa e entre colaboradores).
Durante a trajetória de uso da ferramenta, que recebeu o nome de Conecta, houve a necessidade da troca de fornecedor – e a empresa passou a utilizar o software 4bee Work+, do Bwg.
Entre os fatores decisivos para a escolha do 4bee Work+ do BWG, é possível citar a integração com o sistema utilizado internamente pelo Grupo Lello e a equipe de atendimento, que, conforme menciona Rodrigo, foi acolhedora e transparente, trazendo mais segurança na tomada de decisão para a troca de fornecedor e ferramenta.
Hoje as pessoas veem o Conecta (nome interno da rede social corporativa) como uma ferramenta que dá a oportunidade para elas falarem, mas também para ficarem atualizadas, trocarem ideias, criarem grupos, conversarem”
Rodrigo Aquino, Gestor de Comunicação Interna no Grupo Lello.
O uso da Rede Social Corporativa se tornou indispensável tanto para a área de Comunicação Interna do Grupo Lello quanto para o fluxo de informações e interações dentro da empresa, o que impactou significativa e positivamente a experiência dos colaboradores.
As pessoas reconhecem como um ambiente positivo de troca de informação. É um espaço que a gente criou e não pode deixar de existir”
Rodrigo Aquino, Gestor de Comunicação Interna no Grupo Lello.
É possível dizer que, desde a implantação da Rede Social Corporativa, a empresa passou de um cenário com canais descentralizados, sem interação e mensuração, para outro em que há feedback, trocas entre áreas e facilidade para encontrar as informações necessárias para se comunicar com outras pessoas da empresa.
Antes havia o trabalho de encaminhar as informações por e-mail e para todos os colaboradores. Hoje a gente tem uma ferramenta que contempla todos e é algo que facilita muito o nosso dia a dia”
Mariana Pereira , Estagiária de Comunicação Interna no Grupo Lello.
Entre os ganhos significativos que a área de Comunicação Interna tem identificado com uso da Rede Social Corporativa do Bwg, Rodrigo Aquino menciona os seguintes:
Se você também quer transformar a experiência do colaborador da sua empresa com um Canal de Comunicação Interna colaborativo, com feedback instantâneo e que facilite a interação entre todas as áreas como o 4bee Work+, entre em contato com o Bwg.
Edifício River Park
Rua Dr. Geraldo Campos Moreira, 240, 14º andar
Tel.: (11) 5670-2100
DPO: GEP Soluções em Compliance
E-mail: dpo@bwg.com.br
Representante legal: Maurício José Ribeiro Rotta.