Os canais de Comunicação Interna são essenciais para garantir a eficiência e a fluidez das interações entre empresa e funcionários (e vice-versa). Afinal, são ferramentas que auxiliam os profissionais na divulgação de ações, compartilhamento de resultados e alinhamento de comportamentos.
O que é comunicação interna?
Antes de falarmos sobre canais de Comunicação Interna, é importante lembrarmos do papel da CI em um negócio.
Afinal, a Comunicação Interna é a área responsável pelo engajamento entre a empresa e os colaboradores, o fortalecimento da cultura corporativa e a manutenção do bem-estar no trabalho.
Entre outras coisas, o setor atua com compartilhamento de informações importantes e estratégicas para uma empresa, alinhando demandas, comportamentos, eventos, ações e atividades.
É importante ressaltar também que todos processos da Comunicação Interna tem como objetivo suprir os interesses da organização.
Para se ter uma ideia, o departamento de Recursos Humanos é o responsável por fazer a Comunicação Interna em 63,2% das empresas, segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
Assim, é essencial que os líderes de RH conheçam (e dominem!) os principais canais de comunicação interna.
Isso porque uma comunicação assertiva faz toda a diferença quando o assunto é gestão de pessoas, possibilitando reter talentos e atrair colaboradores mais motivados e engajados com os resultados da empresa.
Além disso, quando falamos do papel estratégico do RH dentro das empresas, uma das suas principais funções é encontrar formas de engajar, motivar e aumentar os níveis de produtividade dos colaboradores.
Para isso, esse setor recorre a uma série de alternativas, como a participação de lideranças humanizadas em eventos e canais corporativos, incentivando as individualidades, particularidades e subjetividades de cada um.
Quais os principais canais de comunicação interna?
São muitas as vantagens de utilizar os canais de comunicação interna na sua empresa. Mas, talvez, a principal delas seja criar um meio de diálogo aberto com os times, de forma empática, transparente e humana.
Essas ferramentas permitem que a empresa preste contas, divulgue os próximos passos a serem tomados e mantenha todos os profissionais alinhados e integrados com as demandas e com os objetivo da organização.
Ou seja: os canais são de grande relevância para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis nas empresas. No entanto, para que eles sejam efetivos, é necessário usá-los de forma estratégica.
E opções não faltam, já que existem diversas ferramentas que atendem as mais variadas necessidades e podem ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar, beneficiando inclusive as empresas que trabalham remotamente.
Portanto, na hora de escolher seu canal é necessário, primeiro, conhecer as demandas da sua empresa e analisar o seu público interno, garantindo assim uma boa experiência do colaborador e resultados mais efetivos. Veja 4 opções:
1. Rede Social Corporativa (RSC)
O papel da Comunicação Interna é transmitir e compartilhar informações relevantes, interessantes e estratégicas para os funcionários de um negócio. Mas, na prática, essa função pode ser um tanto quanto difícil e desafiadora.
Nesse sentido, as redes sociais corporativas são uma forma inovadora de melhorar a comunicação interna. Entre as principais vantagens desse canal estão:
- Melhora na comunicação dos times.
- Mais engajamento entre as equipes.
- Diminuição dos ruídos de comunicação.
- Facilidade para divulgar ações internas e externas.
- Possibilidade de celebrar conquistas e dar feedbacks publicamente.
- Crescimento corporativo através do engajamento dos colaboradores.
- Transparência corporativa através da divulgação de dados.
- Criação de um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo.
- Comunicação colaborativa e horizontal.
2. Intranet
De forma resumida, a intranet é uma rede de computadores semelhante à Internet, porém, ela é de uso exclusivo de uma determinada organização e, por isso, só pode ser acessado por computadores liberados por aquela empresa.
Trata-se, portanto, de uma forma de interligar colaboradores, unidades e departamentos, publicando treinamentos e informativos, divulgando produtos e serviços, documentados processos e arquivando documentos.
Um dos principais diferenciais desse canal de comunicação interna é a possibilidade de personalizá-lo, com o layout da empresa, reforçando a identidade de marca e centralizando as informações mais importantes.
3. E-mail e Newsletter
Diferentemente do que muita gente pensa, o e-mail não é uma ferramenta obsoleta e oferece ótimos resultados.
A newsletter, por exemplo, pode ser usada para informar os colaboradores sobre as principais novidades e conquistas da empresa, como contratação de novos colaboradores, as vitórias em premiações e os futuros eventos.
Além disso, ela também pode ser usada para reconhecer publicamente os colaboradores que alcançaram um bom resultado, estão fazendo aniversário ou comemorando mais um ano de empresa.
Isso porque ela tem como finalidade, além do papel educativo, a valorização dos funcionários.
4. Influenciadores internos
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, os influenciadores internos podem sim ser um meio de comunicação.
Aliás, cerca de 90% das notícias recebidas (e espalhadas!) pelos colaboradores não são, sequer, disponibilizadas nos canais de comunicação oficiais da empresa, sendo repassadas pelos próprios funcionários.
Ou seja, os influenciadores podem ser grandes aliados da Comunicação Interna, divulgando as ações e garantindo a veracidade dos fatos, viralizando somente informações coerentes para o negócio.
Isso porque esses colaboradores, que exercem um papel de líderes indiretos, têm o poder único de tornar as informações virais por meio das relações humanas, algo que nenhum outro tipo canal de comunicação interna pode fazer.
Dessa forma, é extremamente importante saber identificar os influenciadores internos da sua organização e contar com o apoio deles em ações que visam o engajamento, a retenção de talentos e um clima organizacional mais saudável.
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