O acesso à informação nunca esteve tão facilitado. Basta uma simples pesquisa por avaliação de desempenho, por exemplo, para encontrar diversos tipos de materiais sobre o tema.
E isso pode ser muito positivo, visto que, frequentemente, estão disponíveis guias completos para implementação ou revisão de processos, seja para RH, gestão de pessoas e comunicação interna.
No entanto, tem sido cada vez mais desafiador selecionar as melhores informações e evitar o desperdício de tempo e foco com essa curadoria.
Na tentativa de ajudar nessa otimização, o BWG coloca seus melhores especialistas em campo para selecionar o que há de mais relevante sobre os temas de maior impacto na área de Gestão de Pessoas, trazendo até você dicas práticas e benchmarking atualizado.
Neste artigo, você vai conhecer os principais atributos para um processo eficaz e fluido de avaliação de desempenho.
A sua empresa pensa sobre a efetividade da avaliação de desempenho?
De largada, já trazemos para você um dado relevante: sabia que o termo Avaliação de Desempenho é pesquisado cerca de 18 mil vezes por mês no Google? Além disso, boa parte das pessoas busca entender sobre os seguintes pontos:
- O que é uma avaliação de desempenho?
- Qual é o principal objetivo da AD?
- Como é feita a AD?
- Quais são os tipos de avaliação?
Isso é alarmante, mas também positivo, considerando que o interesse das buscas está centrado em pessoas.
E, no contexto do desempenho, estamos falando essencialmente de performance e desenvolvimento de colaboradores. Então aqui fica a pergunta: a sua empresa tem se preocupado com essa temática?
O que realmente tem feito diferença na avaliação de desempenho
Essa reflexão sobre as companhias se preocuparem com a análise de desempenho de funcionários é tão importante que levantamentos recentes apontam as novas tecnologias, o design organizacional menos hierarquizado e as lideranças capacitadas como propulsores da mudança de mentalidade corporativa.
O que tem acontecido em empresas de sucesso é uma virada de chave na abordagem desse processo, que avança da gestão do desempenho para um monitoramento contínuo da performance de colaboradores no fluxo de trabalho, em conformidade com o interesse das pessoas.
Ou seja, uma abordagem mais humanizada, transparente e um processo de avaliação mais justo.
Isso é inspirador, de fato!
Mas o melhor é quando dados comprovam que essas organizações com os colaboradores mais satisfeitos também são as que alcançam resultados surpreendentes.
Além disso, elas acabam sendo mais propensas a inovar, encantar clientes e atingir objetivos financeiros, tornando-se ainda organizações significativamente capazes de atender às necessidades de desenvolvimento de seus colaboradores.
E, não por acaso, são organizações que alcançam até 2,7 vezes mais engajamento em sua força de trabalho.
Essa base de dados, inclusive, tem inspirado muitos conteúdos de alto valor agregado, como este mais prático que publicamos com 7 dicas para uma melhor avaliação de desempenho dos funcionários.
Dados, empatia e treinamentos para orientar empresas de alta performance
Quando o assunto é avaliação de desempenho, é preciso que você entenda que os modelos eficazes consideram, sim, dados do passado.
No entanto, eles se preocupam mais efetivamente com os dados do presente, pois o foco está no resultado sob a perspectiva do futuro: marcas mais atrativas para talentos, menor rotatividade e uma jornada de experiência com mais autonomia e menos comando/controle.
Para caminhar em busca desses pilares, as empresas precisam, com urgência, redefinir a cultura de gestão.
Felizmente, gestores orientados exclusivamente pelo lado financeiro já estão perdendo espaço, enquanto que novos exemplos de líderes empáticos e mais compreensivos estão mostrando que é possível entregar resultados e também encantar pessoas.
Tudo a partir de dados para orientar a tomada de decisão.
Este tipo de abordagem pode ser amplamente estudado nos insights de Josh Bersin, como neste artigo sobre A Grande Reinicialização.
Além do mais, é preciso sensibilizar e estimular as lideranças a experimentar novas formas de se relacionar através de uma comunicação face a face efetiva e sustentada em atitudes.
Isso é dar mais clareza ao gestor sobre seu papel de influenciador direto na construção de pontes, com seus pares e equipe, preparando-o para ter conversas mais difíceis, como é o caso do desempenho abaixo do esperado ou baixa motivação.
Como fazer isso? Com treinamentos eficientes para líderes comunicadores, que enfatizam comportamentos importantes para gestão de alta performance, como a escuta ativa, o feedback e a confiabilidade.
Com as lideranças em processo de capacitação e as quebras de hierarquias em curso, é chegada a hora de escolher a tecnologia certa para dar suporte ao desempenho.
O papel da tecnologia na avaliação de desempenho
Um dos principais benefícios de uma solução específica para avaliação de desempenho é a capacidade de ajudar sua empresa a definir e acompanhar objetivos, o que inclui os individuais, da equipe e da empresa como um todo.
Isso acontece porque o benefício está justamente em conectar os pontos entre o que a empresa pretende alcançar e para o que as equipes e os indivíduos estão trabalhando.
Como falamos há pouco, os colaboradores buscam por processos consistentes, transparentes e justos. Mas considere também que eles querem expressar suas opiniões e atuar para o desenvolvimento de seus colegas e da cultura em si.
Por isso, reflita se sua tecnologia oferece a possibilidade de troca de feedbacks e se há um ambiente de segurança psicológica para garantir a genuinidade da informação.
Mas, para continuar falando sobre tecnologia e gestão de desempenho, saiba que outra grande vantagem de uma boa ferramenta é proporcionar um mix equilibrado entre a flexibilidade para construir suas próprias perguntas e atender às principais necessidades de diferentes equipes.
Para você ter ideia, soluções como a que oferecemos para empoderar nossos clientes contam com templates prontos e com metodologias de apoio para garantir uma avaliação de desempenho justa e sem subjetividades.
Além disso, novas tecnologias ajudam a tornar a experiência mais atrativa. Com a solução certa, você pode trazer dados de desempenho para um local centralizado e transformar o desenvolvimento em um processo contínuo, em vez de uma atividade anual única.
Com isso em mente, é importante dar um passo adiante: a tecnologia é uma aliada do seu RH e que precisa ser combinada a um processo de escuta ativa.
Muito além da tecnologia: a importância da escuta ativa
Construir equipes de alto desempenho significa também dar mais fluidez para a comunicação, incentivando conversas contínuas, com feedbacks estruturados e sem perder de vista a gestão de metas e análises focadas no desenvolvimento.
Nesse processo, melhores conversas individuais, conhecidas como 1:1s, são também fundamentais.
Acima de tudo, é preciso falar de escuta ativa na avaliação de desempenho.
Afinal, só é possível promover mudanças significativas e tomar melhores decisões corporativas quando você ouve, de verdade, os colaboradores.
Lembre-se que a tecnologia deve apoiar os processos, e não torná-los mais difíceis ou complicados.
Então, se você está buscando criar uma jornada de experiências que as pessoas adorem ou uma solução mais adequada para sua empresa, saiba que está no caminho certo.
E o BWG pode te ajudar nessa jornada. Nossos clientes desfrutam de uma consultoria nacional especializada, com suporte tecnológico e uma solução completa para avaliar desempenho com base em dados, com uma lente mais humanizada e focada em construir culturas de alta performance.
Quer saber mais sobre a nossa solução? Entre em contato conosco!
Este artigo foi escrito por André Paschoal, Diretor Comercial das Verticais de Performance, Engajamento e Comunicação Interna do BWG, e é uma adaptação do conteúdo da Culture Amp.